Na Borralha, no concelho de Águeda, existe uma propriedade que parece saída de um romance antigo. Tem um palacete imponente, torres com ameias, jardins de inspiração romântica, grutas artificiais, lagos e até uma passagem subterrânea envolta em mistério. Hoje, porém, grande parte deste cenário encontra-se marcada pelo abandono e pela passagem do tempo.
É o Palácio do Conde de Sucena, uma das construções mais curiosas do património arquitetónico de Águeda. Mas a história deste lugar é tão extraordinária como a própria quinta. Por detrás da sua construção esteve um homem que nasceu numa família humilde de agricultores, numa pequena localidade portuguesa, emigrou ainda adolescente para o Brasil e conseguiu erguer uma enorme fortuna.
Chamava-se José Rodrigues de Sucena. Começou longe dos palácios e da nobreza, mas acabou por receber um título de conde, construir uma propriedade magnífica na terra onde nasceu e deixar uma marca profunda na história da região.
A sua vida foi uma história de ambição, trabalho, riqueza e beneficência. A quinta que mandou construir revela também uma personalidade fascinada pela arquitetura, pela arte e por cenários invulgares. E é precisamente essa mistura de história e fantasia que torna o Palácio do Conde de Sucena tão especial.

Quem foi José Rodrigues de Sucena, o homem que nasceu pobre e fez fortuna no Brasil?
José Rodrigues de Sucena nasceu a 13 de abril de 1850, na Borralha, em Águeda. Era filho de António Rodrigues de Sucena e de Emília Rosa de Oliveira e cresceu numa família modesta de agricultores.
A sua infância esteve muito distante do luxo que viria a conhecer. Naquela época, as oportunidades para quem nascia numa família rural eram limitadas, e o futuro parecia muitas vezes determinado pela condição social e económica da família.
Mas José tinha outros planos.
Ainda jovem, percebeu que não queria seguir o caminho que o pai imaginara para si. Aos 17 anos, decidiu partir para o Brasil em busca de uma vida diferente. Levava consigo pouco mais do que a vontade de vencer e uma carta de recomendação para um comerciante estabelecido no Rio de Janeiro.
Foi uma decisão que acabaria por mudar completamente o seu destino.
No Brasil, começou a trabalhar no comércio de artigos religiosos. Com esforço e capacidade para os negócios, conseguiu integrar a empresa como sócio. Mais tarde, associou-se também a uma atividade ligada ao vestuário, desenvolvendo os seus negócios até alcançar uma posição de grande destaque. Em 1886, a empresa passou a funcionar sob a designação J. R. Sucena & Companhia. A fortuna cresceu e os negócios expandiram-se, levando-o a estabelecer também atividade comercial em Paris.
José Rodrigues de Sucena deixou de ser o jovem emigrante que procurava uma oportunidade e transformou-se num empresário de grande influência.
De comerciante a Conde de Sucena
A ascensão económica de José Rodrigues de Sucena foi acompanhada pelo reconhecimento social e político.
O seu envolvimento em atividades de beneficência, nomeadamente no apoio a instituições religiosas, contribuiu para a sua notoriedade. Recebeu distinções honoríficas e foi agraciado pelo rei D. Carlos I com o título de Visconde de Sucena, em 1899.
Cinco anos depois, em 1904, recebeu o título de Conde de Sucena.
A sua proximidade com instituições religiosas foi também significativa. O Papa Leão XIII distinguiu-o com a condecoração de Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, reconhecimento associado ao apoio prestado a obras religiosas e de beneficência.
Apesar da fortuna que conquistou no estrangeiro, José Rodrigues de Sucena nunca esqueceu a terra onde nasceu. Regressou frequentemente a Portugal e apoiou diversas iniciativas destinadas a melhorar as condições de vida das populações de Águeda e da Borralha.
Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Águeda entre 1899 e 1910 e esteve ligado à construção do Hospital-Asilo Conde de Sucena. O edifício ficou concluído em 1909 e viria a ser inaugurado em 1922.
Ajudou ainda a financiar obras públicas, apoiou escolas agrícolas, contribuiu para a construção de uma ponte e participou em iniciativas de assistência social.
Por isso, a sua história não se resume à fortuna ou à construção de um palácio. Foi também um homem que deixou um importante legado de beneficência na região.

O palácio que mandou construir na terra onde nasceu
Depois de conquistar uma posição confortável no mundo dos negócios, José Rodrigues de Sucena decidiu erguer uma propriedade de grandes dimensões na sua terra natal.
