A aventura da sua vida está aqui! Conheça os detalhes desta viagem de sonho e embarque numa volta ao mundo em 80 dias de comboio. Uma experiência única que pode vivenciar através desta viagem de comboio. É impossível falar em dar a volta ao mundo e não pensarmos em Júlio Verne e na sua “Volta ao mundo em 80 dias”! A proposta que lhe trazemos parte desta mesma premissa e sugere que viaje à volta do mundo em 80 dias, usando o comboio como meio de transporte.
De lembrar que a icónica obra de Júlio Verne foi lançada em meados do século XIX, mais exatamente em 1873. Porém, este livro sobrevive até hoje, sendo um exemplo de referência para áreas tão distintas como a literatura de romance e de viagens, o ensino e a história da cultura mundial, no geral. Não é, por isso, de admirar que esta publicação já tenha inspirado várias peças, filmes e séries, sendo um dos maiores livros de todos os tempos.
A viagem da sua vida: Volta ao Mundo em 80 Dias de comboio
Para quem nunca leu ou está mais esquecido, lembramos que Júlio Verne conta-nos a história de Phileas Fogg, um cavalheiro inglês que, juntamente com o seu valete, Passepartout, tem uma vida assumidamente burguesa, assente em rotinas e numa certa solidão.
Contudo, há um dia em que ele decide mudar o rumo da sua existência e, devido a uma aposta, acaba por se ver desafiado a circum-navegar o mundo em 80 dias! Escusado será dizer que este desafio se tornará numa enorme aventura, cheia de peripécias, vividas e enfrentadas por Phileas Fogg e pelo seu fiel companheiro. À medida que a história avança, vamos conhecendo novos destinos, países e culturas.
O desafio que temos para si
A grande novidade é que, agora, qualquer um de nós pode ser Phileas Fogg e viver a aventura de dar a volta ao mundo em 80 dias. Para isso, está a ser organizada para 2023 uma excursão privada que tem em vista dar a volta ao mundo em 80 dias, percorrendo os passos propostos por Júlio Verne no seu romance.
A “Condé Nast” espanhola explica que, daqui a 2 anos, o livro de Júlio Verne celebra 150 anos e essa é uma efeméride que tem de ser comemorada e nada melhor do que trazer para a vida real aquilo que é proposto nas páginas da sua história.
Perspetivas
A pandemia vigente veio sublinhar a incerteza que é a vida e, por isso, não é possível saber com certeza como estará o mundo e o turismo daqui a 2 anos. Porém, a tendência em criar pacotes exclusivos como este, assim como a globalização, as viagens low-cost e os alojamentos económicos estão cada vez mais na ordem do dia e fazem cada vez mais parte da lógica de quem viaja.
No entanto, os constrangimentos da pandemia vão, provavelmente, notar-se durante muito tempo e vão fazer com que a retoma do turismo seja mais lenta, sem tantos excessos e massas. Até já existe um termo para descrever esta nova forma de viajar. O nanoturismo defende menos viagens, mas mais sustentáveis e, além de ver e visitar tudo, o mais importante é viver a experiência e procurar uma maior integração com a comunidade local do destino que se visita.
Volta ao mundo em 80 dias
Esta excursão prevista para 2023 insere-se nesta lógica. É uma iniciativa da Undiscovered Destinations e atravessará continentes como a Europa, a Ásia Central e a América do Norte. O trajeto será maioritariamente feito de comboio, à exceção de certas partes que exigirão o recurso a um barco. O ponto de partida é em Londres, seguindo depois para Paris no Eurostar e, a seguir, para Zurique no TGV-Lyria. O caminho pela Europa continua até chegar a Viena e, depois, a Lviv, Ucrânia.
As noites são passadas no comboio, sendo que é feita uma paragem em Moscovo, para fazer algumas visitas guiadas e passeios turísticos na cidade. Entretanto, o comboio segue atravessando a Rússia, o Cazaquistão e o Uzbequistão, um dia em cada um deles. Outra paragem está prevista para a cidade chinesa de Urumqi, ponto de partida para a Rota da Seda.
Está ainda previsto passar por Pequim e Xangai, sendo que depois seguem-se 16 dias do Oceano Pacífico à costa oeste da América do Norte, atravessando a Califórnia, Los Angeles, São Francisco, Oregon, Washington e Seattle. Ainda há tempo para ir até ao Canadá, indo de Vancouver a Toronto. Na Nova Escócia, o caminho vai de Montreal a Halifax. Finalmente, o último percurso de barco conduz os tripulantes novamente ao Reino Unido, a bordo do icónico transatlântico Queen Mary II.
Preços
Naturalmente que uma viagem como esta não está acessível a todos os bolsos. Os bilhetes mais baratos custam 17.950 libras (aproximadamente 20 mil euros) por pessoa. As reservas já podem ser feitas online.
Leia também:
- Praias Fluviais da zona Centro
- Praias fluviais mais bonitas de Portugal
- Melhores praias fluviais da Serra da Estrela
NCultura
Esta é deveras uma viagem de sonho que qualquer pessoa deveria embarcar. E você? Gostava de ir embarcar nesta aventura e dar a volta ao mundo em 80 dias de comboio? Deixe-nos a sua opinião nos comentários! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…