10 Palavras da Língua Portuguesa que muitos pronunciam erradamente
Verifique, porque o saber nunca ocupa lugar. Conheça palavras que são frequentemente pronunciadas de forma incorreta e evite estes erros comuns.
A falta de conhecimento sobre a pronúncia correta de algumas palavras leva a que, com frequência, se assista a pequenos deslizes no nosso quotidiano.
Erros comuns que ainda se tornam mais danosos para a imagem de quem os profere quando ocorrem na televisão, na rádio ou em eventos marcantes como colóquios, aulas de universidade, conferências, entre muitos outros.
“Nódoas” que ficam no discurso e que mancham a mensagem e a credibilidade.
Palavras que são (quase) sempre mal pronunciadas
Acelerar
Significado: Do latim acceleräre. Aumentar a velocidade ou adquirir velocidade, tornar (-se) célere. Apressar (-se), despachar (-se). Adiantar. Reduzir o tempo de, abreviar.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: acelerar. No entanto, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, como acelarar.
Disenteria
Significado: Do grego dysenteria, isto é, doença intestinal. Pelo latim dysenterïa, disenteria. Na medicina é um termo referente a uma infeção dos intestinos que, em regra, produz dores intestinais, evacuações frequentes (por vezes com presença de sangue), e ulceração mucosa.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: disenteria. Porém, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: “Desinteria”.
Inexorável
Significado: Que não cede, inflexível, implacável. Muito severo, rigoroso, rígido. A que não se pode escapar, inelutável.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: “inezorável”. Todavia, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: “ineczorável”
Logótipo
Significado: Do grego logos, isto é palavra, mais typos, tipo. Elemento gráfico de uma marca, constituído por letras e/ou símbolos, usado como identidade visual de uma instituição, um serviço, um produto, etc. Em tipografia, é o grupo de duas ou mais letras fundidas em um só tipo para acelerar.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: “Logótipo”. Mas é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: “Logotípo”.
Príncipe
Significado: Do latim princïpe, isto é, chefe. Filho de família reinante. Herdeiro presuntivo da coroa em alguns países. Filho primogénito de rei. Título de nobreza em alguns países. Soberano de um principado. No sentido figurado, é o primeiro ou o mais notável (em talento ou noutros méritos); chefe.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: “Príncipe”. No entanto, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: “Príncepe”.
Rubrica
Significado: Assinatura abreviada ou cifrada. Título dos capítulos de direito civil e canónico. Indicação, nota, observação, assunto, matéria. Artigo ou secção numa publicação periódica.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: “rubríca” Todavia, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: “rúbrica”.
Ruim
Significado: Mau, prejudicial, funesto. Que está em mau estado, estragado. Preverso, maldoso, mal feito, de má qualidade. Sem mérito, sem valor. Do latim, ruino, ruinoso, de ruïna, isto é, queda, ruína.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: “ruím”. Contudo, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: “rúim”
Sintaxe
Significado: Do grego syntaxis, isto é, ordem, pelo latim, syntaxe. Parte da gramática que estuda e descreve as relações que as palavras estabelecem entre si numa frase. Conjunto de regras sintáticas de uma dada época, autor, etc.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: “sintásse”. Porém, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: “sintácse”
Subsídio
Significado: Do latim subsídiu, isto é, o que se conserva em baixo, reserva, apoio. Contribuição pública em dinheiro para obra ou atividade de interesse coletivo. Quantia entregue pelo Estado, sem contrapartida direta, a empresas ou coletividades, subvenção. Concessão de dinheiro feita por um Estado a outro, em virtude de tratado ou aliança. Auxílio pecuniário dado pelo Estado, por uma empresa ou por uma instituição a um ou mais indivíduos, em razão de determinada condição ou circunstância. Contributo, ajuda.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: “subcídio”. No entanto, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: “subzídio”
Supérfluo
Significado: Do latim superflüu. É aquilo que é desnecessário, o que não é essencial. Que é de mais, excessivo, demasiado. Algo inútil.
Esta palavra deve pronunciar-se da seguinte forma: Supérfluo. No entanto, é muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, assim: superfulo.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
10 palavras da Língua Portuguesa com significados diferentes noutras línguas
Fazer a barba e Copo de água são erros da Língua Portuguesa?
10 insultos da Língua Portuguesa para descomprimir
_
Logótipo em Portugal? Porque diversos dicionários gravam como Logotipo, justificando a pronúncia. A logosofia explica!
Adorei!
Estamos precisando urgentemente melhorar nossa cultura.
Tenho uma boa também, aquele salgado que parece um sorriso/meia-lua que muita gente chama de risole está grafado nos dicionários brasileiros como “rissole”.
Fiquei na dúvida com o inexorável. No Brasil a pronúncia certa não seria “inecçorável”? Com som de Z eu nunca ouvi aqui além mar.