Início Cultura «Motejo» 10 palavras da Língua Portuguesa que melhoram o seu léxico

«Motejo» 10 palavras da Língua Portuguesa que melhoram o seu léxico

Aprenda uma palavra diariamente e 30 por mês e aumente o seu vocabulário ativo. «Motejo» 10 palavras da Língua Portuguesa que melhoram o seu léxico.

Motejo
«Motejo» 10 palavras da Língua Portuguesa que melhoram o seu léxico

Aprenda uma palavra diariamente e 30 por mês e aumente o seu vocabulário ativo. «Motejo» 10 palavras da Língua Portuguesa que melhoram o seu léxico.

São múltiplas as palavras que integram a língua portuguesa. Seria uma tarefa enfadonha estar a contabilizar todas elas. Há dicionários que podem ajudar a ter uma referência, embora não haja o número exato.

Os dicionários, por muitas palavras que tenham (e há tantas por cada página), não têm todas as palavras que existem. Diferentes dicionários têm palavras que não estão presentes noutros dicionários. E, há ainda que ter em conta as palavras novas que surgem e que são integradas posteriormente nos novos dicionários ou nas novas edições.

O maior dicionário de português, a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), contém 306.949 palavras, algo que já nos dá uma boa referência. Nós, de acordo com alguns especialistas, temos em média um vocabulário ativo de apenas 1500 palavras. Por isso, devemos estar conscientes de que é sempre possível melhorar e alargar os nossos conhecimentos. Se existir esforço e determinação para se aprender uma palavra nova todos os dias, por exemplo, serão 7 no espaço de uma semana e 30 num só mês. Serão mais de 300 palavras no espaço de um ano, um bom número a integrar no nosso vocabulário ativo.


Leia também: «Pingarelho» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas


Mas, não basta aprender o significado dos conceitos. É preciso que estas palavras aprendidas sejam aplicadas regularmente, de forma a passarem a fazer parte do nosso vocabulário ativo.

Preparado para o desafio de aprender diariamente uma palavra? Confira a lista que temos para si e use-as ao longo da semana.

«Motejo» 10 palavras da Língua Portuguesa que melhoram o seu léxico

Bexiga

Este nome feminino é próprio da anatomia, identificando órgão musculomembranoso que funciona como reservatório da urina que recebe dos rins. No sentido popular, é ainda troça, pândega. No plural, bexigas é termo popular que designa a varíola ou sinais deixados no rosto, por esta doença, que é também conhecida por bexigas negras.

Existe ainda o conceito bexigas doidas/loucas; varicela. Por fim, picado das bexigas significa com marcas de bexigas, bexigoso ou, no sentido figurado, de mau génio.

Dissolvente

Termo que vem do latim dissolvente-, particípio presente de dissolvĕre, «dissolver; separar». Este adjetivo de 2 géneros significa que dissolve. Dissolvente é algo que pode transformar um corpo sólido, líquido ou gasoso numa solução homogénea. Dissolvente é ainda algo que provoca degradação; que corrompe.

Enquanto nome masculino, dissolvente é substância líquida que tem a propriedade de transformar um corpo sólido, líquido ou gasoso numa solução homogénea.

Gastrenterite

Termo que vem de gastr- e do grego énteron «intestinos» e -ite. Este nome feminino é referente a uma inflamação aguda da mucosa do estômago e do intestino (frequentemente de causa infeciosa). Tem como sintomas febre, vómitos, diarreia (mais ou menos profusa) e gera mal-estar geral.

Quiçá

Termo que vem do latim quid sapit, «quem sabe». É um advérbio que significa talvez,  porventura.

Motejo

É uma derivação regressiva de motejar ou do castelhano motejo, com o mesmo significado. É nome masculino que significa ato ou efeito de motejar; zombaria, troça. É ainda dito picante ou jocoso; é dichote.

Continue a ler depois do QUIZ

Peneirento

Termo que vem de peneira+-ento. É adjetivo depreciativo, no sentido popular, que significa vaidoso, afetado e pretensioso.

Obsoleto

Termo que vem do latim obsolētu-, com o mesmo significado. Particípio passado de obsolescĕre, «cair em desuso; passar de moda». É adjetivo que significa que caiu em desuso, que é ultrapassado. Algo que é antiquado.

Na botânica, é órgão (ou parte dele) que se apresenta relativamente pouco desenvolvido ou pouco nítido.


Leia também: «Magnificiente» é erro de português?


Chuço

Termo que vem do castelhano chuzo, com o mesmo significado. Este nome masculino é usado no sentido coloquial para identificar guarda-chuva, pau armado de aguilhão ou choupa. É ainda plural de tamancos.

Enquanto adjetivo e nome masculino, é aquele que não descende de judeus

Bandalho

Termo que vem de banda+-alho. Este nome masculino significa pessoa sem pundonor, indivíduo esfarrapado. Bandalho é ainda grande trapo.

Tédio

Termo que vem do latim taedĭu-, com o mesmo significado. É um nome masculino que significa enfado, aborrecimento, fastio. Pode ainda significar nojo, desgosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.