A canja de galinha à portuguesa é um clássico reconfortante da nossa culinária! Experimente esta poção de nutrição e conforto. A canja de galinha à portuguesa é uma criação gastronómica de excelência. Além de ser uma sopa bastante agradável, revela-se um bom remédio. Todas as avós recomendam a canja de galinha para superar diversas maleitas. Até os médicos sugerem o consumo desta sopa deliciosa.
Esta sopa é recomendada pelos mais velhos, porque ajuda bastante a curar constipações. Ela assegura a necessária hidratação do organismo e garante o seu fortalecimento. Reunimos um conjunto de sugestões para fazer esta sopa na perfeição.
Receita de canja de galinha à portuguesa
Sugestões para uma canja de galinha à portuguesa perfeita!
A canja de galinha à portuguesa é um clássico da gastronomia nacional. No entanto, existem outros povos que apresentam sopas semelhantes.
Segundo os especialistas, a origem da canja na culinária portuguesa é muito antiga. Provavelmente, esta sopa terá derivado de um prato tradicional asiático chamado kanji, também frequentemente identificado como congee/jook.
O congee trata-se de um prato que consiste num ensopado de arroz. Este prato é consumido ao pequeno-almoço. Tradicionalmente, este prato também é um alimento para pessoas em recuperação de doenças.
Contudo, os portugueses acabaram por enriquecer a receita do kanji, ao acrescentar ingredientes saborosos na canja à portuguesa, nomeadamente ingredientes como a galinha e os legumes.
A tradição fixou-se, no nosso país, surgindo versões um pouco distintas. Este prato tradicional pode encontrar algumas variações. Trata-se de algo que permite dar a conhecer a vasta riqueza da culinária portuguesas.
A canja de galinha é uma sopa prática, muito fácil de preparar. Esta iguaria revela-se bastante saborosa, sendo feita em passos simples, executados com facilidade.
O conjunto de ingredientes que podem integrar uma canja de galinha à portuguesa é vasto. A diversidade permite preparar versões distintas, mas saborosas. Eis alguns dos ingredientes que podem ser adicionados a esta maravilhosa sopa:
- frango/galinha
- batata
- arroz
- massa
- cenoura
- aipo
- cebola
- tomate
- azeite
- sal
- alho
- salsa
- louro
- pimenta-preta
- tomilho (opcional)
- entre outros…
Geralmente, a canja à portuguesa é uma receita preparada com peito do frango. No entanto, também é possível substituí-lo pela coxa. Existem algumas destas sopas cujas receitas utilizam o frango inteiro. Contudo, nessa versão, o caldo da canja não ficará tão claro.
Tradicionalmente, a canja de galinha tanto pode ser preparada com pevide, como com massinhas específicas para sopa. No entanto, muitas pessoas optam por utilizar arroz.
A canja é preparada com a variedade de arroz agulhinha/agulha branco, um tipo de arroz de grão longo, que é excelente para receitas nas quais o arroz deve ser soltinho. É possível preparar esta receita de canja de galinha à portuguesa com arroz agulhinha/agulha integral.
No entanto, tenha em conta que o tempo de cozimento será mais longo neste caso. Por isso, o tempo deve ser ajustado conforme a recomendação do fabricante do arroz.
Em algumas zonas do país, a aletria é a base da canja de galinha à moda antiga. No entanto, para este prato, pode usar outra massa da sua preferência. Escolher massas pequenas é a melhor opção para este prato.
Para adicionar um sabor especial à canja de galinha à portuguesa, basta colocar hortelã no momento de servir. Contudo, se apreciar, pode utilizar coentros em vez deste ingrediente.
Aprenda a preparar as melhores sopas:
- Sopa da Pedra, as melhores receitas
- Sopas de cavalo cansado, uma tradição regada com vinho tinto
- Aprenda a fazer Caldo Verde à portuguesa
Receita de canja galinha à portuguesa
Ingredientes
- 2 dentes de alho
- 2 ovos cozidos
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 ramos de hortelã
- ½ galinha com miúdos
- 80 g de pevide (ou aletria) para canja
- 2 l de água
- q.b. Sal
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, coloque a galinha numa panela.
- – Em seguida, adicione os miúdos, a cebola, a cenoura e os alhos.
- – Posteriormente, junte a água.
- – Então, faça o tempero com sal.
- – Depois, deixe ferver ao longo de 20 minutos, aproximadamente.
- – No imediato, retire a galinha e limpe-a de peles e ossos.
- – Em seguida, desfie a carne.
- – Posteriormente, parta os miúdos em pedaços. Reserve.
- – Neste momento, retire a cenoura e pique-a. Reserve.
- – Então, leve novamente o caldo da canja ao lume.
- – Depois, quando começar a ferver, acrescente as pevides.
- – No imediato, deixe cozer durante 10 minutos.
- – Em seguida, separe as gemas dos ovos cozidos.
- – Posteriormente, desfaça-as com um pouco do caldo da canja.
- – Nesta etapa, adicione as gemas, a galinha e a cenoura à canja.
- – Então, deixe cozer por mais alguns minutos.
- – Finalmente, está pronto! Sirva a canja quente com folhas de hortelã.
- – Bom proveito!