Os portugueses estão a valorizar cada vez mais o turismo dentro de portas. Portugal tem um património histórico e cultural de grande relevância que merece ser valorizado por nós. A melhor forma de valorizar o país é conhecer as suas riquezas. Entre elas, estão as aldeias históricas que muito contribuíram para o país que temos hoje. O turismo rural tem vindo a ter cada vez mais adeptos e tal justifica-se pelos muitos tesourinhos rurais que temos espalhados por Portugal. Conheça Vilarinho de Negrões, aldeia de rara beleza em Trás-os-Montes.
Leia também: Loriga, a Suíça Portuguesa
Vilarinho de Negrões, aldeia de rara beleza em Trás-os-Montes
Em pleno Município de Montalegre, no distrito de Vila Real, está uma das aldeias mais carismáticas de Portugal. Vilarinho de Negrões é uma aldeia histórica de rara beleza. Este pequeno tesouro português possui uma riqueza singular, com um património natural e material que merece ser conhecido e fotografado!… As belas ruas e ruelas contribuem para conhecer e percorrer. Uma visita obrigatória.
Terra encantadora
Presente na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, esta aldeia pitoresca destaca-se pelo seu casario típico que se espraia sobre uma estreita península, que é poupada à subida da água. Localizada junto da freguesia de Negrões, esta aldeia além de encantadora revela-se bastante surpreendente.
A experiência
Vilarinho de Negrões é uma aldeia pitoresca que tem alguns pontos turísticos que merecem realmente ser visitados. A beleza natural que a circunda e que a torna especial revela-se um complemento precioso, mas há muito património que deve ficar a conhecer.
Os amantes da Natureza ficarão certamente seduzidos e adorarão contemplar aves os mergulhões de crista e outras aves aquáticas que por lá voam. O forno em granito é algo que revela história, mas que também encanta. Os canastros esguios também são imperdíveis, locais onde se conservam o milho e o centeio. Visitar Vilarinho de Negrões revela-se uma experiência encantadora e enriquecedora.
Escapadinha
Esta aldeia histórica pode ser aquele destino que procura para passar um fim-de-semana (ou uns dias). É um espaço tão encantador que maravilha qualquer um, independentemente de como e com quem se viaja.
Se pretende viajar sozinho na descoberta de Portugal, se viaja com a alma gémea ou se pretende uns dias em família, então o destino procurado pode mesmo ser Vilarinho de Negrões. Há sossego e a tranquilidade que muitos buscam nas suas férias. Vá até lá e prepare-se para tirar muitas fotografias.
Onde comer?
Um dos espaços onde poderá usufruir da comida tradicional da região é o Restaurante Albufeira, localizado próximo da barragem do Alto Rabagão. Entre as especialidades do local está o cozido à portuguesa. Mas antes disso pode matar a fome com as entradas de presunto e salpicão.
Morada: Lama da Missa, Viade de Baixo | Barragem Dos Pisoes, Montalegre.
Contacto: 276 556 213
Leia também: As 8 aldeias mais bonitas de Trás-os-Montes
Outra bela opção é o Restaurante Dias. Entre as especialidades deste espaço, está o polvo à lagareiro. Mas os amantes da carne também sairão satisfeitos, nomeadamente com a carne Barrosã.
Morada: Largo do Penedo nº 2 | Largo do Penedo No 2 Km 119 EN 103, Montalegre.
Contacto: 910 228 242
Proximidades
Para aproveitar todo o tempo disponível, pode também visitar o que tem pelas redondezas, nomeadamente Ribeira de Pena. Por aqui poderá dedicar a sua atenção ao vasto património religioso, tendo em conta as reduzidas dimensões da localidade. As capelas da Senhora da Guia, de São Pedro e da Granja Velha são merecedoras de uma visita, mas as igrejas Matriz do Salvador, de Canedo e Cerva e de Santa Marinha conquistam toda a gente.
Outra opção é visitar a vila histórica de Montalegre, destacando-se o seu castelo que foi classificado como Monumento Nacional. Nele está mesmo instalado um núcleo museológico extremamente interessante. Aproveite para ver a Ponte Velha de Montalegre, que é também conhecida como Ponte Romana e está situada próxima do castelo.
Agora que já ficou a saber um pouco sobre Vilarinho de Negrões, faça desta terra o destino da sua próxima escapadinha!
Vídeo de: Portugal visto do Ceu
Conheço a aldeia. . . os meus Avós tinham os terrenos ali junto á aldeia e ficaram cobertos pela água da albufeira do alto rabagão. .. por esse motivo deixaram Barroso . . . o meu Avô á data residia em Gralhós – Montalegre e era conhecido pela alcunha de Rabiço. . .