Se gosta de explorar areais improváveis, vá até à Praia de Moledo! Fique a conhecer todas as suas atrações turísticas e informações essenciais.
Natureza, desportos aquáticos, dunas e serras são alguns dos atrativos que fazem desta uma praia única e digna de uma visita este verão. Fica em Caminha, mas é um excelente destino para as suas férias ou escapadinhas de verão.
Pela frente tem 3 meses de época balnear para usufruir ao máximo sozinho, em família, com amigos ou com crianças. O importante é fazer-se à estrada e seguir o nosso roteiro, verdadeiramente apetecível.
Praia de Moledo: a encantadora praia minhota
Esta praia fica em Viana do Castelo e é uma das mais populares desta região do país. Ali perto fica a também conhecida Mata do Camarido, que confere à praia um enquadramento natural muito agradável.
O mar é bravo, e, por isso, é muito procurado pelos praticantes de bodyboard, surf e windsurf. Para os demais, resta dizer que as águas podem chegar aos 17ºC de temperatura e que são muito ricas em iodo pelo que são tidas como águas terapêuticas.
Trata-se de uma praia de qualidade (com bandeira) azul e que tem ainda a vantagem de ser vigiada e, também, acessível. A sua areia branca funde-se com zonas rochosas. Pode chegar a até este espaço caminhando, indo de bicicleta, viajando de carro ou apanhando um barco.
Informações úteis
GPS: Coordenadas da Praia de Moledo: latitude – 41° 50′ 58.01″ N ( 41.849448 ) / longitude – 8° 51′ 59.98″ W ( -8.86666 ).
Direções
Comboio: Porto – Valença/Vigo (Estação “Moledo do Minho”). Compre, aqui.
Camioneta: Porto – Caminha (vila a 3 km de Moledo do Minho). Compre, aqui.
Carro: Porto pela A28 – saída Moledo do Minho.
Avião: Aeroportos mais próximos: Vigo (Espanha) e Francisco Sá Carneiro (Porto)
Outras atrações
Nos dias de nevoeiro ou chuva, aproveite para visitar…
Forte e Convento da Ínsua
Fica mesmo em frente da praia. Trata-se de uma pequena ilha rochosa. Para lá chegar, deve seguir de barco.
O Forte da Ínsua foi erguido em quatrocentos como um convento para a comunidade franciscana que aí viveu. Porém, nos anos de seiscentos e de setecentos, o convento de Santa Maria da Ínsua foi alargado e passou a ter como papel proteger a costa.
Neste momento, os únicos vestígios que sobrevivem no ilhéu da Ínsua dão do forte seiscentista, construído durante o reinado de D. João IV, o qual possui uma planta em estrela irregular, com cinco baluartes e um revelim.
Casa do artista António Pedro
Para os fãs de arte, colecionismo e de visitar casas de artistas, a Casa de António Pedro é, sem dúvida, um local de passagem obrigatória, onde pode ficar a conhecer várias peças e mobiliários, dos mais variados estilos. O ambiente é muito intimista e permite que fiquemos a conhecer melhor o gosto único e singular do artista.
Capela Privada de Santa Teresa
Este é um templo privado barroco setecentista que apresenta um estilo erudito. Ao contrário do que é habitual nesta zona do país, a capela segue as caraterísticas mais comuns da arquitetura barroca portuense. O seu exterior é simples e despojado e vale a pena ficar a conhecer.
Capela Nossa Senhora de ao Pé da Cruz
Esta capela, que chegou a ser de Nossa Senhora da Piedade, sofreu muitas alterações, desde o ano em que foi erguida, mantendo valores como a sua simetria, rigidez, simplicidade e despojamento.
Neste momento, a capela apresenta-se com um corpo central, campanário a sul, sacristia a norte e alpendre nas entradas. Se entrar na Capela, aproveite para admirar os seus deslumbrantes altares laterais e, claro, o altar-mor, devotado a Nossa Senhora de ao Pé da Cruz.
Leia também:
- 15 das praias fluviais mais bonitas de Portugal
- As 10 melhores Praias Fluviais do Douro
- 7 das mais bonitas Praias Fluviais da zona Centro
NCultura
Se procura uma aventura inesperada, a Praia do Moledo é a opção ideal para si! Já conhecia esta praia? Se sim, conte-nos a sua experiência nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…