Descubra os surpreendentes segredos do café que, para muitos, é um vício incontornável. Entenda o que acontece se beber café todos os dias. O café é uma bebida extremamente popular em todo o mundo. Faz parte do quotidiano de milhões de pessoas. Segundo vários estudos científicos realizados por investigadores de diferentes universidades, beber café regularmente gera diversas vantagens incríveis para a saúde.
Existem várias razões para integrar o consumo de café no seu quotidiano. Essa é uma decisão sensata. Beber café todos os dias permite-nos obter diversos efeitos positivos. Por isso, facilmente se tornou num aliado indispensável para muitas pessoas.
Saiba o que acontece se beber café todos os dias
O hábito de beber café todos os dias, faz maravilhas à saúde das pessoas que já não sabem viver sem esta bebida poderosa. Existem diversos benefícios obtidos com um consumo regular e moderado do café, que vão muito além do rápido aumento de energia que se sente logo pela manhã, quando se bebe ao pequeno-almoço.
1 – Torna-nos mais inteligentes
Esta bebida melhora diversos aspetos da função cerebral, nomeadamente a memória. Segundo um estudo recente, o café também melhora o tempo de reação e a função cognitiva geral.
2 – Pode atrasar a doença de Alzheimer
Segundo alguns estudos, o consumo diário de três chávenas de café permite retardar a doença de Alzheimer em adultos mais velhos. Os cientistas recomendam regularmente o consumo diário de café, com moderação.
3 – Reduz a dor muscular
Conforme o conteúdo presente num estudo publicado no Journal of Pain, o consumo de 2 chávenas de café por dia permite reduzir a dor muscular pós-treino (até 48%!).
4 – Aumenta o desempenho físico
A cafeína presente no café permite aumentar os níveis de adrenalina no sangue. Trata-se de uma hormona que consegue preparar o corpo para o esforço físico. A cafeína presente na bebida permite que as células de gordura quebrem a gordura corporal, que é absorvida posteriormente e colocada na corrente sanguínea como ácidos gordos livres disponíveis para servir-nos como combustível. Segundo alguns estudos, a cafeína permite melhorar o desempenho físico até 12%.
5 – Diminui o risco de diabetes tipo 2
Segundo um estudo recente liderado por investigadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, o aumento da dose de cafeína permitiu reduzir o risco de diabetes tipo 2 em 11%.
Esse estudo apontou ainda que uma redução no consumo de café em mais de uma chávena por dia originou um aumento do risco de diabetes tipo 2 em 17%.
6 – Ajuda na perda de peso
Segundo uma investigação recente, existe uma substância extraída de grãos de café não torrados que pode auxiliar na perda de peso.
7 – Reduz o estado depressivo
Segundo um outro estudo realizado por investigadores da Escola de Saúde Pública de Harvard. O consumo diário desta bebida foi associado a uma redução da depressão (em quase 50%).
Isto acontece, porque o café estimula o sistema nervoso central. O elixir matinal permite aumentar a produção de neurotransmissores, nomeadamente a serotonina, substância que atua como um antidepressivo suave.
8 – Reduz o risco de acidente vascular cerebral (AVC)
Segundo alguns investigadores de Harvard, foi descoberto que beber 1 chávena de café (pelo menos) diariamente reduz o risco de acidente vascular cerebral em 20%.
9 – Aumenta a ingestão de fibras
Esta bebida contém mais fibras do que vinho e sumo de laranja, segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.
Essa caraterística do café é uma das razões que leva a bebida a contribuir para manter a função intestinal regular. Esta bebida também permite reduzir a taxa de absorção de açúcar na corrente sanguínea.
Fique a conhecer alimentos que deve comer diariamente:
- Saiba o que acontece se beber café com canela
- 7 razões para comer grão-de-bico diariamente (com receita)
- O que acontece ao seu corpo se comer um ovo diariamente?
- 6 boas razões para comer sopa diariamente
10 – Reduz o risco de alguns tipos de cancro
Segundo alguns estudos científicos, a bebida ajuda a reduzir alguns cancros, nomeadamente os que iremos identificar de seguida…
- Cancro do fígado: segundo um estudo recente, o consumo entre 1 a 3 chávenas desta bebida por dia permite reduzir o risco de desenvolver carcinoma hepatocelular (HCC) em 56%. Este é o tipo mais comum de cancro de fígado.
- Cancro do cólon e retal: o estudo acima mencionado revela ainda que o maior consumo de café ficou ligado a uma redução do risco de cancro do cólon. Contudo, se a pessoa beber mais café descafeinado, existe um menor risco de cancro do cólon retal.
- Cancro oral: já num outro estudo, os investigadores defenderam que beber diariamente 4 ou mais chávenas de café leva a um risco inferior (em 49%) de morte por cancro oral do que as pessoas que não bebem nenhum café ou apenas fazem um consumo ocasional.
11 – Combate a diabetes
Segundo um estudo publicado na Clinical Nutrition, beber um café por dia permite reduzir o risco (em 6%) de diabetes tipo 2, que é a mais comum.