Conheça os truques para fazer a sobremesa de Natal mais popular. Saiba quais são as regras de ouro para as rabanadas no forno perfeitas.
As rabanadas são uma sobremesa tradicional que marca presença na mesa de Natal há inúmeras gerações. O seu poder de continuar a encantar miúdos e graúdos tornam esta sobremesa especial, pois tem a magia de nos fazer transportar para o passado.
Faz-nos recordar o tempo em que, enquanto crianças, víamos o mundo com outro encanto. Espaço temporal em que foram criadas as memórias de uma mesa farta e colorida que perduraram até aos nossos dias.
Regras de ouro para as rabanadas no forno perfeitas
Fazer rabanadas mais saudáveis
As rabanadas são uma sobremesa associada a uma elevada quantidade de gordura, mas é possível fazer esta sobremesa de forma mais saudável, tornando-a assim ainda mais sensacional. Assim, fazer rabanadas no forno revela-se uma das formas mais saudáveis de fazer rabanadas.
Qualidade dos ingredientes
Fazer boas opções revela-se uma estratégia importante. A escolha criteriosa de ingredientes com qualidade ajuda a apresentar o resultado desejado.
Pré-aqueça o forno
Pré-aquecer o forno revela-se uma estratégia comum e bastante preciosa. Faça-o com uma antecedência de 10 a 15 m, colocando o forno a uma temperatura de 180ºC a 200ºC.
Crocância
Idealmente, uma rabanada deve ficar seca e crocante. Se ficar oleosa ou mole não estará perfeita.
O pão não deve ser fresco. Deve ter alguns dias. Assim, ele ficará duro e não irá absorver tanto o líquido e a rabanada não ficará encharcada.
A mistura
O pão deve ser colocado numa mistura, pois molhar o pão numa mistura irá dar-lhe outros sabores. Nesta mistura, pode colocar diversos ingredientes, de acordo com o gosto de cada um.
Frequentemente, para dar um toque especial, pode colocar ingredientes como: raspas de casca de laranja, chocolate em pó, café solúvel, essência de baunilha, canela ou cravo.
Escorrer
Passar o pão no molho e no ovo, vai humedecer muito o pão. Portanto, será importante escorrer as rabanadas, antes de as levar ao forno. Pretende-se que as rabanadas fiquem secas por fora e bem macias por dentro.
Rabanadas no forno
Ingredientes
– 5 pães franceses amanhecidos
– 2 ovos batidos
– 500 ml de leite
– 1 lata de leite condensado
– Açúcar e canela misturados, a gosto
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, retire a casca de 5 pães franceses, deixando apenas a parte de baixo.
– Depois, corte cada pão em fatias com sensivelmente 1 cm de espessura e reserve.
– Coloque os ovos batidos numa tigela.
– Acrescente o leite e o leite condensado e misture bem.
– Depois, mergulhe as fatias de pão.
– Posteriormente, unte uma assadeira com bastante manteiga.
– Depois, polvilhe com açúcar e canela e misture a seu gosto.
– Em seguida, leve ao forno (médio e pré-aquecido a 180° C).
– Deixe no forno por 30 minutos.
– Depois, vire as fatias e coloque no forno novamente, desta vez por 10 min.
– Posteriormente, retire a assadeira do forno.
– Passe as rabanadas por açúcar com canela (depois de misturados a seu gosto).
– Está pronta a servir!
– Bom proveito!
Leia também:
- 3 deliciosas receitas de maçã assada muito fáceis de fazer
- Como fazer o melhor leite-creme tradicional português
- As melhores receitas de rabanadas à moda antiga
NCultura
Se leu “Regras de ouro para as rabanadas no forno perfeitas” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de receitas que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Bolos e sobremesas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…