Início Cultura Dúvidas de Português: vereador ou veriador?

Dúvidas de Português: vereador ou veriador?

Há erros comuns que merecem a nossa atenção e que, perante diversas possibilidades, surge a indecisão sobre qual a opção correta: vereador ou veriador?

vereador ou veriador
Dúvidas de Português: vereador ou veriador?

Há erros comuns que merecem a nossa atenção e que, perante diversas possibilidades, surge a indecisão sobre qual a opção correta: vereador ou veriador?

A língua portuguesa tem muitas palavras parecidas que estão na origem de muitos erros. São muitas as particularidades desta língua tão rica, por isso cometem-se frequentemente erros, à mínima distração.

As palavras homófonas, homógrafas, homónimas e, ainda, parónimas, são uma prova de como a nossa língua é um património muito rico que merece a nossa atenção, pois são muitas as “armadilhas” que nos podem levar a ficar presos a erros. Uma breve desatenção e caímos estatelados na ratoeira.

Existem na língua portuguesa erros tão comuns que, perante diversas possibilidades, surge a indecisão sobre qual a opção correta. Erros de português: ele é vareador, variador, vereador ou veriador?


Leia também: Língua Portuguesa: regras para usar a vírgula corretamente


Dúvidas de Português: vereador ou veriador?

São muitas as palavras que são férteis na suscitação de dúvidas e confusões.Ter uma sonoridade idêntica, uma parecença na grafia, a diferença de apenas uma letra são alguns dos motivos que levam muitas pessoas a cometer erros.

As letras “i” e “e” são muitas vezes trocadas, gerando erros que se devem evitar. As letras “m” e “n” também são frequentemente confundidas. O mesmo sucede com, por exemplo, as letras “s”, “c”, “z” ou com “ch” e “x”.

São muitos os mal entendidos e erros que surgem da proximidade da grafia, do significado e da fonética. Algumas palavras que não existem no dicionário português são “inventadas” e teimam em manter-se na boca de quem fala português. Estas situações todas culminam num cenário onde as pessoas frequentemente se confundem, perdendo a confiança nos seus conhecimentos, hesitando em relação a que palavras usar em cada contexto. Ora, assim surgem muitos dos erros que são cometidos.

Ele é vareador, variador, vereador ou veriador? O desafio

Vejamos os diferentes exemplos, com todas as possibilidades. Lançamos o desafio: qual a frase certa (em cada um dos exemplos, quando queremos identificar o cargo político)?

Exemplos I

  1. Rui Rio quer “voltar a eleger muitos veriadores” nas eleições autárquicas.
  2. Rui Rio quer “voltar a eleger muitos vereadores” nas eleições autárquicas.
  3. Rui Rio quer “voltar a eleger muitos vareadores” nas eleições autárquicas.
  4. Rui Rio quer “voltar a eleger muitos variadores” nas eleições autárquicas.

Exemplos II

  1. Português eleito “vareador de bairro de Paris”.
  2. Português eleito “variador de bairro de Paris”.
  3. Português eleito “vereador de bairro de Paris”.
  4. Português eleito “veriador de bairro de Paris”.

Exemplos III

  1. Porto tem ″o melhor vereador da Cultura do país″.
  2. Porto tem ″o melhor veriador da Cultura do país″.
  3. Porto tem ″o melhor variador da Cultura do país″.
  4. Porto tem ″o melhor vareador da Cultura do país″.

Antes de avançarmos para as três soluções, vejamos as definições das palavras.

Definições

Variador: É o adjetivo relativo a algo ou alguém que faz variar. É um nome masculino; pode ainda ser o dispositivo utilizado para controlar a velocidade de um motor de indução.

Vereador: Pessoa que vereia. Cada um dos membros eleitos para constituírem a câmara municipal. Órgão responsável pela gestão dos serviços administrativos de um concelho, edil.


Leia também: Língua Portuguesa: 17 recursos estilísticos


Conclusão

Vareador e Veriador são palavras inventadas que não existem na língua portuguesa. Embora possam surgir pela internet, são erros de português. Assim, já afastámos dois conceitos.

Como tivemos oportunidade de constatar, a palavra variador nada tem a ver com o cargo de responsabilidade na cidade. Por isso, já identificámos qual a palavra certa para identificar o cargo político. É “vereador”.

Resposta ao desafio

Exemplo 1 – A resposta certa é a 2.

Exemplo 2 – A resposta certa é a 3.

Exemplo 3 – A resposta certa é a 1.

Nota: Dizer “o vereador da cidade” é uma tautologia. Um pleonasmo vicioso. Basta dizer vereador, pois esta palavra por si só não precisa que se acrescente a informação “da cidade”, pois esta já está implícita na definição do conceito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.