As migas são um prato tradicional da cozinha portuguesa, feito com pão, carne de porco e chouriço. Saiba como fazer as migas à alentejana perfeitas! A comida do Alentejo é das mais populares do país. Muito saborosa, surpreende portugueses e estrangeiros que visitam a região. As migas à alentejana encontram-se entre os pratos típicos mais populares.
A cozinha tradicional do Alentejo é reconhecida como extraordinária, proporcionando experiências maravilhosas e memoráveis. As migas à alentejana são uma bandeira da gastronomia local.
Não é necessário ser alentejano para se ser fã de migas. Há muitos adeptos deste petisco um pouco por todo o país. Mas também não é necessário visitar o Alentejo para provar umas autênticas e irresistíveis migas à maneira…
Os segredos para fazer migas à alentejana perfeitas
As migas à alentejana
Este é um prato típico da região do Alentejo. A experiência de comer migas à alentejana tem outra mística e encanto quando se visita e explora a riqueza desta região tão encantadora.
No entanto, as pessoas que residem num local afastado do Alentejo e não podem ir lá nos tempos mais próximos não têm de se privar desta iguaria. As migas à alentejana são adoradas por muitos portugueses.
Apesar de se tratar de um prato económico, trata-se de um prato saboroso, bastante agradável. Este é um prato alentejano fácil e rápido de preparar. A sua simplicidade é surpreendente.
Se nunca experimentou fazê-lo, poderá seguir todos os passos com uma receita tradicional. Iremos partilhar consigo algumas dicas para que consiga umas migas no ponto certo. Não ficarão nem muito secas, nem muito húmidas. Se respeitar o passo a passo, seguramente que será bem-sucedido na criação deste prato tradicional.
As melhores dicas gerais para fazer migas à alentejana corretamente
Ingredientes
Primeiro, deve ter em conta que se deseja preparar umas migas à alentejana saborosas e tradicionais, então, é importante privilegiar ingredientes locais, sazonais e frescos. Esta é uma forma de conferir maior qualidade ao prato tradicional do Alentejo. Além de tornar as migas mais económicas e baratas, ficarão também saborosas.
Mise en place
Para garantir que não lhe falta nenhum produto no momento de preparar as migas, convém ter à sua disposição os ingredientes devidamente organizados. Esta preparação também assegura que o prato seja realizado num processo simples. Permite-nos preparar a refeição mais rapidamente, porque terá as coisas de que necessita já prontas a usar.
Quantidades e dosagens
No momento da preparação, não basta ter todos os ingredientes de que necessita à sua frente. Convém ter os mesmos já em proporções a uso. As quantidades e dosagens são muito importantes. Respeitar as indicações na receita permite-nos garantir pratos mais equilibrados.
Desta forma, para garantir mais rigor no cumprimento das etapas da receita, deve preferir receitas com referências a kg e a litros. Assim, irá conseguir executar o prato com grande exatidão e rapidez. A melhor forma de conseguir o resultado pretendido consiste em ter o máximo respeito pelas quantidades e as dosagens. Não confie no “olhómetro”.
Aproveitamento do pão
Esta é uma receita excelente para salvar as sobras de pão que ficam por casa e que se destinam ao lixo.
Desfazer o pão
No momento de preparar o pão, corte-o em fatias fininhas, que devem ser demolhadas em água, mas sem se desfazerem. No entanto, há outras estratégias para demolhar o molho. Dependerá da receita.
O momento de virar
O momento para virar as migas é importante. Para essa tarefa, deve usar um prato. Primeiro, deve colocá-lo por cima e depois deve voltá-las novamente. Desta forma, as migas irão fritar uniformemente.
Decoração
No momento de servir as migas numa travessa, deve escolher itens de barro. As migas devem ser servidas após serem decoradas com rodelas de chouriço e de citrinos (laranja ou limão).
As rodelas de laranja e de citrino não só “cortam” um pouco a gordura do prato, como lhe concedem uma maior frescura.
Bebida
Escolha um vinho tinto da região do Alentejo para harmonizar com esta refeição. Este néctar saboroso é a melhor opção para acompanhar as migas à alentejana.
Receita de Migas à Alentejana
Receita de Migas à Alentejana
Ingredientes
- 6 dentes de alho
- 1 ramo de coentros
- 1 laranja
- 1/2 pão alentejano de véspera
- 1 kg de carne de porco
- 150 g de espargos verdes
- 2 dl de vinho branco
- 1,5 dl de azeite
- 2 c. de sopa de massa de pimentão
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta
Modo de Preparação
- De véspera, corte a carne de porco aos cubos pequenos.
- Em seguida, tempere com sal, pimenta e a massa de pimentão.
- Depois, junte o vinho branco e metade dos alhos picados.
- No dia seguinte, corte o pão em pedaços pequenos e finos.
- Posteriormente, disponha num tacho com os espargos aos pedaços.
- No imediato, adicione os restantes alhos picados e regue com 0,5 dl de azeite.
- Depois, core a carne no restante azeite e adicione o tempero.
- Então, deixe cozinhar durante 8 minutos.
- Em seguida, retire a carne e metade do molho.
- Posteriormente, adicione as migas de pão ao restante molho.
- No imediato, envolva e agite o tacho para as bater.
- Depois, sirva com a carne e polvilhe tudo com os coentros picados.
- Finalmente, decore com a laranja descascada.
- Bom proveito!
Dados Nutricionais
Aprenda a cozinhar:
- Como cozinhar carne assada na perfeição
- Bifes de frango no forno
- 3 receitas de Chanfana para comer e chorar por mais