Evite erros de português que surgem frequentemente no mundo da gastronomia e da culinária! Descubra aqui se «Refugado» é erro de português.
Quem não gosta de comer? Nem tudo o que se come é delicioso, mas muito do que é verdadeiramente bom começa pelo estrugido. Termo sinónimo de refugado ou de refogado? Aparece das duas formas pela internet, mas uma delas não pertence ao campo da cozinha. A ação será refogar ou refugar? Qual será que está correta?
Já todos nós tivemos oportunidade de procurar uma receita em algum sítio da internet e nele, além de uma receita, encontrámos uma série de erros de português, que nada acrescentam ao sabor do produto final…
E o que é um refugado ou refogado? É a ação que consiste em fritar um alimento em (pouca) gordura e num lume baixo. É uma preparação com ingredientes aromáticos (cebola, alho, tomate, entre outros que podem ser acrescentados), cortados em pequenos pedaços. Esta técnica, além de dourar levemente os ingredientes, liberta o líquido deles, o qual se mistura com a gordura (normalmente, azeite), dando-lhe o sabor dos ingredientes. Mas como será que se escreve esta palavra?
Leia também: Quais são as palavras mais feias da Língua Portuguesa?
«Refugado» é erro de português?
– Assim que o bacon estiver a refogar, acrescente uma cebola cortada, os dentes de alho picados e o chouriço cortado às rodelas.
– Assim que o bacon estiver a refugar, acrescente uma cebola cortada, os dentes de alho picados e o chouriço cortado às rodelas.
– São três manifestações do mesmo impulso que tenta refogar a globalização.
– São três manifestações do mesmo impulso que tenta refugar a globalização.
– Para preparar esta receita, deve fazer-se primeiro o refugado de frango.
– Para preparar esta receita, deve fazer-se primeiro o refogado de frango.
– Ambas os responsáveis adotaram o distanciamento social, refugado por Bolsonaro.
– Ambas os responsáveis adotaram o distanciamento social, refogado por Bolsonaro.
Antes de identificarmos quais os termos que estão corretamente aplicados e quais não estão, convém analisarmos se todos os termos existem. E, se todos existem, perceber melhor qual o seu significado.
Significados
Refogar
Termo que vem do latim refugo, -are.
Refogar é um termo que advém da construção “re”+”fogo”+”ar”.
Refogar é um termo próprio da culinária e significa cozer a cebola em gordura, fervendo-a lentamente em azeite, manteiga ou outra gordura, até a deixar transparente ou com uma cor distinta, que pode ir do branco-marfim ao castanho.
Ainda como termo próprio da culinária, refogar é guisar, estrugir.
Por exemplo, “Coloque a cebola, o alho e o tomate picados a refogar em azeite.”
Refogado
É particípio passado de refogar.
Refogado é adjetivo, termo próprio da culinária que se refere a um preparado com cebola frita em gordura (azeite, manteiga ou outra). É nome masculino que indica que o ingrediente (por exemplo: cebola, alho, tomate, louro) é frito em azeite, óleo ou outra gordura.
É um prato feito com base neste molho, que resulta do refogado destes ingredientes, mas que pode, posteriormente, ter diferentes fins. É sinónimo de refogado, estrugido.
Refugar
Refugar é um termo que advém do latim refugāre, “pôr em fuga”.
Refugar é um verbo transitivo que significa apartar o que não serve; rejeitar por inútil ou inservível. Tem como sinónimos rejeitar, desprezar, abandonar.
Refugar é pôr de parte; é considerar inútil; é não aceitar; é rejeitar novas ideias. Exemplo: Ela refugou todos os argumentos que ele apresentou.
Enquanto regionalismo, na região sul, refugar é separar o gado; apartar, separar. No Brasil, refugar é separar, apartar (ex.: refugar os animais).
Refugado
Este termo é particípio passado de refugar. É adjetivo que significa que se refugou; que foi posto de lado; que foi rejeitado ou posto de parte. Diz-se da correspondência que fica nas estações postais, posta de lado, geralmente por falta de franquia, por deficiência de endereço ou por ausência do destinatário. Algo refugado é algo desprezado, rejeitado.
Leia também: Dúvidas de Português: 10 classes de palavras
Correção
– Assim que o bacon estiver a refogar, acrescente uma cebola cortada, os dentes de alho picados e o chouriço cortado às rodelas. ✓
– Assim que o bacon estiver a refugar, acrescente uma cebola cortada, os dentes de alho picados e o chouriço cortado às rodelas. X
– São três manifestações do mesmo impulso que tenta refogar a globalização. X
– São três manifestações do mesmo impulso que tenta refugar a globalização. ✓
– Para preparar esta receita, deve fazer-se primeiro o refugado de frango. X
– Para preparar esta receita, deve fazer-se primeiro o refogado de frango. ✓
– Ambas os responsáveis adotaram o distanciamento social, refugado por Bolsonaro. ✓
– Ambas os responsáveis adotaram o distanciamento social, refogado por Bolsonaro. X
Conclusão
Assim, estas quatro palavras existem. São conceitos que fazem parte da língua portuguesa, mas que possuem significados distintos. Refugar não pode ser confundido com refogar, nem vice-versa.
Ambos os termos estão corretos. No entanto, devem ser usados em situações distintas, tal como refugado e refogado.