Os ovos rotos são uma deliciosa iguaria que combina a cremosidade dos ovos com a textura estaladiça das batatas. Aprenda a preparar esta delícia! Muitas pessoas gostam de devorar ovos rotos quando vão a alguns restaurantes. Há vários restaurantes de norte a sul do país que servem este petisco. Contudo, trata-se de um petisco simples e prático que pode ser feito em casa.
Reunimos um conjunto de dicas que permitem que possa aprender a fazer os melhores ovos rotos do país. Iremos partilhar uma receita que permite assegurar um prato irresistível, de comer e chorar por mais.
Ovos rotos: aprenda a fazê-los na perfeição
O que são ovos rotos?
Os ovos rotos são um prato agradável que consiste numa cama de batatas fritas e sobre ela são colocados ovos fritos. Posteriormente, os ovos são cortados em pedaços sobre as batatas.
Tradicionalmente, são feitos com presunto. Contudo, há muitos tipos de ovos rotos. Além do presunto, pode ser feito com lombo de vaca, polvo, pato, entre outros ingredientes que são adicionados para acompanhar em cada ocasião.
A origem do prato
Muitos desconhecem de onde vêm os huevos rotos. Certo é que este é um prato muito popular em toda a Espanha. Há fontes a defender que os ovos rotos provêm do prato Duelos y Quebrantos, que foi mencionado por Cervantes na descrição feita da dieta do nobre Don Quixote.
Contudo, este prato típico da gastronomia La Mancha é preparado com ovos mexidos. Por isso, não é como acontece com os ovos rotos originais, em que os ovos fritos são “batidos” na batata.
O restaurante espanhol Casa Lucio na Cava Baja de Madrid muito tem contribuído para colocar os ovos rotos no mapa gastronómico do país vizinho. Este espaço tem servido esta iguaria há quase meio século! Certo é que o petisco já superou fronteiras e encontra-se a ser servido em vários restaurantes do nosso país.
Dicas essenciais para preparar os ovos rotos na perfeição!
Reunimos um conjunto de dicas que asseguram uns ovos rotos com batatas perfeito. Este é um prato fácil de preparar. No entanto, existem alguns passos fundamentais na preparação de ovos rotos que devem ser bem conhecidos.
1 – A etapa da preparação do ovo
Apesar de muitos defenderem que é muito fácil fritar um ovo, há conhecimentos que se devem ter. Quando os ovos são fritos de forma excessiva, não é positivo. Pode ainda estarem fritos em excesso em algumas partes, enquanto noutras apresentam-se crus. O truque está em respeitar a necessária homogeneidade. Ter o óleo certo na quantidade adequada ajuda nesta etapa.
2 – O momento de assegurar a qualidade dos produtos
No momento de preparar uns ovos rotos de qualidade, torna-se fundamental escolher bem os ingredientes selecionados. Por isso, assegure que usa ovos frescos e de qualidade, sendo também importante utilizar um bom azeite, especialmente um azeite virgem extra.
3 – O detalhe da temperatura do azeite
O azeite deve apresentar-se muito quente no momento de fritar o ovo para que o processo demore somente alguns segundos, deixando sempre a gema mal cozida.
4 – As batatas merecem maior atenção
As batatas a usar devem ser frescas. Elas devem ser mergulhadas no azeite e retiradas ainda numa fase em que se encontrem macias.
5 – O momento final, o empratamento, para “partir tudo”
As batatas devem ficar sempre por baixo. Os ovos devem ficar por cima das batatas. Posteriormente, pode colocar presunto ou outros ingredientes (bacon, polvo, chouriço). Então, segue-se o momento de partir os ovos.
Faça-o sem cortar as batatas. Pode usar uma colher e uma faca sobre os ovos nesse momento. Quando realizar esse procedimento, deve fazer com que a gema caia sobre as batatas.
A diversidade dos Ovos Rotos
Existem vários tipos de ovos rotos. Tanta diversidade reflete como este prato é estimado.
