Com o custo de vida a aumentar a cada dia, onde passar férias com pouco dinheiro em Portugal? Viajar é uma experiência enriquecedora, mas custa dinheiro. Portanto, é necessário investir sempre algum dinheiro e muito tempo. Contudo, mesmo quando o orçamento é limitado, não estica, não deixa de ser possível realizar umas férias encantadoras no nosso país.
Portugal tem diversos destinos fascinantes que se podem descobrir sem gastar muito dinheiro. Reunimos um conjunto de destinos acessíveis para que possa passar dias de férias incríveis, mesmo com um orçamento limitado.
São sugestões de destinos recomendados por especialistas, que estão presentes em portais de pesquisa de viagens e blogues de viajantes como destinos perfeitos para quem quer gastar pouco dinheiro.
Onde passar férias com pouco dinheiro em Portugal
Todos somos diferentes e podemos ter interesse em coisas distintas. No entanto, apesar da dimensão reduzida do nosso país, é possível viver uma grande variedade de experiências no nosso turismo.
Desta forma, há sempre boas opções de férias. Quem procura passar dias tranquilos no campo, na montanha, na praia, em cidades, vilas ou aldeias, poderá fazê-lo sem gastar muito dinheiro. Confira belíssimos destinos em Portugal, acessíveis, para umas férias com orçamento limitado:
1 – Alcoutim
Esta pérola do Algarve está presente no distrito de Faro. Este é um destino perfeito para quem procura umas férias memoráveis, longe das multidões. Alcoutim é o concelho que se encontra situado mais a nordeste do Algarve.
Este é um destino de férias que proporciona uma experiência distinta. Encontra-se afastado da típica agitação dos centros turísticos do litoral algarvio. Em Alcoutim, é possível fazer caminhadas e testemunhar cenários incríveis.
É ainda possível, ir à praia fluvial, onde se podem viver experiências bem distintas das tradicionais praias marítimas algarvias. Em época alta, é possível encontrar estadia por valores que começam nos 50 euros, por noite.
2 – Aldeias de Xisto
Os admiradores de aldeias poderão viver algo mágico no território das Aldeias do Xisto, que está presente no interior de Portugal. Este espaço territorial encontra-se dividido em quatro zonas. São elas: Serra da Lousã, Serra do Açor, Zêzere e Tejo-Ocreza.
Nas Aldeias do Xisto, podem encontrar-se praias fluviais encantadoras, em cenários incríveis e com água cristalina e refrescante. Os amantes da Natureza ficam rendidos a este espaço fascinante, onde se podem contemplar paisagens a perder de vista.
Neste destino fantástico, pode respirar ar puro e viver dias de descanso. Em época alta, é possível encontrar estadia por valores de 30 euros por noite ou superiores.
3 – Alqueva
Este destino é perfeito para todos os que gostam de adrenalina. O Alqueva comprova que a riqueza do Alentejo é singular. Neste local, encontra-se um dos maiores lagos artificiais da Europa. Ele foi construído sobre o Rio Guadiana.
O Alqueva apresenta-nos uma albufeira de 250 km². O território dispersa-se por diversos concelhos alentejanos, nomeadamente: Alandroal, Serpa, Reguengos, Moura, Mourão, Portel, Barrancos e Vidigueira.
Neste território pode realizar diversas atividades, tais como: voos em balão de ar quente, desportos náuticos, BTT, passeios a cavalo, passeios de barco, entre muitos outros. Em época alta, é possível encontrar estadia por valores superiores a 55 euros por noite.
4 – Costa Vicentina
Todas as pessoas que adoram praia devem procurar explorar a riqueza natural que se encontra na Costa Vicentina. A Costa Vicentina integra parte do Parque Natural que se estende do sudoeste alentejano e integra o sudoeste do Algarve, mas na área litoral.
Ao longo deste percurso, pode encontrar um sem número de praias. Esta é maior extensão de costa portuguesa sujeita a proteção.
Existem diversos locais fascinantes, dignos de proporcionar momentos fascinantes, nomeadamente: Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Almograve, Odeceixe e a Arrifana. Em época alta, é possível encontrar espaço de alojamento com preços que começam nos 45 euros por noite.
5 – Gerês
Este paraíso encontra-se presente no distrito de Braga. O Gerês é um destino de sonho para os amantes da Natureza. No Parque Nacional Peneda-Gerês, é possível realizar diversas experiências memoráveis.
Os adeptos de caminhadas poderão apreciar as paisagens de cortar a respiração, enquanto exploram trilhos incríveis, mesmo a cavalo! Além disso, neste destino maravilhoso, é possível contemplar cascatas incríveis e refrescar-se nas piscinas naturais que elas formam: uma experiência refrescante e inesquecível.
Em época alta, os preços do alojamento no Gerês são superiores a 40 euros por noite. Os restaurantes no PNPG praticam preços bastante atrativos, nomeadamente quando se tem em conta a qualidade da refeição.
Fique a conhecer mais locais para fazer uma escapadinha:
- 10 das melhores escapadinhas a menos de 1 hora de Lisboa
- 15 destinos perfeitos para escapadinhas românticas em Portugal
- 9 belíssimos lugares para uma escapadinha à Serra da Estrela
6 – Mondim de Basto
Este destino pertence ao distrito de Vila Real. Em Mondim de Basto, poderá viver uma experiência agradável. Encontrará a paz do interior e do campo. Uma das atrações que encontrará neste destino está numa cascata.
Na verdade, esta cascata é singular. Tem cerca de 200 metros de altura, sendo uma das maiores cascatas do país. O cenário é único. A cascata divide-se em quedas sucessivas que levam à formação de diversas piscinas naturais.
Mondim de Basto é um destino perfeito para quem gosta do cenário montanhoso, de fazer caminhadas e de descobrir trilhos. Há riachos e muita beleza natural. Há pequenas aldeias merecedoras de visita. Os preços em Mondim de Basto são superiores a 35 euros por noite, quando se está em época alta.
7 – Peso da Régua
A região do Douro tem uma beleza distinta. Este destino é encantador e proporciona uma experiência memorável a quem o visita. Peso da Régua tem paisagens naturais magníficas e partilha parte do património do Alto Douro, reconhecido pelos seus encantos inigualáveis. Por isso foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.
Esta cidade presente no distrito de Vila Real está profundamente ligada à produção do Vinho do Porto e essa ligação está presente no cenário. Entre as experiências que pode realizar está uma viagem num cruzeiro, onde pode participar em provas de vinhos e provar as demais iguarias da região. A estadia em Peso da Régua em época alta tem um custo superior a 40 euros por noite.
Excelentes sugestões.
No entanto a fotografia que ilustra Alcoutim é na realidade a sua vizinha espanhola Sanlúcar de Guadiana.
Olivença não é um concelho alentejano. É território espanhol da província da Estremadura.
Adorei as sugestões*****