Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia
O Bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da gastronomia portuguesa, particularmente da do norte de Portugal. O seu sabor único faz desta uma das iguarias mais apreciadas, de entre os petiscos com bacalhau.
Se há 1001 maneiras de confecionar bacalhau, seguramente que esta não só é uma delas, como é uma das mais populares. O Bacalhau à Zé do Pipo foi batizado com o nome do seu criador e é um prato que, embora com origem no Porto, é replicado um pouco por todas as cidades de norte a sul de Portugal.

Fique, agora, a conhecer a verdadeira história deste petisco e a sua receita original, para também poder confecionar esta iguaria no conforto de sua casa.
Aprenda a fazer um delicioso Bacalhau à Zé do Pipo
Este é um dos pratos de bacalhau mais apreciados e populares no nosso país. Faz parte do “Receituário da Cozinha Tradicional Portuguesa”.

Terá sido criado entre os anos 40 e 60 do século passado por José Valentim, também conhecido por “Zé do Pipo”, dono de um restaurante situado na cidade do Porto. Foi considerado um criativo e visionário e, logo na altura da criação deste prato, a recetividade foi total, tendo alcançado o 1º prémio num concurso denominado “A melhor refeição ao melhor preço”.
Para confecionar este prato são indispensáveis três ingredientes principais: lombo de bacalhau, maionese caseira e puré de batata. A estes podem somar-se outros ingredientes, tais como: cebola, leite, azeite, pimento vermelho, louro e azeitonas.

Como acontece com muitos dos pratos típicos da nossa gastronomia, a sua propagação por todo o país e por todos os restaurantes e estabelecimentos de restauração faz com que a receita se vá adulterando e, assim, fugindo da sua versão original. Além disso, é possível encontrar muitos espaços que, nas suas ementas, designam como “Bacalhau da casa” aquele que é, na verdade, “Bacalhau à Zé do Pipo”.
Dito isto, nada como ficar a conhecer a receita original e respeitar cada caso para um efeito final realmente próximo do tradicional. Para tal, não facilite e capriche no puré e, especialmente, na maionese caseira – um ingrediente que faz toda a diferença neste prato.
Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes
– 500g de batata
– 1,5l de leite
– 4 lombos de bacalhau
– 4 cebolas
– 6 gemas
– 3 alhos
– 3 colheres de manteiga
– 2 folhas de louro
– 2 colheres de azeite + ¼ de l de azeite
– 1 colher de sopa de sal
– 1 colher de chá de noz-moscada
– 1 colher de chá de mostarda
– Sumo de 1 limão
– Pimenta, q.b.
– Azeitonas e salsa, a gosto

Modo de Preparação
– Em lume brando, coza os lombos de bacalhau, com 1 litro de leite, uma folha de louro, uma pitada de pimenta, duas colheres de azeite. Deixe abrir em lascas, reservando o líquido da cozedura.
– Faça um refogado com as cebolas cortadas em meias luas, um 1/4 de litro de azeite, os alhos esmagados e uma folha de louro.
– Quando as cebolas estiverem macias, junte cinco colheres de sopa do líquido da cozedura do bacalhau.
– Coza a batata e junte uma colher de sopa de sal e algum líquido da cozedura do bacalhau.
– Escorra a batata e passe no passe-vite.
– Adicione a manteiga, 1/2 litro de leite, 4 gemas, uma pitada de pimenta, sumo de um limão e a noz moscada.
– Leve a lume brando e ligue todos os ingredientes.
– Num recipiente de vidro, coloque 2 gemas, gotas de limão e a mostarda mexendo sempre, enquanto junta o azeite em fio. Tempere com sal e pimenta, a gosto.
– Disponha as postas de bacalhau numa travessa de ir ao forno. Distribua o puré com um saco de pasteleiro, à volta do bacalhau. Coloque a cebolada sobre o bacalhau e, finalize, espalhando a maionese sobre a cebola.
– Leve ao forno para gratinar. Se gostar, decore com azeitonas pretas e salsa.
Vídeo de: necasdevaladares – receitas caseiras
_
Comentários 1