Muitos conhecem o significado de algumas palavras mas, frequentemente, erram no momento de as escrever: palavras que muitos conhecem mas poucos sabem escrever.
A língua portuguesa é fascinante, complexa, rica em regras e excepções. É bastante fértil em palavras que muitos indivíduos hesitam na hora de escrever, pois há muitas semelhanças com outras palavras que criam diversas confusões.
Além disso, o desconhecimento que se tem de certas palavras torna comum o aparecimento de palavras que, na realidade, não existem, que são criadas ou inventadas, fruto da ignorância que se tem.
Língua Portuguesa: palavras que muitos conhecem mas poucos sabem escrever
Amassado
Análise ao termo: A forma correta é «amassado». Esta palavra significa que se deformou; dar pancada. A palavra amaçado está errada.
Exemplo 1: Faça um documento novo, pois este está amassado.
Exemplo 2: O meu carro ficou todo amassado, devido ao acidente.
Leia também:
- Língua Portuguesa: devemos escrever mecher ou mexer?
- Língua Portuguesa: erros comuns que mancham a sua imagem
- Língua Portuguesa: “senão” ou “se não”?
- Língua Portuguesa: devemos escrever catorze ou quatorze?
- Língua Portuguesa: 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo
Asterisco
Análise ao termo: A forma correta é asterisco. Esta palavra indica um sinal gráfico em forma de estrela (*). Asterisco é estrela pequena: Aster = Estrela, Isco = Pequena.
Exemplo 1: O asterisco indica-nos que há uma nota de rodapé.
Exemplo 2: Usa um asterisco para fazer a citação.
Comissão
Análise ao termo: A forma correta é «comissão». Esta palavra significa grupo de pessoas encarregadas de tratar de determinado assunto, pagamento ou gratificação proporcional, missão ou encargo. A palavra comição está errada.
Exemplo 1: O banco está a pedir uma comissão muito elevada.
Exemplo 2: Faço parte da comissão de trabalhadores da minha fábrica.
Depressão
Análise ao termo: A forma correta é «depressão». Esta palavra significa ato ou efeito de deprimir; abaixamento de nível; abrandamento de pressão; zona mais baixa do que o que está à sua volta, por exemplo, entre montanhas ou uma cova; estado mental mórbido caracterizado por abatimento, fadiga, ansiedade, falta de vontade, etc. A palavra depreção está errada.
Exemplo 1: Ela está com uma depressão grave, ao ponto de ter de fazer medicação.
Exemplo 2: Cuidado com a depressão no terreno.
Embaciado
Análise ao termo: A forma correta é «embaciado». Esta palavra significa sem brilho, ofuscado, coberto de gotículas de vapor de água. A palavra embassiado está errada.
Exemplo 1: O espelho da casa de banho está sempre embaciado, depois de eu sair do banho.
Exemplo 2: O vidro do carro está todo embaciado. Não vejo nada!
Excesso
Análise ao termo: A forma correta é «excesso». Esta palavra significa quantidade que vai além da que é conveniente ou permitida. Coisa que passa além do que é permitido. A palavra exceço está errada.
Exemplo 1: Fui multado por excesso de velocidade. Vou ouvir um raspanete dos meus pais.
Exemplo 2: Há emissão de excesso de gases poluentes. Temos de combater essa realidade.
Faxina
Análise ao termo: A forma correta é «faxina». Esta palavra significa fazer a limpeza de uma casa, divisão ou de outro espaço fechado. A palavra fachina está errada.
Exemplo 1: O soldado está de faxina, neste preciso momento.
Exemplo 2: Esta casa está a precisar de uma faxina geral. É melhor chamar a empregada.
Lixo
Análise ao termo: A forma correta é lixo. Esta palavra significa qualquer matéria ou coisa que repugna por estar suja ou que se deita fora por não ter utilidade. Restos; entulhos; imundície; coisa sem valor.
Exemplo 1: O lixo das maiores cidades é um dos maiores problemas ambientais atuais.
Exemplo 2: Por favor, vai deitar o lixo fora. Não peço mais nenhuma vez.
Maciço
Análise ao termo: A forma correta é «maciço». Esta palavra significa que não é oco; compacto; sólido; que apresenta grande densidade. Bloco rochoso irregular ao longo da crosta terrestre. A palavra macisso está errada.
Exemplo 1: O diretor teve o apoio maciço de grande parte dos colaboradores.
Exemplo 2: Estas imagens são todas do maciço da Gralheira.
Preço
Análise ao termo: A forma correta é «preço». Esta palavra significa o valor dado a determinado produto ou serviço. A palavra presso está errada.
Exemplo 1: Qual é o preço daquela mota?
Exemplo 2: Tudo tem um preço. Só falta identificá-lo.
Pressa
Análise ao termo: A forma correta é «pressa». Esta palavra significa necessidade de algo de forma rápida; impaciência, precipitação; velocidade. A palavra preça está errada.
Exemplo 1: Tem calma. Estás com pressa?
Exemplo 2: A pressa, como sabes, é inimiga da perfeição.
Promessa
Análise ao termo: A forma correta é promessa. Esta palavra significa o mesmo que voto, obrigação de cumprir com determinação, oferta, dádiva com que se acena a alguém para que cumpra um desejo.
Exemplo 1: Para cumprir a promessa feita, ela para o ano vai a pé a Fátima.
Exemplo 2: Ontem, assinei o contrato promessa de compra e venda do meu novo apartamento.
Queixo
Análise ao termo: O único modo correto de escrever a palavra é «queixo». Esta palavra significa maxilar inferior. A palavra queicho está errada.
Exemplo 1: Quando vi o cofre dele, fiquei de queixo caído.
Exemplo 2: O frio era muito, por isso fiquei a bater o queixo.
Roxo
Análise ao termo: O único modo correto de escrever a palavra é «roxo». Esta palavra significa que é da cor da violeta; vermelho; ansioso, desejoso. A palavra rocho está errada.
Exemplo 1: O tapete era roxo, mas era muito feio, não era?
Exemplo 2: Quando lhe disse a verdade, ele ficou todo roxo de raiva.
Suíça
Análise ao termo: O único modo correto de escrever a palavra é «suíça». Esta palavra é referente ao país da Europa central. Esta palavra significa ainda porção de barba que se deixa crescer nas partes laterais da face. A palavra suíssa está errada.
Exemplo 1: Este ano, não podemos ir à Suíça, infelizmente.
Exemplo 2: As suíças do meu avô estavam com comida.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…