Início Viagem Destinos 4 das melhores praias fluviais da Serra da Estrela

4 das melhores praias fluviais da Serra da Estrela

Para quem viaja em busca de pequenos tesouros naturais, fique a conhecer as melhores praias fluviais da Serra da Estrela. Paraísos que o vão encantar.

melhores praias fluviais da Serra da Estrela
4 das melhores praias fluviais da Serra da Estrela

4 das melhores praias fluviais da Serra da Estrela

Para quem viaja em busca de pequenos tesouros naturais, fique a conhecer as melhores praias fluviais da Serra da Estrela. Paraísos que o vão encantar.

A Serra da Estrela é um sítio especial. Muitos portugueses escolhem este destino para experienciar, pela primeira vez, o contacto com a neve. Mas, para além dessa maravilhosa experiência, a Serra da Estrela possui outros atrativos.

A estância de ski é uma das atividades mais procuradas durante o inverno, por exemplo. Além disso, esta região oferece muitas outras experiências que podem ser usufruídas noutras estações do ano, nomeadamente as suas praias fluviais.

4 das melhores praias fluviais da Serra da Estrela

Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

A aldeia da Lapa dos Dinheiros é enriquecida por uma paisagem fantástica e possui diversos pontos de interesse que merecem uma visita, nomeadamente a Capela de Nossa Senhora do Amparo, o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, o buraco da Moura (sistema cavernícola natural) e a Praia Fluvial (de Lapa dos Dinheiros).

Esta praia em Seia – dotada de WC, balneários e, também, bar – não tem as águas quentes (longe disso!…) duma praia tropical, mas possui inúmeros encantos. O seu rio reflete a paisagem deslumbrante, onde o verde predomina.

A Bandeira Azul é um dos galardões que esta praia vigiada ostenta e os utilizadores portadores de deficiência motoras dispõem de todas as condições (rampas e equipamentos) para que possam usufruir desta praia, da melhor maneira possível. Nas imediações da ribeira local, existe uma sucessão de pequenas cascatas que surgem devido ao relevo acidentado do vale e que são deslumbrantes.

Coordenadas: 40º 23′ 07.0″ N / 7º 41′ 50.1″ W

Vídeo de: Praias Fluviais de Portugal

Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira

A freguesia de Vila Cova, em Seia, tem diversos pontos de interesse, entre eles: Capela do Santíssimo, Casa das Obras, Igreja Matriz, paisagem natural, rio Alva, ribeiras de Vale de Paus e a praia fluvial.

Localizada sobre o rio Alva, existe uma interessante ponte romana que permite o acesso à Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira, ideal para uso balnear, lazer e recreio. Um espaço que é indicado para levar a família ou ir com um grupo de amigos, para acampar. Perto há um grande parque de merendas que dispõe de mesas e de muitas sombras.

Tal como a Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros, esta praia possui os galardões de Praia Acessível e de Bandeira Azul. Foi recentemente requalificada e, para além da construção de um edifício de apoio à praia, houve uma intervenção ao nível paisagístico e de acessibilidades, tudo isto num investimento de 99.640€.

Coordenadas: Lat. 40° 22′ 44″ N (40.378905), Long. 7° 44′ 8″ W (-7.735553).

Vídeo de: Praias Fluviais de Portugal

Praia Fluvial de Loriga

Uma praia especial, distinguida com Qualidade de Ouro pela Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza. Também em Seia, esta é outra das suas praias fluviais com Bandeira Azul.

Possui mesas e a sombra das árvores presentes nesta praia são imprescindíveis para a realização de um piquenique verdadeiramente inesquecível. Existe um conjunto de lagos encantadores e mais pequenos – para além do lago principal, mais fundo e adequado para adultos -, onde as crianças se podem divertir, pela sua profundidade reduzida.

Os nadadores salvadores permitem maior tranquilidade e o bar é um complemento a toda a experiência, permitindo petiscar e beber a indispensável cerveja (bem fresquinha!) naqueles dias de calor. Resumindo, esta praia reúne todas as condições para viver momentos memoráveis e confortáveis, disponibilizando balneários, WC, parque de merendas, parque infantil e, ainda, posto de turismo.

Coordenadas: Lat. 40° 19′ 38.11″ N (40.327253) Long. 7° 40′ 42.48″ W (-7.678467)

Vídeo de: Praias Fluviais de Portugal

Praia Fluvial de Vale do Rossim

A Praia fluvial do Vale do Rossim está localizada em Gouveia, a mais de 1400 metros de altitude, próxima das famosas Penhas Douradas e do maior vale glaciar da Europa, por onde corre o rio Zêzere.

Em pleno coração da Serra da Estrela, esta praia possui inúmeros pontos de interesse. Próximo da praia há um bar/lounge com música e, ainda, um restaurante, um SPA e wi-fi. É um espaço que merece ser mais protegido e valorizado. Certamente que com mais investimento, haveria melhores condições para tornar esta praia ainda mais inesquecível.

O Parque de Campismo permite que toda a família ou o grupo de amigos se reúna para uma experiência fantástica. As tendas de origem mongol – também conhecidas como yurts – dão um  naturalmente um encanto especial ao parque. O parque de estacionamento permite que se viaje até ao local em grupo numeroso, sem grandes preocupações com o estacionamento do carro ou carros.

Vídeo de: Praias Fluviais de Portugal

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


As 10 melhores Praias Fluviais do Douro

5 fantásticas praias portuguesas de água quente

As melhores praias do Alentejo

16 fantásticas praias secretas do Algarve

_

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.