Mergulhe em segurança: 26 praias fluviais no Centro com Bandeira Azul. Se mesmo em plena pandemia de COVID-19, não quer deixar de apanhar alguns banhos de sol, por que não afastar-se da costa e encontrar nas praias fluviais do interior da região Centro a calma e a tranquilidade de que tanto precisa.
Diferentes dos areais costeiros, as praias fluviais também têm muito para oferecer, como águas límpidas e cristalinas, sombras acolhedoras e paisagens verdejantes. Além disso, são por norma menos concorridas e, por isso, mais seguras, particularmente neste momento em que se pretende evitar ajuntamentos.
As 26 praias fluviais no Centro com Bandeira Azul
Se já está a pensar nas suas férias de verão, equacione seriamente a possibilidade de ir até estas praias fluviais do Centro. Esta é a região que mantém mais Bandeiras Azuis, no que respeita às praias banhadas por um rio.
Convém lembrar o que significa a Bandeira Azul. Esta bandeira certifica a qualidade ambiental das praias, no que toca à Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.
Leia também: A Praia dos Coelhos é considerada a praia mais selvagem de Portugal
Praias galardoadas
As praias fluviais do Centro com Bandeira Azul estendem-se de Guarda a Coimbra, mas algumas merecem maior destaque.
Loriga, Seia
Em Seia, encontra uma praia localizada num vale glaciário. Aqui, pode beneficiar das paisagens incríveis do Parque Natural da Serra da Estrela. Os seus socalcos, piscinas e cascatas garantem águas transparentes, frescas e super agradáveis.
Vídeo de: EFA Hobby S
Reconquinho, Penacova
Em Reconquinho, encontra uma praia com zonas de lazer, como campo de futebol, parque de merendas e infantil, bar, fluvioteca (uma biblioteca móvel). A Bandeira Azul é sua há 7 anos.
Louçainha, Penela
A praia fluvial de Louçainha tem Natureza, águas cristalinas e vários equipamentos de apoio, além de sombras super convidativas.
Bogueira, Lousã
Nas margens do rio Ceira, perto da aldeia de Casal de Ermio, fica esta praia possuidora da Bandeira Azul e da Medalha Qualidade de Ouro da Quercus. Além de sombras muito agradáveis, há uma zona para piqueniques, piscina fluvial para as crianças e um campo de jogos.
Piódão, Arganil
Esta represa fica numa ribeira com uma praia com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro.
Avô, Oliveira do Hospital
A praia fluvial de Avô é banhada pelo rio Alva e pela ribeira de Pomares. Fica perto da vila homónima e não falta Natureza como cenário. Além de dois açudes encantadores, existe uma piscina infantil criada pela água do próprio rio, zonas de relva, balneários e áreas pedonais.
Peneda
A praia fluvial de Peneda também fica no centro da vila de Avô e oferece vistas deslumbrantes para a ponte romana Joanina de Góis. É banhada pelas águas do rio Ceira, onde pode mergulhar e divertir-se, aproveitando todas as infra-estruturas existentes no local.
Leia também: Vale de Poldros: a aldeia dos Hobbits portuguesa
Outras praias premiadas
– Quinta do Barco (Sever do Vouga);
– Valhelhas (Guarda);
– Lapa dos Dinheiros (Seia);
– Palheiros-Zorro (Coimbra);
– Vimieiro (Penacova);
– Senhora da Piedade (Lousã);
– Côja, Peneda Cascalheira-Secarias;
– Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital);
– Canaveias (Góis);
– Janeiro de Baixo, Pessegueiro, Praia de Pampilhosa da Serra e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra);
Leia também: Praia fluvial de Cardigos, um pequeno paraíso à sua espera
– Agroal (Ourém);
– Bostelim (Vila de Rei);
– Carvoeiro (Mação);
– Aldeia do Mato e Fontes (Abrantes).
Nota: Não se esqueça que, este ano, vivemos situações excecionais, devido à pandemia de COVID-19. Por essa razão, deve cumprir as medidas preventivas da transmissão do novo coronavírus, como o distanciamento físico.
As normas para frequentar as praias (costeiras ou fluviais) devem ser seguidas, de modo a passar um verão protegido e em segurança.