Vinho tinto nacional brilha novamente em mais um evento de elevado prestígio internacional e ganha a melhor distinção no Decanter World Wine Awards 2020.
Quando se fala em vinhos portugueses, estamos muito mal-habituados. São sempre notícias positivas que chegam de concursos internacionais de elevada reputação.
Todos os anos, os vinhos portugueses marcam presença nos maiores eventos de vinho e, muitas vezes, regressam a casa com a mala repleta de medalhas, um justo prémio para o bom trabalho desenvolvido pelas diversas produtoras de vinho que temos em diferentes regiões do país.
No Decanter World Wine Awards 2020, houve palco para as marcas portuguesas recolherem os maiores elogios, mais uma vez. Quer saber mais?
Tinto nacional ganha a melhor distinção no Decanter World Wine Awards 2020
O evento
O ano que vivemos tem sido marcado pela pandemia, por isso o evento Decanter World Wine Awards 2020 passou pelas dificuldades inerentes à crise pandémica que está a ser vivida a nível mundial. Uma das contrariedades prendeu-se com a necessidade de se realizar um encurtamento dos elementos da tribuna de júris.
A seleção e a análise dos diversos vinhos foi, por isso, um processo distinto. Este é um dos eventos mais esperados a nível global. Anualmente, este evento é dos que assegura maior participação, reunindo alguns dos maiores produtores e distribuidores de todo o mundo.
O vinho da CARMIM alcança sucesso naquela que é considerada a maior competição de vinhos do mundo.
Leia também:
- Tintos e brancos da vinícola que vale ouro no Wines of Brazil Awards
- Vinho tinto brasileiro conquista medalha de ouro
- 2 Tintos nacionais conquistam medalha de ouro no Mundus Vini 2020
- 3 Vinhos tintos nacionais conquistam medalha de ouro em concurso internacional
Os números do evento
O Decanter World Wine Awards (DWWA) contou este ano com a presença de 116 dos maiores especialistas de vinhos do mundo. Entre eles estavam 37 Masters of Wine e 9 Master Sommeliers.
Para chegar à escolha dos melhores, foram realizadas as necessárias provas cegas dos 16.518 vinhos. O momento foi realizado sob as diretrizes de segurança da COVID-19.
Entre estes vinhos, houve espaço para destinar 7.508 medalhas de bronze. As medalhas de prata foram em número inferior, mais precisamente 5.234. Contudo, quando se chega às medalhas de ouro, o critério é mais apertado, tendo havido apenas 537. Houve ainda 178 a levar platina para casa…
De todos os vinhos que foram provados, apenas 50 foram galardoados com o prémio de ‘Best in Show’. Um deles foi o da CARMIM.
O vinho medalhado
O vinho Monsaraz Reserva Tinto 2017 alcançou uns colossais 97 de 100 pontos, tendo sido o único vinho do Alentejo com esta distinção. Foi um dos 50 vinhos que foi galardoado com o prémio de ‘Best in Show’.
Saiba mais sobre o vinho, aqui.
O conceito do vinho vencedor
A equipa de enologia Rui Veladas e Tiago Garcia defendeu: “Ao lançarmos este vinho o nosso objetivo era tirar partido das potencialidades de toda a região do Alentejo para alargar o lote típico a castas menos evidentes. Às muito utilizadas Trincadeira e Alicante Bouschet, juntámos a Touriga Nacional, mais comum nas regiões norte de Portugal. Este vinho pretende ajudar a aumentar a perceção do Alentejo como uma casa de blends com potencial de envelhecimento, marcado pelo seu terroir forte e resiliente, mas capaz de atingir um leque de sabores mais vasto através de uma complexidade acrescida.”
Reação
João Caldeira, Diretor Geral da CARMIM, reagiu ao prémio referindo: “Este prémio vem reconhecer da forma mais justa e oportuna o trabalho incansável e a dedicação das centenas de associados da CARMIM, assim como o profissionalismo e a excelência do desempenho dos seus colaboradores.”
Carmim
No reputado Concurso DECANTER WORLD WINE AWARDS 2020, a marca portuguesa brilhou. Naquele que é seguramente um dos concursos de vinho de maior prestígio a nível internacional, a Carmim consegue obter o prémio “BEST IN SHOW” para o seu vinho Monsaraz Reserva Tinto 2017.
A CARMIM, Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, volta a ser premiada com mais uma conquista que deve orgulhar o Alentejo, Portugal e os portugueses.
Informações úteis:
CARMIM
Morada: Rua Professor Mota Pinto, Apartado 3, 7200- 412 Reguengos de Monsaraz, Portugal.
Contactos: Telefone: +351 266 508 200 / Fax: +351 266 508 280 / Email: [email protected]
Saiba mais informações sobre a CARMIM, aqui.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre vinhos no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo dos vinhos, saiba que há mais artigos no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Adoro os vinhos de Portugal. Mais um Alentejano para minha lista. Espero experimentá-lo em breve.