Início Histórias Reis de Portugal: Rainha Isabel de Castela fechou a Aia no Baú!

Reis de Portugal: Rainha Isabel de Castela fechou a Aia no Baú!

Num país como Portugal, que conta com uma história de quase 9 séculos, não faltam episódios curiosos… Rainha Isabel de Castela fechou a Aia no Baú.

Rainha Isabel de Castela
Reis de Portugal: Rainha Isabel de Castela fechou a Aia no Baú!

Num país como Portugal, que conta com uma história que se prolonga por quase 9 séculos, não faltam episódios curiosos… Rainha Isabel de Castela fechou a Aia no Baú.

Foram vários os Reis que reinaram no nosso país, mais precisamente 34 (foram 4 dinastias). Na História de Portugal, que se prolonga ao longo de quase nove séculos, muitos foram os Reis que tiveram um papel fundamental nos desígnios do país. Se alguns reis foram determinantes na construção de feitos memoráveis, há outros que foram menos protagonistas.

Certo é que há sobre todos episódios verdadeiramente irresistíveis, curiosidades que se revelam verdadeiras preciosidades. Uns reis foram megalómanos, outros revelaram ser cruéis, outros fizeram opções mais polémicas. Naturalmente que para a história são enaltecidos os grandes feitos, mas também deve haver espaço para as curiosidades. Há episódios que assombraram, outro que escandalizaram, outros que ridicularizaram a história de Portugal e dos seus reis.

A vida dos monarcas sempre foi fascinante, maravilhando o povo da época mas, ainda hoje, continua a encantar quer os historiadores que conseguem aceder às fontes mais rebuscadas, quer aos meros curiosos que procuram toda a informação possível sobre a temática que adoram. Há momentos caricatos, episódios rocambolescos, acontecimentos mórbidos, entre uma variedade sem fim. São curiosidades que se centram mais na conjuntura, nos grandes acontecimentos e nos grandes feitos dos reis e das rainhas.

Contudo, como os reis e rainhas são pessoas de carne e osso, possuem virtudes e defeitos, têm sonhos e sonhos desfeitos, amores e desamores, como qualquer outro. O NCultura dará destaque a momentos insólitos, a episódios que não engrandecem a nossa história e, por isso, não são contados nas escolas e não surgem sequer na maioria dos livros de História tradicionais. Neste artigo, centraremos a nossa atenção na Rainha Isabel de Castela. Quer saber mais?

Leia também:

Reis de Portugal: Rainha Isabel de Castela fechou a Aia no Baú!

Rainha Isabel de Castela
Reis de Portugal: Rainha Isabel de Castela fechou a Aia no Baú!

A Rainha Isabel de Castela

A Rainha D. Isabel I de Castela é uma das grandes personalidades da história, por isso não deixa ninguém indiferente. Ainda hoje o seu carisma e os seus feitos e controvérsias continuam a despertar paixões.

Isabel, a Católica, é uma personalidade ligada à história de Portugal e de Espanha. Uma mulher de virtudes pessoais indiscutíveis, como o sentido de autoridade muito vincado e uma religiosidade sincera e contagiosa. Por isso, Isabel é conhecida como a Católica.

O seu reinado revela-se de particular importância na história peninsular. Ela foi responsável pelo lançamento dos fundamentos da Espanha moderna. Ela fortaleceu o Estado, promoveu a união dos reinos de Castela e de Aragão e ainda lançou Espanha na descoberta da América e na expansão ultramarina. Foi sem dúvida alguma uma mulher que deixou uma marca indelével na história da Península Ibérica.

O dia em que a Rainha fechou a sua Aia no Baú!

A rainha de Castela, D. Isabel de Portugal, durante o seu reinado, via os homens deslumbrados com a sua aia e fartou-se. A aia era Beatriz da Silva e sofreu na pele a frustração sentida pela rainha. A aia encantava toda a gente. Condes e duques espanhóis ficavam derretidos, querendo casar com Beatriz, mas quando é o próprio marido da Rainha a deixar-se encantar, antecipam-se consequências.

D. João II de Leão e Castela, marido da rainha de Castela, também se encantou por Beatriz. Farta, D. Isabel de Portugal, numa reação à humilhação sentida, mandou trancar a aia dentro de um… baú. Contudo, o tio de Beatriz, D. João de Menezes, visitou a sobrinha, três dias depois de a Rainha a ter encerrado no baú e isso fez a Rainha arrepender-se da decisão. Beatriz estaria viva?…

A surpresa

Quando a Rainha abriu o baú ficou surpreendida. Ao contrário do que esperava, a aia não estava morta, nem sequer apresentava sinais de fraqueza. O impacto desse momento ainda foi maior, pois a aia contou uma história incrível. A da aparição da Virgem Maria, a quem a aia prometeu fundar uma ordem religiosa dedicada à Imaculada Conceição. E a aia parecia ainda mais bonita…

O que é certo é que Beatriz, nesse mesmo ano, retirou-se para um mosteiro, tendo por lá vivido por 30 anos. Para que a sua beleza não causasse mais ódio, a aia viveu com a cara coberta por um véu.

Mas ela ainda fez história… Ela fundou o Mosteiro da Imaculada Conceição e a ordem com o mesmo nome, com o apoio da filha da rainha. Posteriormente, em 1976, foi canonizada pelo Papa Paulo VI, tendo-se tornado na primeira santa portuguesa!

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre a história de Portugal no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.