Portugal é detentor de recordes curiosos. Sabia que a ponte internacional mais pequena do mundo liga Portugal a Espanha?
Portugal é detentor de recordes curiosos, como o de ter a ponte internacional mais pequena do mundo. Ela fica na freguesia de Esperança, no concelho de Arronches, e trata-se de uma infraestrutura que une Portugal e Espanha, mais concretamente a comunidade de Marco à povoação espanhola de El Marco. Fique a saber sobre esta construção peculiar.
Portugal tem a ponte internacional mais pequena do mundo
A ponte em causa tem, apenas, 6 metros de comprimento e 1,45 metros de largura e liga a província de Badajoz ao concelho português de Arronches ou mais exatamente o município de La Codosera (Espanha) a Várzea Grande, freguesia de Esperança (Portugal). Esta é, obviamente, uma ponte essencialmente pedonal, embora possa ser atravessada por motos e bicicletas.
A ponte original foi construída há vários séculos, mas a que vemos hoje em dia é mais recente (2008) e moderna. A ponte primitiva era feita com apenas algumas tábuas de madeira e, por isso, tinha menos resistência à subida das águas da ribeira de Abrilongo
Devido ao seu tamanho e infraestrutura, só é transitável por pedestres ou veículos de duas rodas.
O contrabando
Diz-se que no passado esta ponte foi muitas vezes usada por pequenos contrabandistas que vendiam os seus produtos dos dois lados da ponte. Da margem portuguesa, comercializavam-se café e toalhas, enquanto na margem espanhola vendiam-se talheres, vinho e facas.
O que fazer em Arronches?
Se tiver curiosidade em ficar a conhecer esta ponte, aproveite para passear por Arronches e ver tudo o que este concelho tem guardado para si. Além da ponte mais pequena do mundo, a Ponte Internacional do Marco, visite também:
- Atalaias de Arronches
- Casario alentejano
- Ermida do Rei Santo
- Fonte de Elvas
- Fonte do Vassalo
- Fortificação Abaluartada
- Igreja da Misericórdia
- Igreja da Misericórdia
- Igreja de Nossa Senhora da Esperança
- Igreja de Nossa Senhora da Graça
- Igreja de Santo António
- Igreja do Espírito Santo
- Ermida de São Bento
- Igreja e Convento de Nossa Senhora da Luz
- Centro de Memórias Francisco Palmeiro
- Centro Interativo da Ruralidade de Arronches
- Igreja Matiz de Nossa Senhora da Assunção
- Paços do Concelho
- Centro Interpretativo de Identidade Local
- Museu de Arte Sacra de Arronches
- Pinturas Rupestres
- Ponte do Crato
- Museu de (a) Brincar
- Museu Rural de Mosteiros
- Torre Medieval do Castelo de Arronches
A “outra” ponte mais pequena do mundo
Há uma ponte internacional que liga os Estados Unidos da América ao Canadá, mais precisamente à Ilha Zavikon e que alguns alegam ser a mais pequena do mundo.
Porém, as medições indicam que a ponte que liga Espanha e Portugal é mesmo a mais pequena, pois tem menos 4 metros do que a que os Estados Unidos da América ao Canadá.
Outras pontes dignas de nota
Claro que a ponte que liga Portugal a Espanha ou os Estados Unidos da América ao Canadá não são caso único e há outras pontes pequenas que vale a pena ficar a conhecer.
Navarra-Nova Aquitânia
Esta ponte liga Espanha e França, atravessando um pequeno afluente, o rio Lapitxuri, com cerca de 10 kms de extensão. Ao longo deste afluente, existem várias vilas e pontes que o atravessam. Ao todo, são quatro as pontes de pequena dimensão que unem as duas margens. As pontes têm entre 6 a 12 metros e unem as localidades de Dantxarinea, em Navarra, em Espanha, à vila de Dancharia, na Nova Aquitânia, em França.
Beit She’an-Irbid (Israel-Jordânia)
A Ponte Sheik Hussein liga Israel e Jordânia. Ela tem 40 metros, mas decidimos incluí-la nesta lista, pois é grande quando as demais da região e, também, porque não há acordos de livre circulação entre os dois territórios, pelo que existe um posto fronteiriço em cada um dos lados da ponte.
A ponte dos três países
Conhecida como Passerelle des Trois Pays (em francês) ou Dreiländerbrücke (em alemão), esta é uma ponte que só pode ser atravessada a pé ou de bicicleta. Tem 248 metros e merece destaque por ligar não dois, mas três países, a saber: França, Suíça e Alemanha. Na verdade, a ponte liga França e Alemanha, mas fica a menos de 200 metros da Suíça, território que pode ser avistado, enquanto se atravessa a ponte. Fantástico, não?
Uma ponte que une dois continentes
A Ponte do Bósforo liga dois lados de Istambul, ou seja, a Europa e a Ásia. A cidade de Istambul, situada na Turquia, possui um lado europeu e outro asiático e é por isso que esta ponte une os dois continentes.
O estreito do Bósforo separa a Ásia da Europa e esta ponte vem permitir a ligação entre estes dois continentes. Para isso, basta atravessar os 1500 metros de comprimento da ponte do Bósforo.
Uma ponte que une o próprio continente
Neste caso, falamos de uma ponte que liga a América do Norte à América do Sul. Chama-se ponte das Américas e foi construída em 1962, atravessando o popular Canal do Panamá e oferecendo uma conexão terrestre entre o norte e o sul do continente americano. No entanto, em 2004, foi feita outra ponte, a Ponte do Centenário, passando assim a haver duas formas de atravessar o continente americano por via terrestre.