Rume até à planície alentejana e deixe-se repousar na paz e na tranquilidade das 10 aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo.
A beleza do Alentejo é incontestável. E nas aldeias mais bonitas do Alentejo, a paz e a tranquilidade reinam, em cenários deslumbrantes de planícies quentes e cheias de pontos de interesse.
Com um património histórico rico e variado, o Alentejo está cheio de vida e as suas aldeias plenas de encantos e atrativos para explorar e descobrir.
As aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo
- Aldeia da Luz (Mourão)
- Aldeia da Orada (Borba)
- Evoramonte (Estremoz)
- Flor da Rosa (Crato)
- Melides (Grândola)
- Monsaraz (Reguengos de Monsaraz)
- Ouguela (Campo Maior)
- Porto Covo (Sines)
- Vila de Frades (Vidigueira)
- Zambujeira do Mar (Odemira)
1. Aldeia da Luz (Mourão)
A Nova Aldeia da Luz foi construída em 2002, a 2 km da antiga aldeia, desmantelada e submersa pela albufeira de Alqueva.
No novo plano, mantiveram-se os traços e características da aldeia primitiva, para além de um Museu que guarda registos da antiga aldeia e suas gentes e uma coleção etnográfica e de peças arqueológicas.
Existe ainda uma Praça de Touros, um Lavadouro público que serve de Miradouro sobre a Barragem do Alqueva, a Igreja Paroquial do Sagrado Coração de Jesus e uma réplica da Fonte Santa da antiga aldeia. Além disso, há várias estações arqueológicas de diferentes períodos.
2. Aldeia da Orada (Borba)
Orada é uma aldeia ribeirinha, situada junto à albufeira de Pedrógão. Trata-se de uma pequena aldeia, cuja principal atividade económica era a extração de minério.
Alguns dos seus pontos de interesse são a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres e a antiga mina, agora inundada, e, por isso, um bom local para fazer mergulho.
3. Evoramonte (Estremoz)
Evoramonte é uma aldeia fortificada, que fica no alto de uma colina. O seu centro é medieval e no seu ponto mais elevado ergue-se um Castelo do século XVI, com uma torre de menagem. Também nesta aldeia pode visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (século XVI), a Igreja de São Pedro (século XV) e o Santuário da Misericórdia.
4. Flor da Rosa (Crato)
Esta aldeia alentejana fica perto da vila do Crato, nas imediações do Mosteiro. É particularmente conhecida pelo seu artesanato (olaria e peças em granito), o qual tem por base técnicas ancestrais. Além disso, tem uma escola de olaria.
5. Melides (Grândola)
Melides pertence ao concelho de Grândola, tem 155,16 km² de área e cerca de 1600 habitantes. São vários os seus pontos de interesse, nomeadamente atrativos históricos e arqueológicos como a Necrópole de cistas das Casas Velhas, o Dólmen da Pedra Branca, a Igreja de S.Pedro, as Ruínas Romanas.
6. Monsaraz (Reguengos de Monsaraz)
Junto ao Guadiana, no topo de uma colina, fica a aldeia de Monsaraz. Aqui, encontra-se o Castelo que servia de ponto de vigia já que a partir dele se podia observar a fronteira com Castela.
A vila medieval é conhecida pelas suas ruas estreitas de xisto e paredes caiadas de branco. De vários pontos é possível alcançar ótimas vistas sobre paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.
Visite a Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa, o Menir do Outeiro, o Centro Náutico de Monsaraz e a Praia Fluvial de Monsaraz.
7. Ouguela (Campo Maior)
Esta aldeia faz parte da freguesia de São João Batista, no concelho de Campo Maior e tem menos de 100 habitantes!
O seu castelo foi uma das praças-fortes que defendia o Alto Alentejo das invasões castelhanas. Data de 1300 e esteve envolvido em várias batalhas como a Guerra da Restauração, a Guerra da Sucessão Espanhola e a Guerra das Laranjas.
8. Porto Covo (Sines)
Porto Covo é uma povoação de pescadores, caracterizada pelas suas pequenas casas brancas. Além das belas praias escarpadas e escondidas ao longo da costa, existe a cerca de 250 metros de Porto Covo, a Ilha do Pessegueiro.
Aqui encontram-se vestígios das ocupações cartaginesa e romana, tais como os tanques de salga de peixe. Há ruínas de um forte do século XVII e uma fortaleza gémea em Porto Covo. Conta-se que, aqui, também seria um refúgio de piratas ao longo dos séculos.
9. Vila de Frades (Vidigueira)
Vila de Frades faz parte da Vidigueira, tem 25,58 km² de área e perto de 1000 habitantes. Esta aldeia é considerada a “capital” do vinho de talha, cuja produção vem dos tempos dos romanos. Outros produtos tradicionais da região são, também, o azeite, os enchidos, o pão e o queijo.
Além de provar as iguarias locais, não deixe de visitar a Villa romana de São Cucufate, o Museu da Casa do Arco, a Igreja Matriz de Vila de Frades, o Palacete do Mestre Conceição Silva e a Adega de Vila de Frades.
10. Zambujeira do Mar (Odemira)
Conhecida pelo Festival, a Zambujeira do Mar é uma pequena povoação de pescadores, com um excelente miradouro sobre a praia, integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. As suas praias são muito procuradas pelas suas condições naturais e pela prática de desportos náuticos.
Leia também:
- Serra de Fafe: o que fazer, o que comer e onde ficar
- Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer
- Escapadinha no Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Vale de Poldros: a aldeia dos Hobbits portuguesa
NCultura
Se gostou de “As aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo”, deixe-nos um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo do turismo, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…