Início Cultura «Pildra» e mais 9 palavras fantásticas da Língua Portuguesa

«Pildra» e mais 9 palavras fantásticas da Língua Portuguesa

Devemos aprender uma palavra por dia! Há mais de 306.949 palavras portuguesas... «Pildra» e mais 9 palavras fantásticas da Língua Portuguesa.

Pildra
«Pildra» e mais 9 palavras fantásticas da Língua Portuguesa

Devemos aprender uma palavra por dia! Há mais de 306.949 palavras portuguesas… «Pildra» e mais 9 palavras fantásticas da Língua Portuguesa.

Aprender uma palavra de português por dia por revelar-se bastante proveitoso. Há muitas palavras portuguesas que podemos aprender. Só no maior dicionário de português, há 306.949 palavras, a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948). Este representa uma das melhores fontes para se constatar a quantidade de palavras existente na língua portuguesa.

Há outros dicionários que contêm palavras que não aparecem neste, nem noutros. Naturalmente, a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) também contém muitas palavras que não estão presentes noutros dicionários existentes no mercado. Assim, facilmente podemos concluir que há mais de 306.949 palavras.

Convém recordar que não é incomum a criação de novas palavras, que surgem sob determinados contextos e que só são, posteriormente, integradas nos dicionários. Tendo este conhecimento sobre a diversidade que há na língua portuguesa, é importante perceber que apenas 1500 palavras fazem parte daquilo que é chamado de vocabulário ativo (uma média em pessoas com um nível médio de instrução). É essa a conclusão de muitos especialistas.

Por isso, devemos fazer um esforço para alargar esse vocabulário ativo. Preparado para o desafio?


Leia também: «Arcano» e mais 9 palavras curiosas da língua portuguesa


«Pildra» e mais 9 palavras fantásticas da Língua Portuguesa

Tentador

Termo que vem do latim tentatōre-, com o mesmo significado. Tentador é adjetivo que significa que tenta, atrai ou provoca desejo. É algo que seduz. Tentador tem ainda como significado que instiga a fazer algo geralmente considerado censurável.

Termo que, na religião, significa que instiga a pecar. É também nome masculino sendo, no sentido popular, o mesmo que demónio.

Luzimento

Termo que vem de “luzir”+”-mento” É nome masculino que significa ato de luzir, de emitir ou refletir luz. É brilho. Luzimento significa ainda esplendor; fausto.

Fanfarrão

Termo que vem do árabe farfâr, «leviano», pelo castelhano fanfarrón, «fanfarrão». Termo que é adjetivo e nome masculino. Fanfarrão significa que ou aquele que se arma em valente sem o ser, bazofiador.

Significa ainda que ou aquele que se gaba exageradamente dos seus feitos ou qualidades que, na verdade, muitas vezes, não lhe pertencem. Fanfarrão é gabarola.

Pildra

Termo de origem obscura. É nome feminino que, no sentido popular, significa leito, cama. Também pode significar prisão, em sentido popular.

Na ornitologia, é designação comum, extensiva a diferentes aves da família dos Caradriídeos, com bico comprido e pernas longas e finas, que inclui espécies que são observáveis em Portugal, nas suas passagens migratórias, também conhecidas por dourada, marinho, tarambola, entre outras.

Pildra é regionalismo para roda hidráulica com alcatruzes.

Déspota

Termo que vem do grego despótes, «senhor da casa». Déspota é adjetivo e nome de 2 géneros. Significa que ou pessoa que exerce a autoridade de modo absoluto e arbitrário; tirano; opressor; autocrata.

Ostentoso

Termo que vem de ostent[ação]+-oso. É adjetivo que significa que é feito com ostentação. Ostentoso significa pomposo; aparatoso. Significa também magnífico; esplêndido; sumptuoso; monumental.

Quimera

Termo que vem do grego khímaira, «monstro fabuloso», pelo latim Chimaera-, com o mesmo significado. Quimera é nome feminino que identifica monstro lendário da mitologia grega, tendo como características: cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente. Significa também qualquer animal fantástico formado por partes de animais diversos.

Quimera ainda significa, no sentido figurado, algo desejável que se apresenta como possível à imaginação, não o sendo; devaneio, fantasia, sonho, utopia. Composição formada por elementos díspares ou incongruentes.

Na biologia, é organismo constituído por tecidos ou grupos celulares com origem genética distinta.

Na ictiologia, refere-se aos peixes holocéfalos da família dos Quimerídeos, de corpo alongado e coloração de tons escuros, geralmente encontrados em águas profundas. Quimera, ainda na ictiologia, significa peixe (Chimaera monstruosa) encontrado no nordeste do Atlântico e no Mediterrâneo; peixe que tem corpo fusiforme, de cor acastanhada, olhos grandes e barbatana caudal comprida, sendo também conhecido por papagaio-do-mar, peixe-rato, etc.

Abécula

Termo de origem incerta. Abécula é nome feminino que significa, no sentido depreciativo, pessoa desajeitada ou que se desorienta facilmente; aselha.


Leia também: «Insoço» é erro de português?


Devaneio

Derivação regressiva de devanear. Devaneio é nome masculino que significa ato ou efeito de devanear. É ainda pensamento vago, não metódico ou digressivo. Um devaneio significa ainda fantasia; sonho; quimera. Devaneio é desvario; delírio.

Cicuta

Termo que vem do latim cicūta-, com o mesmo significado. Cicuta é nome feminino.

Na botânica, cicuta é designação comum, extensiva a diferentes plantas herbáceas e venenosas dos géneros Cicuta e Conium, da família das Umbelíferas, nativas de regiões temperadas do hemisfério norte.

Ainda da botânica, é planta herbácea, venenosa, da família das Umbelíferas (Conium maculatum). Nas suas características, tem caule ereto que pode atingir cerca de dois metros de altura, ramificado na parte superior e que apresenta também manchas purpúreas, folhas triangulares, pequenas flores brancas em umbelas e frutos ovalados com pequenas sementes escuras, sendo também conhecida como ansarinha-malhada, cegude, etc.

Cicuta é o suco venenoso extraído dessa planta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.