Início Cultura Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa

Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa

Aprenda hoje 10 palavras novas. Há mais de 306.949 palavras portuguesas... Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa.

Reforce o seu vocabulário
Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa

Aprenda hoje 10 palavras novas. Há mais de 306.949 palavras portuguesas… Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa.

Aprender faz parte da vida. Devemos aprender sobre diversas áreas, mas aprender sobre a nossa língua é fundamental. A língua portuguesa é uma ferramenta diária. Sabia que existem mais de 306.949 palavras?

Na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), que é o maior dicionário da língua portuguesa, há 306.949 entradas. É certo que muitas dessas palavras não são usadas, pois há palavras que já não se usam muito ou termos que são muito específicos de determinadas áreas (nomeadamente da Medicina).

Porém, há um número elevado de palavras que merecem que o nosso tempo seja investido nelas, de forma a aprendermos mais sobre elas, mais sobre a nossa língua.

Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa

Mofatrão

Termo que vem de mofatra+-ão. Este nome masculino significa aquele que faz mofatras, burlão.

Leia também 

Ereto

Termo que vem do latim erēctu-, «levantado». Este adjetivo significa erguido. Este termo significa ainda direito. Ereto significa ainda fundado; criado. O termo ereto também significa que está rígido por afluxo de sangue.

Reforce o seu vocabulário
Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa

Túrgido         

Termo que vem do latim turgĭdu-, com o mesmo significado. Este adjetivo é usado na Biologia, sendo túrgido um termo que se diz da célula que apresenta a membrana distendida (dilatada, por vezes) pela pressão exercida contra ela pelo conteúdo celular.

Diz-se túrgido do órgão (ou organismo) que apresenta determinada rigidez por estar distendido, devido à pressão exercida pelo conteúdo celular ou por líquidos que a ele afluem. Túrgido significa inchado; túmido. O termo túrgido significa ainda provido de sucos.

Depauperamento     

Termo que vem de depauperar+-mento. Este nome masculino significa diminuição dos recursos disponíveis; empobrecimento. Depauperamento significa ainda enfraquecimento; debilitação. Depauperamento significa também esgotamento; extenuação; exaustão.

Atrofiar

Termo que vem de “atrofia”+”-ar”. Atrofiar é verbo transitivo, intransitivo e pronominal. Na patologia, atrofia significa provocar ou sofrer (tecido, órgão ou célula) redução do peso ou do volume; causar atrofia a. No sentido figurado, o termo atrofiar significa enfraquecer; debilitar(-se); definhar.

Reforce o seu vocabulário
Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa

Falpórria       

Termo de origem obscura. Falpórria é nome de 2 géneros que significa pessoa que age de forma vil. Falpórria significa biltre. Falpórria também significa farsola.

Senescência

Termo que vem do latim senescentĭa-, particípio presente neutro plural de senescĕre, «envelhecer». Este nome feminino significa condição ou qualidade do que está a envelhecer. Senescência significa ainda processo de envelhecimento.

Desconsolado          

Particípio passado de desconsolar. Desconsolado é adjetivo que significa que não tem consolação. Desconsolado é algo triste; desanimado. Desconsolado é algo que não satisfaz. Algo desconsolado é algo insípido; mal temperado.

Reforce o seu vocabulário
Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa

Definhar        

Termo que vem do latim *defināre, «enfraquecer; murchar». Definhar é verbo transitivo que significa causar magreza a. Significa também extenuar. Este termo significa ainda ralar. Definhar é também verbo intransitivo que significa enfraquecer gradualmente. Também significa decair.

Crepúsculo  

Termo que vem do latim crepuscŭlu-, «obscuridade; crepúsculo». Este nome masculino significa claridade frouxa que persiste algum tempo depois do sol-posto; lusco-fusco.

Crepúsculo significa também claridade idêntica que precede o raiar do dia. Em sentido figurado, crepúsculo significa declinação; decadência. Ainda em sentido figurado, crepúsculo significa ocaso. Existe ainda a expressão “crepúsculo da vida” que significa velhice.

Em determinados contextos, crepúsculo tem como sinónimos termos como: anoitecer, decadência, declinação, declínio, degradação, entardecer, lusco-fusco, noitinha, ocaso, ruína, sobretarde. Em determinados contextos, crepúsculo tem como antónimos termos como: amanhecer, aperfeiçoamento, aurora, madrugada, melhoramento, progresso.

Reforce o seu vocabulário
Reforce o seu vocabulário com 10 palavras da língua portuguesa

Estejam as pessoas a ver televisão, a navegar na internet ou a ler um jornal, a ler um livro ou a ler uma revista, é frequente surgirem dúvidas sobre determinadas palavras. O presente artigo tem como escopo estimular o gosto pela aprendizagem. Visa suscitar a paixão pela língua portuguesa, ao dar a conhecer a vasta riqueza da língua.

Este artigo do NCultura visa também valorizar a importância do uso do dicionário. Este objeto tão valioso deve ser usado diariamente, de forma a esclarecer no imediato as dúvidas sobre determinadas palavras, mal estas surjam.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.

Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.