Início Cultura 10 curiosas palavras da Língua Portuguesa

10 curiosas palavras da Língua Portuguesa

É possível aprender um pouco mais, todos os dias: 1 palavra num dia, são 30 num mês!... Confira 10 curiosas palavras da Língua Portuguesa.

10 curiosas palavras
10 curiosas palavras da Língua Portuguesa

É possível aprender um pouco mais, todos os dias: 1 palavra num dia, são 30 num mês!… Confira 10 curiosas palavras da Língua Portuguesa.

São 306.949 palavras que estão presentes na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948). Este é o maior dicionário de português e representa a melhor fonte para avaliarmos a quantidade de palavras que existem na língua portuguesa. Se tivermos em conta que há dicionários diferentes, com palavras que estando presentes nuns, não aparecem noutros, percebemos que 306.949 palavras até pode ser um número que peca por defeito. Aliás, há ainda palavras novas que surgem e que são, só posteriormente, integradas nos dicionários. São, por isso, muitas as palavras que podemos ter à nossa disposição.

Segundo alguns especialistas na matéria, a maioria das pessoas possui um vocabulário ativo de apenas 1500 palavras! Contudo, todos podemos melhorar e alargar os nossos conhecimentos. Se aprendermos uma palavra nova todos os dias, estamos a aprender 7 no espaço de apenas uma semana; serão 30 em apenas um mês; serão 365 no espaço de um ano! Um número impressionante a integrar no nosso vocabulário ativo!

Este artigo apresenta uma lista com 10 palavras e os seus significados. Mas, para integrar o vocabulário ativo, não basta aprender o significado dos conceitos. É necessário aplicar as palavras aprendidas frequentemente. Aceita o nosso desafio de aprender uma palavra diariamente? Confira, então, a nossa lista e use estas palavras, ao longo da semana.


Leia também: «Óregãos» é erro de português?


10 curiosas palavras da Língua Portuguesa

Lazer

Termo que vem do latim licēre, «ser permitido». Lazer é um nome masculino que é referente ao período de tempo de que uma pessoa dispõe, depois de cumpridas as tarefas laborais ou obrigatórias. Lazer é tempo livre; é vagar; é ócio. Pode significar descanso; repouso. É ainda atividade com que se ocupa o tempo livre; a distração; o passatempo.

Bugiar

De bugio+-ar. Bugiar é verbo intransitivo. Significa fazer bugiarias. No sentido popular, mandar bugiar é despedir(-se) de alguém com desprezo.

Traulitada

Termo que vem de traulito+-ada. Traulitada é nome feminino que significa, no sentido popular, cacetada; bordoada. Uma traulitada é pancadaria, no sentido popular do termo.

É usado, no sentido pejorativo, como trauliteiros.

Fastio

Termo que vem do latim fastidĭu-, com o mesmo significado. Fastio é nome masculino que significa falta de apetite. Significa ainda repugnância pela comida; enjoo. Também significa aversão; repugnância. Tem ainda como significado tédio; aborrecimento.

Conluio

Termo que vem do latim colludĭu-, «jogo entre muitos; conluio». Conluio é nome masculino que tem como significado combinação entre duas ou mais pessoas, visando prejudicar outrem. Conluio é maquinação; trama.

Boa-fé

Boa-fé é nome feminino que significa franqueza; sinceridade; intenção honesta. Agir de boa-fé é agir com boa intenção.

Néscio

Termo que vem do latim nescĭu-, com o mesmo significado. Néscio é adjetivo que significa que não sabe ou que não é muito inteligente; ignorante; estúpido; inepto. É adjetivo aplicado a alguém que não é sensato ou prudente; irresponsável.

É nome masculino que significa indivíduo que não sabe ou não compreende bem; que é ignorante. É pessoa irresponsável

Bojuda

De bojo+-udo. É adjetivo feminino singular de bojudo. Bojudo é adjetivo que significa que tem grande bojo; que é pançudo.


Leia também: Língua portuguesa: 10 palavras muito procuradas nos dicionários


Vácuo

Termo que vem do latim vacŭu-, «vazio». É adjetivo que significa que não contém matéria, vazio, oco. Vácuo significa que não está ocupado, vago, vacante. É ainda nome masculino que tem como significado espaço circunscrito que não contém ar ou que se supõe vazio de matéria; vacuidade.

Na física, vácuo é espaço onde não existem moléculas, nem átomos. Em sentido figurado, vácuo é situação ou estado que lembra um vazio.

Também significa em privação, em falta, no sentido figurado. Vácuo ainda tem como significado tédio, aborrecimento, no sentido figurado.

Pupilo

Termo que vem do latim pupillu-, com o mesmo significado. Pupilo é nome masculino que significa órfão que está sob tutela. No sentido figurado, significa protegido. Pupilo é, ainda, aluno; discípulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.