Início Cultura 10 palavras interessantes da Língua Portuguesa. Use-as!

10 palavras interessantes da Língua Portuguesa. Use-as!

Devemos aprender palavras novas todos os dias, pois há mais de 306.949 palavras portuguesas. Confira 10 palavras interessantes da Língua Portuguesa. Use-as!

palavras interessantes
10 palavras interessantes da Língua Portuguesa. Use-as!

Devemos aprender palavras novas todos os dias, pois há mais de 306.949 palavras portuguesas. Confira 10 palavras interessantes da Língua Portuguesa. Use-as!

A 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) contém 306.949 entradas. Sendo este o maior dicionário de português, é uma boa fonte para se identificar a quantidade de palavras de português que existem.

São muitas palavras para se dominar na íntegra, mas podemos sempre fazer um esforço para aprender algumas, todos os dias. Ao fazermos esse investimento, facilmente constatamos a vasta riqueza da Língua Portuguesa.

No presente artigo, iremos reunir 10 palavras interessantes e os seus significados. Contudo, sugerimos que, além de aprender o significado das palavras que se seguem, é importante usá-las, mal surja a oportunidade. Só aplicando frequentemente as palavras aprendidas é que elas revelam a sua utilidade.

palavras interessantes
10 palavras interessantes da Língua Portuguesa

10 palavras interessantes da Língua Portuguesa. Use-as!

Pusilânime   

Termo que vem do latim pusillanĭme-, com o mesmo significado. Pusilânime é adjetivo e nome de 2 géneros, sendo termo que significa que ou a pessoa que tem ânimo fraco. Pusilânime significa também tímido. Pusilânime ainda significa cobarde.

Leia também 

Lusco-fusco

Este nome masculino significa anoitecer; crepúsculo vespertino. Lusco-fusco também significa penumbra; pouca luz.

Timorato

Termo que vem do latim timorātu-, com o mesmo significado. Timorato é adjetivo que significa que receia errar ou ofender alguém; escrupuloso. Timorato significa também tímido, acanhado. Timorato significa ainda receoso; medroso.

palavras interessantes
10 palavras interessantes da Língua Portuguesa

Delicioso

Termo que vem do latim deliciōsu-, com o mesmo significado. Delicioso é adjetivo que significa que causa delícia; algo que é agradável; aprazível. Delicioso é saboroso; excelente.

Marajá

Termo que vem do sânscrito maharaja, de maha, «grande» +raja, «rei». Marajá é nome masculino que significa antigo título usado por príncipes e soberanos indianos (é, nos dias de hoje, meramente honorífico).

Em sentido figurado, Marajá significa indivíduo poderoso e/ou muito rico. No Brasil, marajá significa funcionário público ou de empresa pública que ganha salário exorbitante.

Etilizado       

Particípio passado de etilizar. Este termo é adjetivo que significa alcoolizado; bêbedo.

palavras interessantes
10 palavras interessantes da Língua Portuguesa

Estiolar

Termo que vem do francês antigo estioler, hoje étioler, «estiolar». Estiolar é verbo transitivo, verbo intransitivo e verbo pronominal.

Estiolar é verbo transitivo que, na Botânica, significa causar estiolamento a; fazer perder anormalmente a cor verde (vegetais). No sentido figurado, estiolar significa atrofiar.

Estiolar é verbo intransitivo. Termo próprio da Botânica (plantas) que significa perder a cor e o vigor por falta de luz.

Estiolar também é verbo pronominal que significa definhar-se; desfalecer.

Sórdido

Termo que vem do latim sordĭdu-, com o mesmo significado. Sórdido é adjetivo que significa sujo, imundo. Sórdido também significa repugnante. Sórdido significa ainda vil, torpe, baixo. Sórdido também significa mesquinho.

Cenagoso

Termo que vem do castelhano cenagoso, «lamacento». Cenagoso é adjetivo que significa imundo; torpe; cenoso.

Intrépido

Termo que vem do latim intrepĭdu-, com o mesmo significado. Intrépido é adjetivo que significa que não é trépido. Intrépido significa que é destemido; ousado. Intrépido significa ainda firme; resoluto.

palavras interessantes
10 palavras interessantes da Língua Portuguesa

Este artigo visa estimular o gosto pela aprendizagem de novas palavras. Estimular a paixão pela língua portuguesa, levando as pessoas a sentirem prazer em conhecer o significado das palavras.

O presente artigo, ao dar a conhecer a vasta riqueza da nossa língua, pretende levar as pessoas a procurarem aprender cada vez mais. Há ainda outro objetivo neste artigo, levar a que os portugueses se façam acompanhar de um dicionário diariamente, de modo a esclarecerem as dúvidas no imediato, mal estas surjam. Estejam as pessoas a ver televisão, a navegar na internet ou a ler um livro, a ler uma revista ou a ler um jornal. O dicionário revela-se uma ferramenta fundamental.

NCultura

Se gostou deste artigo, faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.

Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.