Início Viagem 10 destinos populares em risco de desaparecer

10 destinos populares em risco de desaparecer

Sítios interessantes e deslumbrantes que estão em risco de desaparecer. Existem mais, mas hoje vamos falar destes 10 destinos populares em risco.

destinos populares em risco
10 destinos populares em risco de desaparecer

São sítios interessantes e deslumbrantes que estão em risco de desaparecer. Existem mais, mas hoje vamos falar destes 10 destinos populares em risco. Os destinos mais populares podem levar muita gente interessada a fazer grandes deslocações até eles, mas não conseguem receber toda a gente interessada. Em condições normais pode não ser problemático, pois há tempo para se vivenciar a experiência de ir ao encontro desses locais verdadeiramente especiais.

Em condições “anormais”, não é assim. É o caso destes destinos que podem desaparecer por tragédias naturais ou intervenção humana. O seu desaparecimento pode ocorrer por diferentes motivos, como uma guerra iminente, os níveis de água subirem alguns metros, um determinado vulcão ficar ativo ou outras razões do género. Portanto, visite estes destinos populares, antes que desapareçam!

10 destinos populares em risco de desaparecer

Existem muitos casos que demonstram como podem ocorrer estes desaparecimentos. Um triste exemplo disso mesmo é a Grande Mesquita de Alepo que, em 2013, desapareceu.

Foi durante a Guerra Civil na Síria que este edifício, que tinha sido erguido em 1090, foi atingido com bombardeamentos. E, assim, “facilmente”, a humanidade viu reduzida a cinzas e a escombros um património de um valor cultural inestimável.

10 destinos populares em risco de desaparecer

Kasbah Telouet, Marrocos

Este destino marroquino é bastante popular. No entanto, ameaça colapsar, devido à erosão da cadeia montanhosa Atlas. Apesar de em 2010 ter sido iniciado um projeto de restauro deste local, continua ameaçada esta casa que, outrora, pertencia à poderosa família El Glaoui.

10 destinos populares em risco de desaparecer

A Grande Muralha da China, China

Sendo a principal atração turística da China, este é um espaço que chama inúmeras pessoas. Ora, havendo tanta gente, é natural que se vá danificando aos poucos. Por isso, há esforços frequentes para restaurar partes da antiga muralha.

A ignorância das pessoas leva a que muitos vendam as pedras desta muralha que, em tempos, serviu de defesa do mundo exterior. Hoje, convida esse mundo a entrar.

10 destinos populares em risco de desaparecer

Campos de Gelo da Patagónia, Chile

São os segundos maiores campos de gelo do planeta, mas estão a diminuir mais rápido do que o previsto, por via do aquecimento global e da poluição.

10 destinos populares em risco de desaparecer

Parque Nacional do Grand Canyon, EUA

Esta maravilha natural está ameaçada e em perigo, devido ao excesso de pessoas que frequentam o espaço. A sobrelotação com turismo e, também, o exagero de mineração na área tornam este num dos locais históricos mais ameaçado dos EUA.


Leia também: É portuguesa uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo


10 destinos populares em risco de desaparecer

Cidade de Petra, Jordânia

A Cidade de Petra é absolutamente encantadora e mundialmente famosa, mas está em risco. Ela está a sofrer danos irreversíveis, devido ao contexto onde está inserida. A juntar à presença diária de milhares de visitantes, este grandioso sítio arqueológico, que foi construído e cravado na rocha, está ameaçado pela mistura de água salgada e pela erosão que vai danificando o espaço.

Visite a «Cidade Rosa» (como também é conhecida devido à cor natural da pedra), enquanto é tempo.

10 destinos populares em risco de desaparecer

Parque Nacional de Glacier, Montana

Hoje são 25, mas inicialmente eram 150 os glaciares presentes nesta região do Montana!, o que explica bem como os efeitos das alterações climáticas colocam em perigo este destino turístico.

10 destinos populares em risco de desaparecer

Nauru, Oceânia

Só a Cidade do Vaticano é mais pequena que este país. As alterações climáticas e um uso irresponsável dos frutos do crescimento económico estão a ameaçar este destino turístico.

10 destinos populares em risco de desaparecer

Grande Barreira de Coral, Austrália

É a maior barreira de coral existente do planeta, o que é por si um sinal que deve merecer toda a atenção. Está entre os destinos mais idílicos, sendo o lar de milhares de espécies.

Porém, este fantástico local está a deteriorar-se lentamente. Entre as razões para essa realidade estão poluição, pesca predatória, tráfego de navios e, ainda, alterações climáticas.

10 destinos populares em risco de desaparecer

Arquipélago das Maldivas

Destino de sonho e um verdadeiro paraíso, as Maldivas estão ameaçadas pela subida do mar, a qual tem sido constante e regular. Estão já a desaparecer algumas ilhas e as autoridades locais já compraram terras noutros países.

10 destinos populares em risco de desaparecer

Mar Morto, Médio Oriente

Este destino popular está localizado numa região que tem como característica ser a que tem menor elevação em todo o planeta. Está 420 metros abaixo do nível médio do mar.

Os motivos de interesse para visitar o espaço são muitos, nomeadamente as paisagens deslumbrantes. A água possui um encanto particular, pois permite que se flutue tranquilamente. Nestas águas, encontra-se dez vezes mais sal do que se encontra no oceano, havendo nestas águas uma composição de 34% de sal.

Fruto das alterações climáticas e, também, do abrandamento do rio Jordão, esta área está a diminuir de extensão a um ritmo acelerado, havendo o risco de desaparecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.