Há erros comuns que merecem a nossa atenção e que, perante diversas possibilidades, surge a indecisão sobre qual a opção correta: vereador ou veriador?
A língua portuguesa tem muitas palavras parecidas que estão na origem de muitos erros. São muitas as particularidades desta língua tão rica, por isso cometem-se frequentemente erros, à mínima distração.
As palavras homófonas, homógrafas, homónimas e, ainda, parónimas, são uma prova de como a nossa língua é um património muito rico que merece a nossa atenção, pois são muitas as “armadilhas” que nos podem levar a ficar presos a erros. Uma breve desatenção e caímos estatelados na ratoeira.
Existem na língua portuguesa erros tão comuns que, perante diversas possibilidades, surge a indecisão sobre qual a opção correta. Erros de português: ele é vareador, variador, vereador ou veriador?
Leia também: Língua Portuguesa: regras para usar a vírgula corretamente
Dúvidas de Português: vereador ou veriador?
São muitas as palavras que são férteis na suscitação de dúvidas e confusões.Ter uma sonoridade idêntica, uma parecença na grafia, a diferença de apenas uma letra são alguns dos motivos que levam muitas pessoas a cometer erros.
As letras “i” e “e” são muitas vezes trocadas, gerando erros que se devem evitar. As letras “m” e “n” também são frequentemente confundidas. O mesmo sucede com, por exemplo, as letras “s”, “c”, “z” ou com “ch” e “x”.
São muitos os mal entendidos e erros que surgem da proximidade da grafia, do significado e da fonética. Algumas palavras que não existem no dicionário português são “inventadas” e teimam em manter-se na boca de quem fala português. Estas situações todas culminam num cenário onde as pessoas frequentemente se confundem, perdendo a confiança nos seus conhecimentos, hesitando em relação a que palavras usar em cada contexto. Ora, assim surgem muitos dos erros que são cometidos.
Ele é vareador, variador, vereador ou veriador? O desafio
Vejamos os diferentes exemplos, com todas as possibilidades. Lançamos o desafio: qual a frase certa (em cada um dos exemplos, quando queremos identificar o cargo político)?
Exemplos I
- Rui Rio quer “voltar a eleger muitos veriadores” nas eleições autárquicas.
- Rui Rio quer “voltar a eleger muitos vereadores” nas eleições autárquicas.
- Rui Rio quer “voltar a eleger muitos vareadores” nas eleições autárquicas.
- Rui Rio quer “voltar a eleger muitos variadores” nas eleições autárquicas.
Exemplos II
- Português eleito “vareador de bairro de Paris”.
- Português eleito “variador de bairro de Paris”.
- Português eleito “vereador de bairro de Paris”.
- Português eleito “veriador de bairro de Paris”.
Exemplos III
- Porto tem ″o melhor vereador da Cultura do país″.
- Porto tem ″o melhor veriador da Cultura do país″.
- Porto tem ″o melhor variador da Cultura do país″.
- Porto tem ″o melhor vareador da Cultura do país″.
Antes de avançarmos para as três soluções, vejamos as definições das palavras.
Definições
Variador: É o adjetivo relativo a algo ou alguém que faz variar. É um nome masculino; pode ainda ser o dispositivo utilizado para controlar a velocidade de um motor de indução.
Vereador: Pessoa que vereia. Cada um dos membros eleitos para constituírem a câmara municipal. Órgão responsável pela gestão dos serviços administrativos de um concelho, edil.
Leia também: Língua Portuguesa: 17 recursos estilísticos
Conclusão
Vareador e Veriador são palavras inventadas que não existem na língua portuguesa. Embora possam surgir pela internet, são erros de português. Assim, já afastámos dois conceitos.
Como tivemos oportunidade de constatar, a palavra variador nada tem a ver com o cargo de responsabilidade na cidade. Por isso, já identificámos qual a palavra certa para identificar o cargo político. É “vereador”.
Resposta ao desafio
Exemplo 1 – A resposta certa é a 2.
Exemplo 2 – A resposta certa é a 3.
Exemplo 3 – A resposta certa é a 1.
Nota: Dizer “o vereador da cidade” é uma tautologia. Um pleonasmo vicioso. Basta dizer vereador, pois esta palavra por si só não precisa que se acrescente a informação “da cidade”, pois esta já está implícita na definição do conceito.