Há palavras tão parecidas que lançam constantemente a confusão. Esclareça alguns pares que dão dores de cabeça, como: acre e ocres ou descrição e discrição.
A língua portuguesa é como um organismo vivo, vai evoluindo ao longo do tempo, acompanhando a nossa evolução. Ela adapta-se aos novos conhecimentos adquiridos com o surgimento de invenções e inovações que forçam a criação de novas palavras.
Existem palavras que se tornam obsoletas, deixam de ser usadas e acabam por ser esquecidas. Há inúmeras palavras no dicionário que a grande maioria das pessoas desconhece. Entre essas palavras há pares que lançam constantemente a confusão, são constantemente trocados, levando ao surgimento de momentos embaraçosos em que se quer dizer algo que fica manchado por um erro de português.
As palavras parónimas são um exemplo de palavras que fazem-nos coçar a cabeça. Estes termos são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma semelhante, contudo essas palavras apresentam significados diferentes.
Descrição e discrição
Os termos descrição e discrição são constantemente confundidos.
Definição dos conceitos
Descrição
Este nome feminino significa relato (escrito ou oral) das características ou traços distintivos de um facto, lugar, paisagem, pessoa, etc. Descrição é citação ordenada dos caracteres de um ser vivo, que se designa diagnose quando limitada a uma categoria sistemática. Este termo significa também enumeração.
Uma descrição pode ainda ser identificação física, económica e fiscal do prédio objeto de registo a que respeitam os factos inscritos. O termo descrição vem do latim descriptiōne-, com o mesmo sentido.
Exemplo: A testemunha do acidente fez uma descrição do assaltante.
Assim, descrição significa que a testemunha realizou uma enumeração das características do indivíduo que realizou o crime.
Discrição
Este nome feminino significa estado ou qualidade de quem é reservado e não dá nas vistas; reserva. O mesmo termo pode significar circunspeção. Discrição é qualidade de quem é comedido; modéstia; recato. O mesmo termo pode significar capacidade de distinguir o certo do errado; discernimento; sensatez.
Discrição pode ainda ser capacidade de guardar segredo. Existe a expressão “à discrição” que significa à vontade, sem restrições (ou em abundância). Existe também a expressão “à discrição de” que significa sob a autoridade, vontade ou alçada de, ao dispor de. A palavra discrição vem do latim discretiōne-, com o mesmo sentido.
Exemplo: A festa de hoje tem bebidas que podem ser consumidas à discrição.
Assim, as bebidas podem ser consumidas livremente, consoante o discernimento de cada pessoa.
Ocre e acre
Os termos ocre e acre são constantemente confundidos.
Definição dos conceitos
Acre
Significado 1 de acre
O termo que vem do latim acre-, com o mesmo sentido, é adjetivo de 2 géneros que significa amargo (sabor). O mesmo termo pode significar picante (sabor). Acre também significa ativo, forte (cheiro); intenso (cheiro). Outro significado para este termo é corrosivo (efeito). No sentido figurado, acre é o que revela amargura; mordaz; áspero; ríspido. Também no sentido figurado, acre significa capaz de ofender ou de ferir.
Significado 2 de acre
Termo que vem do francês ou inglês acre, com o mesmo sentido. Este nome masculino significa unidade de medida agrária utilizada nalguns países, incluindo o Reino Unido e os Estados Unidos da América, onde equivale a 40,4694 acres.
Exemplo 1: Quando eu era um miúdo, adorava sentir o sabor acre dos limões.
Ou seja, quando eu era um miúdo adorava sentir o sabor ácido dos limões.
Exemplo 2: O tom acre do político esteve presente em todo o seu discurso, não passou despercebido a ninguém.
Ou seja, o tom áspero e amargo do político esteve presente em todo o seu discurso, não passou despercebido a ninguém.
Ocre
Este nome masculino é próprio da mineralogia, sendo material terroso, pulverulento (óxidos de ferro, de alumínio, antimónio, bismuto; manganésio, molibdénio, tungsténio, etc., mais ou menos hidratados) apresentando cor amarela, avermelhada ou acastanhada. O ocre é usado como pigmento.
Este termo é também denominado oca e ocra. Existem ainda ocres artificiais que são substâncias sintéticas, utilizadas com os mesmos fins. Ocre é termo que vem do grego ókhra, «ocre», pelo latim ochra-, com o mesmo sentido, pelo francês ocre, com o mesmo significado.
Exemplo: Quero pintar de ocre o interior da casa.
Ou seja, quero pintar de cor de mostarda (cor amarela, avermelhada ou acastanhada) o interior da casa.