Na encosta da Borralha nasceu assim uma quinta monumental, com um palacete rodeado por um vasto parque e várias construções de apoio.
O projeto distinguia-se das habitações tradicionais da região. O conjunto foi concebido para impressionar, combinando diferentes referências arquitetónicas e criando um ambiente que misturava o gosto historicista da época com elementos de fantasia romântica.
Segundo o levantamento patrimonial da Câmara Municipal de Águeda, o Palácio do Conde de Sucena enquadra-se na arquitetura revivalista de inspiração eclética, característica do final do século XIX e início do século XX.
Esta classificação ajuda a compreender a singularidade da propriedade. Em vez de obedecer a um único estilo arquitetónico, a quinta reúne referências medievais, elementos românticos e até uma construção de inspiração chinesa.
O palacete apresenta dois pisos e uma composição imponente, enquanto outras construções da propriedade incluem torres, ameias e grandes vãos em ogiva.
É ainda referido que uma das torres possuía um relógio oferecido pelo rei D. Carlos I, um pormenor que reforça a ligação do Conde à monarquia portuguesa.

Uma quinta com jardins, grutas e construções invulgares
Se o palácio impressiona pela arquitetura, o espaço exterior torna a propriedade ainda mais surpreendente.
A quinta foi concebida como um lugar de lazer, contemplação e representação social. Não se tratava apenas de construir uma residência luxuosa, mas de criar um cenário onde a arquitetura e a natureza se complementassem.
O parque incluía jardins de inspiração romântica, lagos artificiais, grutas e várias construções que davam ao conjunto um carácter quase teatral.
Entre os elementos mais curiosos encontrava-se uma construção de evocação chinesa, pouco habitual numa quinta portuguesa daquela época.
Existiam ainda edifícios de apoio, como antigas estruturas agrícolas e dependências destinadas ao funcionamento da propriedade. O conjunto revela a ambição de criar uma verdadeira pequena paisagem arquitetónica, onde diferentes estilos e ambientes coexistiam.
Mas é a gruta artificial que continua a despertar maior curiosidade.
A gruta secreta e o túnel subterrâneo que alimentam o mistério
Entre as construções da quinta, a gruta artificial destaca-se pela sua singularidade. Foi concebida para reproduzir um cenário natural, com formações que imitam estalactites e estalagmites.
Ao contrário das grutas naturais, estas estruturas foram feitas artificialmente, recorrendo a materiais como cimento e argamassa. O objetivo era criar um ambiente de fantasia, semelhante aos espaços cenográficos que começaram a ganhar popularidade nos jardins românticos da época.
A gruta está associada a uma passagem subterrânea que atravessa parte da propriedade e constitui um dos elementos mais enigmáticos do conjunto.
A existência deste túnel tornou a quinta ainda mais conhecida, sobretudo pela semelhança que apresenta com alguns espaços subterrâneos da Quinta da Regaleira, em Sintra.
Contudo, continuam a existir dúvidas sobre a sua extensão exata e a finalidade original. Não há informação suficientemente segura que permita afirmar que tem 100 metros ou atribuir-lhe uma função específica.
Relatos de uma exploração realizada em 2026 descrevem um percurso estreito, com zonas onde é necessário avançar agachado, e uma gruta que se encontrava inundada nessa altura.
É fácil imaginar a surpresa de quem descobre uma passagem destas no interior de uma propriedade que, vista do exterior, já parece guardar tantos segredos.
A gruta e o túnel mostram como José Rodrigues de Sucena procurou ir muito além de uma residência luxuosa. Quis criar um lugar diferente, onde o inesperado fizesse parte da experiência de visitar a sua quinta.
O que aconteceu ao filho do Conde de Sucena?
A história da família não terminou com a morte do primeiro Conde de Sucena.
José Rodrigues de Sucena era casado com Rufina Gomersore e teve um filho, também chamado José Rodrigues de Sucena, nascido no Rio de Janeiro em janeiro de 1892.
Ao contrário de algumas versões que circulam, o filho era legítimo e sucedeu ao pai como segundo Conde de Sucena, por autorização de D. Manuel II.
Quando o primeiro conde morreu, a 15 de abril de 1925, deixou uma fortuna considerável. Entre os bens herdados pelo filho encontravam-se propriedades de grande valor, como o Palácio de Seteais, em Sintra, o Palácio Foz e o Teatro Éden, em Lisboa.
