Aprenda a preparar a receita clássica de pataniscas de bacalhau à moda antiga. Uma experiência que resgata as raízes da culinária de Portugal. Este petisco delicioso está presente em restaurantes, cafés e tascas de norte a sul do país.
Apesar de ser um prato relativamente simples e rápido de fazer (apenas tem a fritura, que pode demorar um pouco mais), há algumas informações importantes que se tem de conhecer. Iremos apresentar-lhe algumas sugestões para que possa aproveitar ao máximo esta iguaria.
Dicas para fazer pataniscas de bacalhau à moda antiga
As pataniscas (iscas ou iscas de bacalhau, conforme são conhecidas na região do Porto) revelam-se um prato imperdível. Não há ninguém que lhes resista.
Por isso, todos os portugueses deviam saber fazer estas tentações. Eis algumas dicas para fazer pataniscas perfeitas.
A perfeição
As pataniscas de bacalhau para ficarem perfeitas devem apresentar a consistência certa, ser estaladiças por fora e revelarem-se fofas e deliciosas por dentro.
O bacalhau é rei
O “fiel amigo” bacalhau deve ter todo o protagonismo. Por isso, pique bem os alimentos secundários, nomeadamente a cebola, a salsa e o alho. Estes elementos devem emprestar sabor, sem ter uma presença muito visível. Por isso, esses ingredientes devem ser bem picados para se manterem secundários, para que não consigam roubar o protagonismo ao bacalhau, o ingrediente principal.
Temperos
As pataniscas de bacalhau podem apresentar sabores de algumas especiarias, tais como a pimenta-preta moída, por exemplo. Além disso, para dar sabor e aroma às pataniscas muitas pessoas utilizam ervas aromáticas. Uns preferem enriquecer este petisco com coentros, outros preferem salsa picada. Independentemente da opção, elas ficam saborosas. Por isso, algumas pessoas até utilizam ambos, em simultâneo.
A gordura
Embora muitas das receitas de pataniscas recomendem a colocação do óleo como a gordura a ser usada, a nossa sugestão é que as pataniscas sejam fritas em azeite. Esta é a melhor gordura para as pataniscas, pois ficam irresistíveis.
Papel absorvente
É fundamental remover o máximo de gordura das pataniscas. Quando as pataniscas são fritas no óleo, elas ficam muito gordurosas. Após fritar as pataniscas de ambos os lados, elas devem ser retiradas da frigideira e colocadas num prato à parte, devidamente preparado com papel absorvente. Faça este gesto à medida que elas vão ficando prontas.
Por fim, antes de as servir, cubra as pataniscas com mais papel absorvente. Dessa forma, irá conseguir eliminar a gordura que se encontra no topo das pataniscas. A remoção da gordura permite que as pataniscas fiquem mais saudáveis, mais apelativas, mais apetitosas!
Os acompanhamentos
As pataniscas podem ser acompanhadas com arroz de feijão encarnado ou com arroz malandrinho de tomate.
Como petisco
As pataniscas podem ser consumidas como petisco ou serem servidas com pão, numa sande maravilhosa e deliciosa.
A salada
Independentemente do modo como servir a patanisca, seja no pão ou no prato, uma salada mista pode ser uma companhia fantástica. A salada deve ser diversificada, rica, generosa, saborosa.
Há vários ingredientes que podem ser colocados na salada, tais como: alface, rúcula, queijo-feta, cebola, pepino, tomate, tomate-cherry, milho, azeitonas.
A bebida
No momento de servir as pataniscas, aproveite para colocar na mesa uma garrafa de vinho branco… Embora também possa servir uma cerveja bem fresquinha.
Receita de pataniscas de bacalhau à moda antiga
Ingredientes
- 3 ovos
- 2 postas bacalhau previamente demolhado
- 1 cebola pequena picada
- 1 chávena de leite ou água da cozedura do bacalhau
- 8 colheres de sopa de farinha
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- Azeite para fritar e usar q.b.
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, deve cozer o bacalhau.
- – Depois, faça a limpeza: elimine pele e espinhas.
- – No imediato, deve lascar o bacalhau.
- – Posteriormente, coloque o bacalhau desfiado numa taça.
- – Em seguida, acrescente os ovos, a farinha, a salsa e a cebola.
- – Então, deve envolver bem os ingredientes.
- – Seguidamente, deve juntar o leite (ou a água da cozedura do bacalhau) aos poucos.
- – Faça-o até a mistura ficar um pouco liquida.
- – Depois, deve fazer o tempero com sal e pimenta.
- – Posteriormente, deve aquecer o azeite numa frigideira larga.
- – No imediato, deve fritar as pataniscas e colocá-las às colheradas.
- – No processo, pressione as pataniscas com um garfo para que fiquem baixinhas.
- – Em seguida, deve colocar as pataniscas sobre papel absorvente para secarem.
- – Acompanhe as pataniscas com arroz branco ou arroz de tomate.
- – Pode ainda servir uma travessa de salada.
- – Sugere-se ainda a colocação de pão na mesa. Há quem prefira colocá-las numa sande.
- – Bom proveito!