1 – Ovos rotos com presunto
Esta é a versão clássica, que todos adoram devorar. Naturalmente, quanto melhor for a qualidade do presunto, melhor será a qualidade deste prato. Usar batata frita natural é uma estratégia fundamental. Este prato pode ficar enriquecido com queijo provolone derretido e com tomate picado.
2 – Ovos estrelados com presunto e espargos verdes
A receita original pode apresentar uma variação simples, mas que promove uma alteração no sabor. Aos ovos fritos com presunto basta acrescentar espargos selvagens, que combinam bem este enchido.
3 – Ovos rotos com bacon
Estes ovos rotos com bacon ou panceta, podem ainda combinar com tomate natural e mozarela.
4 – Ovos rotos com chouriço
Os ovos rotos com chouriço fazem outro prato fantástico. Apesar de aparentemente simples, revela-se uma autêntica iguaria.
5 – Ovos rotos com foie
A textura do foie grelhado e a textura dos ovos rotos combinam de forma fantástica. Por isso, esta refeição fica muito cremosa, deliciosa.
6 – Ovos rotos com cogumelos e foie gras
Este tipo de ovos rotos com foie gras revela-se outro prato de comer e chorar por mais. A explosão de sabor pode ficar mais memorável quando se juntam cogumelos. Por exemplo, cogumelos boletus grelhados é uma das opções possíveis para enriquecer o prato.
7 – Ovos rotos com carne picada
Os ovos rotos com carne picada revela-se outra refeição que fica na memória por proporcionar uma experiência gastronómica com um sabor delicioso, intenso e fantástico.
8 – Ovos estrelados com gulas
Este tipo de refeição é outro clássico. As gulas combinam muito bem com batatas e ovo. Primeiro, deve preparar as gulas com alho numa frigideira. Se for adepto de sabores picantes, adicione uma malagueta. Posteriormente, basta adicionar as gulas aos ovos rotos!
9 – Ovos rotos com camarões e gulas
E se quiseres adicionar um pouco mais de variedade, adiciona algumas gambas ou camarões ao alho.
10 – Ovos rotos com polvo
Esta refeição é outra opção que comprova a versatilidade deste tipo de refeição. Os ovos rotos com polvo são deliciosos, especialmente quando estão acompanhados por molho romesco e paprica picante. Fica uma tentação irresistível!
Receita de ovos rotos com presunto
Ingredientes
- 4 batatas grandes
- 3 ovos de galinhas criadas ao ar livre
- 150 g de presunto
- q.b. Azeite virgem extra
- q.b. Sal
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, deve preparar as batatas, descascar, lavar e cortar em tiras.
- – Em seguida, deve colocar as batatas numa taça com água.
- – Posteriormente, deixe por alguns minutos de molho.
- – No imediato, deve drená-las e remover a humidade com um pano de cozinha limpo.
- – Com este procedimento, as batatas perderão o seu amido e colarão menos.
- – Em seguida, deve colocar bastante azeite a uma frigideira.
- – Então, quando estiver quente, junte as batatas.
- – Depois, deixe inicialmente em lume médio.
- – Posteriormente, deixe em lume alto, para que fiquem ligeiramente douradas.
- – Não frite em demasia. Devem ser suficientemente tenras para absorver o ovo.
- – Depois, retire as batatas com uma colher com fendas para que as batatas percam o óleo em excesso.
- – Então, deixe as batatas em papel de cozinha para que percam ainda mais óleo.
- – Posteriormente, as batatas devem ser transferidas para um prato.
- – Em seguida, coloque as fatias de presunto em cima das batatas para que os seus sucos se soltem quando entram em contacto com o calor das batatas.
- – Depois, deve recuperar um pouco do óleo da frigideira onde se fritaram as batatas e preparar os ovos fritos.
- – Após ter os ovos prontos, deve colocá-los sobre as batatas e o presunto.
- – Neste momento, pode adicionar um pouco de sal às gemas.
- – Posteriormente, deve rachar os ovos fritos.
- – Faça esta etapa final na mesa, no momento de servir!
- – Com uma faca e garfo para partir os ovos, deve misturá-los bem com o presunto e as batatas.
- – É uma delícia de ver e ainda é melhor no momento de provar…
- – Bom proveito!