O segundo Conde de Sucena era licenciado em Direito, apreciava especialmente os livros e constituiu uma importante biblioteca em Sintra. Também fundou o diário Restauração.
A gestão da fortuna familiar, porém, não terá corrido da melhor forma. A documentação biográfica refere que o segundo conde enfrentou dificuldades económicas no final da vida. Morreu na Borralha a 29 de outubro de 1952.
Esta sucessão ajuda a compreender que o destino da propriedade e da fortuna familiar foi mais complexo do que uma simples história de riqueza que desapareceu de um dia para o outro.
O abandono de um dos palácios mais curiosos de Portugal
Com o passar das décadas, a propriedade perdeu o esplendor que a caracterizava. O tempo, a falta de manutenção e a degradação das construções deixaram marcas profundas.
O que outrora foi uma quinta luxuosa transformou-se num espaço onde a vegetação cresce sem controlo, os edifícios apresentam sinais de deterioração e muitos dos elementos decorativos desapareceram.
Os registos fotográficos recentes mostram paredes degradadas, janelas danificadas, interiores sem os antigos móveis e zonas onde os telhados já cederam.
Apesar disso, permanecem elementos que permitem imaginar a riqueza do conjunto original. Os azulejos, os vitrais, as estruturas arquitetónicas e algumas construções exteriores continuam a testemunhar a ambição de quem idealizou a quinta.
O estado de conservação é particularmente preocupante porque não está em causa apenas um edifício isolado. Trata-se de um conjunto patrimonial com várias construções, jardins históricos e estruturas subterrâneas.
No levantamento do Plano Diretor Municipal de Águeda, publicado em 2009, o Palácio do Conde de Sucena surgia entre os imóveis cujo processo de interesse patrimonial se encontrava em estudo pelo então IPPAR. Essa referência histórica não deve ser confundida com uma classificação patrimonial atualmente concluída.
É possível visitar o Palácio do Conde de Sucena?
A curiosidade em torno da quinta tem aumentado, sobretudo devido às imagens da gruta e do túnel subterrâneo. No entanto, é importante não confundir interesse histórico com acesso público.
A propriedade não deve ser considerada um espaço turístico de livre entrada. Uma reportagem publicada em maio de 2026 referia que o terreno se encontrava protegido e era utilizado por uma equipa local de airsoft.
Além da questão da propriedade privada, existem riscos associados à degradação dos edifícios, aos telhados danificados e às condições do túnel subterrâneo.
Por isso, não é aconselhável tentar entrar sem autorização. A melhor forma de conhecer o local é através de registos fotográficos, documentação histórica e eventuais visitas oficialmente autorizadas.
Um património que merece ser preservado
O Palácio do Conde de Sucena é muito mais do que uma antiga residência de luxo. É um testemunho da emigração portuguesa, da ascensão social de um homem que partiu de uma família humilde, do investimento dos chamados brasileiros de torna-viagem e da arquitetura revivalista que marcou parte da paisagem portuguesa entre os séculos XIX e XX.
É também uma peça importante da memória de Águeda. A vida de José Rodrigues de Sucena ficou ligada à construção do hospital, ao apoio às escolas, às obras públicas e à assistência às populações.
A quinta que mandou construir reúne uma combinação pouco comum de palácio, jardins românticos, construções de inspiração medieval, lagos artificiais, gruta e túnel subterrâneo.
Talvez seja precisamente isso que torna a sua história tão fascinante: num lugar relativamente discreto da Borralha encontra-se um património que revela uma ambição extraordinária e uma época em que a riqueza de um emigrante regressado podia transformar completamente a paisagem da sua terra.
Hoje, o silêncio e a degradação ocupam o lugar das receções elegantes e dos passeios pelos jardins. Mas, enquanto ainda restarem as paredes, as torres e as estruturas que compõem esta quinta, continuará a existir a possibilidade de recuperar a memória de um dos conjuntos arquitetónicos mais singulares de Águeda.
Porque há edifícios que são muito mais do que pedra e paredes. São histórias de vida, sonhos e ambições. E este palácio é, sem dúvida, um deles.
Fontes e leitura complementar
- Câmara Municipal de Águeda – Plano Diretor Municipal: História e Património
- Museu da Emigração e das Comunidades – Biografia de José Rodrigues de Sucena
- Santa Casa da Misericórdia de Águeda – História
- Registo recente sobre a quinta, a gruta e o túnel subterrâneo
Créditos das fotografias: Andre Joosse




