Início Cultura Língua portuguesa: palavras e expressões comuns em latim

Língua portuguesa: palavras e expressões comuns em latim

O latim tem exercido forte influência na língua portuguesa ao longo do tempo. Hoje, ainda há expressões comuns em latim que são usadas.

expressões comuns em latim
Língua portuguesa: palavras e expressões comuns em latim

O latim tem exercido forte influência na língua portuguesa ao longo do tempo. Hoje, ainda há expressões comuns em latim que são usadas.

O latim permanece muito presente na língua portuguesa, confirmando que continua a exercer uma forte influência no português, como em várias línguas do mundo. São muitas as palavras / expressões em latim que continuam a mostrar o seu valor, integrando o nosso discurso, tornando a nossa comunicação mais rica.

A língua portuguesa é a última das línguas relevantes que foram originadas do latim. O latim, enquanto língua, começou a ser falada na Itália, mais precisamente na região do Lácio, sendo posteriormente modificada ao longo do tempo. O latim, diferente na escrita e na fala, cedo demonstrou grande influência, exercendo um papel importante fruto do domínio dos romanos no mundo.

A versão falada do latim esteve na origem de diferentes línguas. São as línguas românicas ou neolatinas. Ainda hoje, o latim continua a ter influência no mundo, em diversas línguas, pois são várias as palavras e expressões em latim que continuam presentes nos discursos.

Ao comunicarmos, muitas vezes sem darmos por isso, surgem inúmeras palavras de português que têm origem no latim. Há ainda a destacar a existência de palavras / expressões em latim que são usadas regularmente no nosso discurso. São pedras preciosas que dão mais beleza ao discurso, tornando-o mais eloquente. Quer conhecer algumas dessas expressões?

Língua portuguesa: palavras e expressões comuns em latim

Errare humanum est

Significa errar é humano. Toda a gente reconhece, pois é uma frase famosíssima. É muito utilizada. Na verdade, a famosa frase está incompleta. É menos conhecida no formato completo, ficando assim: “errare humanum est, persevare diabolicum”. O significado desta citação é “o erro é humano, persistir no erro é diabólico.”

Ensina-nos que a vida tem espaço para os erros, pois os humanos não são perfeitos. Contudo, devemos procurar evoluir. Quem persiste a perpetuar os mesmos erros, comete o erro de não aprender.

Leia também:

Álibi

No Direito, este termo indica que a pessoa está noutro lugar em determinado momento. É um termo usado como meio de defesa pelo qual o acusado alega que, no preciso momento do delito, a pessoa em causa encontrava-se noutro espaço, um local distinto do local onde o delito ocorreu, provando assim a sua inocência.

Este nome masculino “alibi” significa assim no Direito o argumento do réu em sua defesa, que assim declara a sua ausência do local de um crime no espaço temporal em que este aconteceu. O álibi é assim prova que confirma esse argumento. No sentido figurado, álibi é justificação credível.

Ad aeternum

Esta locução adverbial significa “para sempre; eternamente”.

Cogito, ergo sum

Significa: “Penso, logo existo.” É uma citação usada frequentemente, tendo sido extraída do discurso sobre o método, da autoria de René Descartes (1637). É uma expressão traduzida como “penso, logo existo”, embora fosse mais correto traduzi-la como “penso, portanto sou”.

O “cogito ergo sum” é a versão latina da famosa frase, mas na quarta parte da versão francesa do Discurso sobre o Método (1637) a mesma sentença é formulada como “je pense, donc je suis”.

Descartes chega a essa conclusão na sequência de duvidar da verdade de todas as coisas. Chegou à conclusão de que mesmo que se duvidasse de tudo, não poderia nunca duvidar de que ele, no mínimo, existia enquanto “coisa que pensa / coisa pensante” (res cogitans).

Ex nihilo nihil fit

A máxima “ex nihilo nihil, em nihilum posse reverti” significa “nada vem do nada, nem volta ao nada”. Os versos são atribuídos a Lucrécio, mas Voltaire recuperou-os no seu livro Philosophical Dictionary. Mas será que nada pode ser criado ou destruído?…

Já tinha ouvido falar de alguma destas expressões, não? Confesse lá! Agora, indique-nos mais palavras / expressões em latim, para que se aumente a lista. Em breve, pode ser que se faça um artigo com as 100 palavras / expressões em latim mais famosas!

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.