Prepare-se para descobrir a deliciosa e irresistível tarte de pastel de nata, uma sobremesa tradicional em ponto grande para todos disfrutarem! O pastel de nata é uma bandeira da doçaria portuguesa, além de conquistar portugueses, maravilha todos os estrangeiros que visitam o nosso país e provam esta tentação.
Contudo, há outros doces capazes de gerar esse efeito, nomeadamente a tarte de pastel de nata. Iremos apresentar-lhe uma receita fantástica de tarte de pastel de nata. Além disso, iremos partilhar algumas sugestões para que possa preparar esta receita na perfeição.
Dicas para fazer uma tarte de pastel de nata deliciosa
Comparação com o pastel de nata
Se o seu bolo favorito é o pastel de nata, irá adorar devorar a tarte de pastel de nata. São, basicamente, a mesma sobremesa. No entanto, a tarte de pastel de nata e o pastel de nata apresentam-se em formatos diferentes.
Enquanto a tarte é feita numa forma grande e cortada em fatias generosas, o pastel de nata é realizado em formas pequenas, redondas. No entanto, a receita é muito semelhante, tal como o sabor. Contudo, há diferenças, nomeadamente na textura. Geralmente, o pastel de nata é mais crocante, enquanto a tarte de nata é mais macia.
Receita prática
Esta receita de tarde de pastel de nata revela-se uma sobremesa de eleição. Quem tem a oportunidade de a saborear, rende-se aos seus encantos. Esta sobremesa é simplesmente deliciosa. Esta receita é bastante prática. Faz-se em 40 minutos. Sendo fácil de fazer e irresistível, trata-se de uma sobremesa cuja receita tem mesmo de guardar ou memorizar. Os seus convidados agradecerão!…
O tipo de massa
Tradicionalmente, a tarte de nata é feita com massa folhada. Esta é a opção mais adequada para fazer esta sobremesa. A massa folhada confere à sobremesa uma textura leve e crocante. Contudo, se não tiver massa folhada ou preferir usar massa quebrada, pode fazê-lo.
Outra possibilidade consiste em experimentar fazer a sobremesa com massa areada ou até com massa de pão. O resultado será necessariamente diferente. Contudo, a tarte de nata não deixará de se apresentar como uma sobremesa saborosa. O creme é a alma da tarte de pastel de nata.
Uso do citrino
Na preparação desta sobremesa, há a recomendação de utilizar uma casca de limão. No entanto, para intensificar o sabor, pode utilizar mais do que uma ou usar casca de outro citrino, nomeadamente laranja.
Remoção dos elementos aromáticos
A canela e os citrinos (limão ou laranja) enriquecem a sobremesa com os seus aromas. Contudo, após o preparado estar concluído, é importante que não se esqueça de retirar o pau de canela e as cascas de limão.
Toque distinto
Para dar um toque especial à sobremesa, pode utilizar essência de baunilha. Este elemento confere um sabor distinto à tarte de pastel de nata. Experimente! Não se vai arrepender…
Outros sabores
Tradicionalmente, os aromas da tarte de nata são aromas de limão e canela. No entanto, há outros ingredientes que pode usar. Faça-o conforme o seu gosto e criatividade.
Geralmente, pode usar ingredientes como baunilha, laranja, coco, chocolate, café, noz-moscada, cardamomo ou gengibre. Esses elementos devem ser colocados com leite ou adicionados ao creme de ovos e natas. Desta forma, o seu aroma irá enriquecer a sobremesa.
Resultado perfeito
O truque para apresentar um resultado perfeito consiste em ter um creme sem grumos.
O momento de repouso
Outro truque para apresentar um resultado de excelência consiste em deixar o creme arrefecer completamente, antes de o levar ao forno. Neste método, deve cobrir o creme com película aderente. Assim, impedirá que se forme condensação e uma camada grossa na superfície.
Experimente mais receitas de sobremesas típicas:
- 3 receitas de pastéis de nata, doces tentações
- A receita portuguesa do Pastel de Belém
- Como fazer a melhor aletria tradicional portuguesa
Siga o canal Ncultura no WhatsApp aqui
Receita de tarte de pastel de nata
Ingredientes
- 1 rolo Massa folhada estendida
- 280 g de açúcar
- 70 g de farinha
- 6 gemas
- 5 dl de leite
- 2,2 dl de água
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- q.b. Manteiga para untar
- q.b. Farinha para polvilhar
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, coloque o açúcar e a água num tacho.
- – No imediato, acrescente o leite, a farinha e as gemas.
- – Por último, junte o pau canela e a casca de limão.
- – Posteriormente, leve o tacho ao lume.
- – Então, aguarde que o preparado engrosse, mexendo sempre.
- – Em seguida, retire e remova a canela e a casca de limão.
- – Depois, deixe o preparado arrefecer.
- – Então, unte uma tarteira de fundo amovível com manteiga.
- – No imediato, polvilhe com farinha.
- – Posteriormente, forre com a massa folhada.
- – Em seguida, recheie a massa com o creme inicial.
- – Finalmente, leve ao forno (pré-aquecido a 200 °C), por 25 minutos.
- – Retire, deixe arrefecer e desenforme.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais