Quando os arquitetos têm excesso de imaginação ou sentido de humor! A Casa Invertida é uma atração única em Portugal e fica nos Açores. Este elemento arquitetónico surpreendente é uma pérola turística presente nas Furnas. Visitar esta atração na ilha de São Miguel representa viver uma experiência memorável. Esta construção fascinante é visualmente intrigante. Trata-se de uma atração singular, verdadeiramente incomum. Ver uma casa de cabeça para baixo é algo inusitado e imperdível.
Se visitar as Furnas, vai querer passar por um posto de transformação de eletricidade especial… Ele revela-se uma autêntica obra de arte, considerada por muitas pessoas como uma das casas mais estranhas de Portugal.
A Casa Invertida é uma atração única em Portugal
Localização
Esta atração está presente nas Furnas em São Miguel, nos Açores, sendo uma das mais insólitas construções não apenas do Arquipélago dos Açores, mas também do país. A Casa Invertida tornou-se numa atração turística imperdível das Furnas.
O aspeto peculiar da casa faz com que atraia muitos curiosos. Todos os que visitam esta localidade fazem questão de a procurar para tirar uma foto a segurar a Casa Invertida. Esta construção encontra-se a caminho do conhecido parque Terra Nostra e está situada ao lado da famosa Cascata das Furnas. Contudo, a sua singularidade fez com que a Casa Invertida se tornasse num ponto de paragem obrigatório.
Originalidade
Apesar de ser identificada como Casa Invertida, na realidade, a “habitação” consiste num posto de transformação de eletricidade da EDA (Empresa de Eletricidade dos Açores). Este edifício utilitário consegue capturar a atenção pela sua singularidade.
Os engenheiros e arquitetos não quiseram fazer algo vulgar. Preferiram ser arrojados e decidiram construir algo verdadeiramente original, que desse nas vistas. Com esta construção, seguramente que conseguiram cumprir o objetivo!
Naturalmente, esta estranha casa invertida tornou-se numa autêntica atração turística das Furnas. Ela comprova que se pode fazer muito com pouco. Basta ter muita imaginação, bom-humor, criatividade e talento.
Inspiração
A construção da Casa Invertida foi inspirada nas constantes movimentações da ilha. O Posto de transformação de eletricidade da EDA tem este aspeto invulgar devido à inspiração nos efeitos das mudanças causadas por vulcões.
Esta construção serve como um piscar de olho ao constante movimento vulcânico dos Açores e aos seus efeitos. Ninguém consegue ficar indiferente a esta obra.
Efeito
Certo é que o posto de transformação da EDA é uma construção com impacto, o tipo de atração que leva a uma travagem brusca no carro. Quem vai ou vem das Furnas não consegue resistir à tentação de ficar a olhar para algo tão inusitado. A Casa Invertida tornou-se num dos símbolos da região.
Reflexões
Passar um tempo junto da Casa Invertida, faz-nos refletir. Será que o vento nos Açores é assim tão forte que consegue colocar uma casa “de cabeça para baixo”? Sentimos a tendência para nos inclinar e rodar o pescoço para ver melhor e tentar compreender como é que aquilo foi feito.
Atração singular
Esta construção tornou-se numa atração imperdível. Dos monumentos mais fotografados da ilha de São Miguel. Este espaço não é apenas para visitar. Qualquer pessoa sente mesmo necessidade de fotografar.
Por aqui, podemos usufruir da rápida passagem do tempo. O divertimento fica garantido com fotografias que se revelam um sucesso nas redes sociais.
Conheça locais onde pode passar umas férias sem gastar muito dinheiro:
- Onde passar férias com pouco dinheiro em Portugal
- 7 destinos de férias sem gastar muito para descobrir Portugal
- Onde passar férias com pouco dinheiro fora de Portugal
Ilha de São Miguel
Se visitar esta ilha terá muitas outras atrações que merecem ser visitadas. Além da beleza local que se encontra um pouco por toda a ilha, pode realizar muitas atividades que permitem aproveitar a estadia ao máximo. Por exemplo, a Lagoa do Canário é uma atração imperdível.
A Ponta da Ferraria é um destino com vários pontos de interesse turístico. A Natureza é verdadeiramente deslumbrante. É uma das muitas razões que leva tantas pessoas a não se conterem nos elogios concedidos a este local fascinante.
Faça uma visita ao Miradouro da Grota do Inferno (é considerado um dos mais belos da ilha). Também deve realizar uma visita à plantação de Chá Gorreana. Fique a conhecer este espaço onde é produzido o chá mais antigo da Europa. Uma vez neste lugar singular, deve aproveitar para provar a Camellia Sinensis.
Ora, já que se recomendam provas… tem mesmo de saborear o famoso cozido das caldeiras no Vale das Furnas. Esta refeição confecionada com o calor da própria terra é verdadeiramente deliciosa e uma experiência imperdível.