Esta é uma iguaria tradicional, conhecida pelo seu sabor rico e textura húmida. Conheça a receita de Bolo de Mel da Madeira que preparamos para si. O nosso país tem uma gastronomia de excelência. Não apenas no território de Portugal Continental, mas também nas ilhas. Além dos pratos tradicionais deliciosos, há doces incríveis.
O bolo de mel da Madeira serve de exemplo das maravilhosas criações que se podem encontrar nas ilhas. Apesar de ser um destino de sonho, não é necessário viajar para a Ilha da Madeira para saborear esta iguaria.
Receita de Bolo de Mel da Madeira
Bolo tradicional
A receita de Bolo de Mel da Madeira que lhe iremos apresentar permite fazer em casa este doce tradicional. O Bolo de Mel da Madeira carateriza-se por ter um forte aroma a especiarias e por apresentar um sabor a mel de cana intenso. Nesta iguaria, destacam-se ainda os deliciosos pedaços de frutos secos e de cidra cristalizada.
Conhecimento de gerações
As melhores receitas deste doce são as que passam de geração em geração, mantendo o sabor original, que se perpetua numa tentação que é feita pela neta com a mesma mestria que a avó apresentava.
Com esta receita, o seu Bolo de Mel da Madeira írá apresentar o sabor rico e aromático que é comum nesta sobremesa.
Bolo de Natal
Há várias receitas de bolo de mel. Contudo, a receita de bolo de mel da Madeira será seguramente a mais popular. Esta receita surgiu no arquipélago da Madeira nos tempos áureos da produção de cana-de-açúcar.
Atualmente, a sua fama fez com que a tentação deixasse de ser feita apenas na Madeira. O bolo de mel da Madeira é uma especialidade presente em várias mesas na época natalícia. De acordo com as origens, o bolo de mel da Madeira é preparado no dia de Nossa Senhora da Conceição, a 8 de dezembro, dando desta forma início aos preparativos de Natal.
Os frutos secos
Idealmente, para fazer bolo de mel da Madeira, deve utilizar frutos secos. Preferencialmente, deve utilizar nozes e amêndoas. No entanto, também pode utilizar outros, como os pinhões, por exemplo.
Variação
Se não gostar de frutos secos, pode não usar nada ou substituí-los por frutas cristalizadas, passas ou chocolate picado. Tradicionalmente, os frutos secos são essenciais. Eles dão uma textura e um sabor extra ao bolo da Madeira. No entanto, se quiser adaptar a sobremesa ao seu gosto, pode fazer essa alteração.
Apurar os sabores
Se quiser apurar um pouco mais o sabor desta iguaria, pode juntar sumo de metade de uma laranja para tornar o bolo de mel da Madeira mais saboroso.
O mel
Se não tiver em casa mel de cana e não quiser fazer esse investimento, pode usar outro tipo de mel. No entanto, tenha em conta que o sabor será diferente. O mel de cana é a opção tradicional. Este mel é escuro e espesso. Este mel é extraído do sumo da cana-de-açúcar e apresenta um sabor caraterístico e intenso.
O vinho
Idealmente, deve usar vinho da Madeira. Se não tiver, pode usar um vinho licoroso. Por exemplo, o vinho do Porto, o Moscatel ou o vinho Marsala.
Tradicionalmente usa-se o vinho produzido na ilha da Madeira, porque este vinho fortificado apresenta um sabor complexo e variado. O sabor do vinho da Madeira varia consoante o tipo de uva e o tempo de envelhecimento.
O armazenamento
A famosa receita do bolo de mel da Madeira é preparada tradicionalmente com cana-de-açúcar. Os bolos de Mel-de-Cana que espelham a tradição madeirense são uma deliciosa tentação que apresenta longevidade. Esta iguaria pode ser conservada durante o ano inteiro.
O modo de armazenar
Estes doces podem ser armazenados por um longo período. No entanto, para aumentar a sua qualidade ao longo desse tempo, deve ter o cuidado de embrulhar o bolo de mel em papel vegetal (tradicional), de preferência num recipiente fechado (tupperware). Posteriormente, deve guardar os bolos de mel num sítio seco.
O momento de servir
Quando se pretende comer um pedaço de bolo de mel da Madeira, não se esqueça de o fazer como manda a tradição: parta com as suas próprias mãos!
Aprenda a fazer mais bolos deliciosos:
- Bolo de chocolate húmido da avó. Não há melhor!
- Receitas de Bolo de Banana com aveia para comer e chorar por mais
- Bolo de caneca no microondas. É rápido e delicioso!
Siga o canal Ncultura no WhatsApp aqui
Receita de Bolo de Mel da Madeira
Ingredientes
- 1/2 laranja
- 250 g de farinha sem fermento tipo 65
- 90 g de açúcar
- 75 g de manteiga
- 50 g de frutas cristalizadas picadas grosseiramente
- 50 g de nozes meias nozes + 6 meias nozes para decorar
- 50 g de amêndoa sem pele + 12 para decorar
- 50 g de passas picadas grosseiramente
- 45 g de banha de porco
- 200 ml de mel de cana da Madeira
- 50 ml de Vinho da Madeira
- 3 g de fermento de padeiro desidratado
- 1 colher de café de erva-doce
- 1 colher de chá de canela em pó
- q.b. Noz-moscada ralada na altura
- 1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, deve colocar num tacho 200ml de mel de cana-de-açúcar.
- – No imediato, adicione 45g de banha de porco e 75g de manteiga.
- – Em seguida, leve ao lume os ingredientes e, depois, reserve.
- – Posteriormente, coloque 250g de farinha, na amassadeira.
- – No imediato, acrescente 3g de fermento de padeiro desidratado.
- – Então, junte 90g de açúcar.
- – Depois, adicione o preparado anterior.
- – Em seguida, misture bem os ingredientes.
- – Posteriormente, junte 1 colher de chá de canela.
- – Depois, faça o mesmo com 1 colher de café de erva-doce e noz-moscada a gosto.
- – Por fim, acrescente 1/2 colher de café de bicarbonato de sódio.
- – Em seguida, adicione 50g de amêndoas e 50g de nozes.
- – No imediato, junte 50 g de fruta cristalizada e 50g de uvas-passas.
- – Finalmente, regue com 50ml de vinho da Madeira e junte a raspa e o sumo de 1/2 laranja.
- – Posteriormente, deixe a massa levedar durante 1h.
- – Então, deve decorar o bolo com nozes e amêndoas a gosto.
- – Depois, resta levar ao forno a 180ºC por, pelo menos, 1h.
- – Bom proveito!