Início Tradições Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia

Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia

O Bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da gastronomia portuguesa. É uma das iguarias mais apreciadas de entre os petiscos com bacalhau.

Bacalhau à Zé do Pipo
Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia

Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia

O Bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da gastronomia portuguesa, particularmente da do norte de Portugal. O seu sabor único faz desta uma das iguarias mais apreciadas, de entre os petiscos com bacalhau.

Se há 1001 maneiras de confecionar bacalhau, seguramente que esta não só é uma delas, como é uma das mais populares. O Bacalhau à Zé do Pipo foi batizado com o nome do seu criador e é um prato que, embora com origem no Porto, é replicado um pouco por todas as cidades de norte a sul de Portugal.

Bacalhau à Zé do Pipo
Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia

Fique, agora, a conhecer a verdadeira história deste petisco e a sua receita original, para também poder confecionar esta iguaria no conforto de sua casa.

Aprenda a fazer um delicioso Bacalhau à Zé do Pipo

Este é um dos pratos de bacalhau mais apreciados e populares no nosso país. Faz parte do “Receituário da Cozinha Tradicional Portuguesa”.

Bacalhau à Zé do Pipo
Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia

Terá sido criado entre os anos 40 e 60 do século passado por José Valentim, também conhecido por “Zé do Pipo”, dono de um restaurante situado na cidade do Porto. Foi considerado um criativo e visionário e, logo na altura da criação deste prato, a recetividade foi total, tendo alcançado o 1º prémio num concurso denominado “A melhor refeição ao melhor preço”.

Para confecionar este prato são indispensáveis três ingredientes principais: lombo de bacalhau, maionese caseira e puré de batata. A estes podem somar-se outros ingredientes, tais como: cebola, leite, azeite, pimento vermelho, louro e azeitonas.

Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia

Como acontece com muitos dos pratos típicos da nossa gastronomia, a sua propagação por todo o país e por todos os restaurantes e estabelecimentos de restauração faz com que a receita se vá adulterando e, assim, fugindo da sua versão original. Além disso, é possível encontrar muitos espaços que, nas suas ementas, designam como “Bacalhau da casa” aquele que é, na verdade, “Bacalhau à Zé do Pipo”.

Dito isto, nada como ficar a conhecer a receita original e respeitar cada caso para um efeito final realmente próximo do tradicional. Para tal, não facilite e capriche no puré e, especialmente, na maionese caseira – um ingrediente que faz toda a diferença neste prato.

Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo

Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia

Ingredientes

– 500g de batata

– 1,5l de leite

– 4 lombos de bacalhau

– 4 cebolas

– 6 gemas

– 3 alhos

– 3 colheres de manteiga

– 2 folhas de louro

– 2 colheres de azeite + ¼ de l de azeite

– 1 colher de sopa de sal

– 1 colher de chá de noz-moscada

– 1 colher de chá de mostarda

– Sumo de 1 limão

– Pimenta, q.b.

– Azeitonas e salsa, a gosto

Receita original de Bacalhau à Zé do Pipo, uma delícia

Modo de Preparação

– Em lume brando, coza os lombos de bacalhau, com 1 litro de leite, uma folha de louro, uma pitada de pimenta, duas colheres de azeite. Deixe abrir em lascas, reservando o líquido da cozedura.

– Faça um refogado com as cebolas cortadas em meias luas, um 1/4 de litro de azeite, os alhos esmagados e uma folha de louro.

– Quando as cebolas estiverem macias, junte cinco colheres de sopa do líquido da cozedura do bacalhau.

– Coza a batata e junte uma colher de sopa de sal e algum líquido da cozedura do bacalhau.

– Escorra a batata e passe no passe-vite.

– Adicione a manteiga, 1/2 litro de leite, 4 gemas, uma pitada de pimenta, sumo de um limão e a noz moscada.

– Leve a lume brando e ligue todos os ingredientes.

– Num recipiente de vidro, coloque 2 gemas, gotas de limão e a mostarda mexendo sempre, enquanto junta o azeite em fio. Tempere com sal e pimenta, a gosto.

– Disponha as postas de bacalhau numa travessa de ir ao forno. Distribua o puré com um saco de pasteleiro, à volta do bacalhau. Coloque a cebolada sobre o bacalhau e, finalize, espalhando a maionese sobre a cebola.

– Leve ao forno para gratinar. Se gostar, decore com azeitonas pretas e salsa.

Vídeo de: necasdevaladares – receitas caseiras
_

Teresa Santos
Com formação em Humanidades, tem na investigação e na escrita a sua principal atividade. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual).

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.