Início Viagem Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

A jóia escondida junto ao rio Zêzere parece uma aldeia extraída dum conto de fadas. Venha visitar Dornes e saiba o que fazer, onde comer e dormir.

Visitar Dornes
Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

A “vila” de Dornes, em Ferreira do Zêzere, é usualmente chamada de Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários. Fica no concelho de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, a aproximadamente 30 quilómetros de Tomar. É uma península banhada pelo rio Zêzere (albufeira de Castelo de Bode) que terá servido de ponto estratégico militar nos inícios da nacionalidade. E hoje vamos visitar Dornes…

Portugal possui um leque de aldeias típicas que são chamativas por diversas razões. A antiguidade, a singularidade e a beleza tornam uma simples aldeia numa aldeia mítica. Dornes tem um encanto muito particular.

Visitar Dornes
Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

A proximidade do rio Zêzere enriquece ainda mais a experiência de visitar esta aldeia. Para quem procura novos locais para uma escapadinha, pode colocar Dornes como um destino a ser levado em consideração. Fique a conhecer melhor Dornes, uma maravilhosa aldeia do fim do mundo.


Leia também: O que visitar em Aveiro: o que ver e o que fazer


Visitar Dornes
Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

Presente em Ferreira do Zêzere, esta pequena “vila” de Dornes, conhecida ainda como Terra Mítica dos Templários, revela-se uma experiência memorável. É uma aldeia que garante paz e tranquilidade, o ideal para quem pretende fugir à azáfama da vida citadina. Sendo também conhecida como “Península Encantada”, Dornes representa uma experiência incrível, independentemente de se ir sozinho, com a alma gémea ou na companhia de amigos ou de família.

As águas do Zêzere enriquecem a paisagem arrebatadora, havendo ainda montanhas, ruelas empedradas e trilhos de xisto e pedra, ruas estreitas de casas de xisto, com cal ou tinta branca,… Uma riqueza tão singular que muito contribuiu para tornar Dornes uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeias.

Visitar Dornes
Torre Templária – Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

Atrações imperdíveis

A Torre Templária de Dornes é única no nosso país (é uma torre defensiva pentagonal). Outro espaço encantador e absolutamente obrigatório de visitar é o Templo de Nossa Senhora do Pranto.

Durante as peregrinações, este templo é muito frequentado. Mas mesmo noutras datas não deixa de merecer uma visita, pois o seu interior exibe uma riqueza particular, surgindo como joia da coroa o seu fantástico órgão de tubos.

Visitar Dornes
Nossa Senhora do Pranto – Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

O púlpito que é formado por cinco fiadas de rosetas surgindo no centro a Cruz de Cristo é outra peça emblemática. É renascentista, estando datada de 1544. Uma torre sineira e templária também encanta tudo e todos, a Torre Pentagonal de Dornes é um dos pontos turísticos mais procurados.

Atividades

A praia fluvial é um destino obrigatório nos dias mais quentes. Realizar uma visita à Cascata do Penedo Furado, também se impõe. Os amantes do lazer em plena Natureza devem saber que é possível realizar uma série de atividades que podem tornar o seu tempo num momento de grande descontração.

Visitar Dornes
Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

Passear de barco é sempre uma opção interessante. Há ainda a possibilidade de realizar Passeios pedestres temáticos. Os mais ousados podem explorar a oportunidade de fruir do Wakeboard e Cable Park.

Onde devo comer?

Existem dois espaços emblemático para quem pretende usufruir de uma refeição de qualidade que represente bem a gastronomia da região. Esses espaços são


Leia também: São Martinho do Porto, uma das baías mais bonitas do mundo é portuguesa


o Restaurante Fonte de Cima (Rua Amadeu Garcês, n.º 3238 Dornes / Tel. 933161019) e o Restaurante O Rio (Rua Guilherme de Pavia, Dornes / Tel. 962912485 962912485). Na região, há ainda outros espaços interessantes, tais como: A Grelha do Zêzere, A Gruta do Zé Restaurante e, entre outros, Casa dos Leitões.

Visitar Dornes
Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

Onde devo dormir?

Uma das melhores opções é a Hospedaria Nossa Senhora do Pranto. Neste espaço tem tudo o que necessita para uma noite tranquila, com todos os quartos equipados com WC. Tem ainda a possibilidade de tomar o pequeno-almoço e fazer as refeições no restaurante local.

As vistas sobre o rio Zêzere são apenas mais uma das suas qualidades. A Casa da Eira é outra opção de valor, esta casa de campo possui como grande atrativo a piscina exterior, mas lá fora há ainda a possibilidade de aproveitar o churrasco e divertir-se em família, uma vez que podem ficar nesta casa 6 pessoas.

Visitar Dornes
Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir

Informações úteis

Se pretende saber mais sobre este destino fabuloso para uma escapadinha, aproveite para

consultar o Guia Turístico de Ferreira do Zêzere ou o mapa, pois poderá confirmar os principais pontos de interesse desta região que tem em Dornes a sua maior pérola.

Agora que já viu parte do melhor que Dornes tem para oferecer, certamente que surgiu o interesse em agendar uma escapadinha. Aproveite, seja com ou sem companhia, Dornes é uma aldeia maravilha!

Vídeo de: Portugal visto do Ceu

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.