Início Histórias Pedro Álvares Cabral nasceu aqui

Pedro Álvares Cabral nasceu aqui

O Castelo de Belmonte foi transformado em residência senhorial no século XV, onde nasceu Pedro Álvares Cabral, navegador português que descobriu o Brasil.

1015
COMPARTILHE
Pedro Álvares Cabral nasceu aqui
Pedro Álvares Cabral nasceu aqui

Pedro Álvares Cabral nasceu aqui

Tradicional retrato de Pedro Álvares Cabral

O Castelo de Belmonte, fortaleza medieval, foi transformado em residência senhorial no século XV, quando passou a pertencer a Fernão Cabral, pai de Pedro Álvares Cabral, o navegador português que descobriu o Brasil…

Castelo de Belmonte

À semelhança de outros castelos, esta antiquíssima fortaleza erguida em Belmonte tem uma posição dominante sobre a paisagem em redor. O castelo de Belmonte foi construído numa elevação à margem esquerda do rio Zêzere, na região da serra da Estrela e tem a sua história ligada aos descobrimentos portugueses e ao Brasil, uma vez que os seus alcaides pertenciam à família do navegador Pedro Álvares Cabral.

D. Sancho I

Apesar de não haver certezas sobra a data da sua construção, é provável que tenha sido construído no século XII a mando de D. Sancho I (1154-1211) para defesa da povoação a quem o mesmo rei havia concedido carta de foral em 1199.

Os vários achados arqueológicos daquela zona confirmam a existência da fortificação a partir de finais desse século e princípios do século XIII.

Sé Velha – túmulo de D. Egas Fafes (bispo de Coimbra)

Mais tarde, em 1258, o castelo viria a ser reedificado por Egas Fafes, bispo de Coimbra, a mando de D. Afonso III (1210-1279) sendo que tanto o castelo como a torre de menagem, apenas terão sido concluídos já no reinado de D. Dinis.

D. Dinis

Essas referências são confirmadas por vestígios arqueológicos – dos finais do século XII e início do século XIII – da demolição de casas no interior da vila para a construção do castelo e da torre de menagem.

O diploma do Tratado de Alcanizes, no Arquivo Nacional Torre do Tombo

Perdeu, entretanto, importância estratégica com a assinatura do Tratado de Alcanizes, em 1297, e consequente avanço da fronteira para Este. Já no ano de 1392, o Bispo de Coimbra decide fazer uma permuta da vila de Belmonte e couto de S. Romão pela vila de Arganil, passando o castelo a ser pertença de Antão Martim Vasques da Cunha.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here