O alho possui características singulares e o seu consumo é particularmente benéfico para a saúde. É um superalimento amigo do coração.
Existem diversos alimentos com particularidades que se tornam numa preciosa ajuda para o nosso organismo. Por isso, muitos nutricionistas defendem que todos devem fazer uma alimentação saudável e com esse conhecimento sobre os benefícios para a saúde. Por isso, há que escolher bem os alimentos que se pretendem integrar no regime alimentar.
Um dos alimentos que devemos consumir regularmente é o alho. Este é um alimento fantásticos que faz maravilhas pelo nosso organismo. Seja na comida, em chá, como óleo ou em cápsulas, trata-se de um produto bastante valioso. O alho tem caraterísticas singulares. O seu consumo é particularmente benéfico para a saúde.
O superalimento amigo do coração
História
O alho é usado há muito tempo. Este alimento é utilizado desde as grandes civilizações antigas, nomeadamente por egípcios, por gregos e por romanos. Por isso, as propriedades medicinais do alho foram reconhecidas desde cedo, antes mesmo delas serem confirmadas pela ciência.
Ciência
Há vários alimentos comuns que temos por casa que apresentam determinadas propriedades que se revelam bastante valiosas para a saúde. Muitos cientistas desenvolvem rigorosas investigações sobre esses alimentos que nos permitem perceber as propriedades de determinados alimentos.
Alguns cientistas já centraram os seus estudos nos alhos, dando a conhecer os efeitos que o seu consumo regular e moderado pode gerar na nossa saúde.
Saber popular
O alho foi (e ainda é) muito recomendado como remédio caseiro ao longo dos tempos, servindo para combater vários problemas, nomeadamente gripes e constipações.
Apesar do chá de alho com limão não ser o mais saboroso, este preparado revela-se bastante eficaz, acelerando a recuperação. Este chá de limão com alho ajuda-nos a reforçar as defesas do nosso organismo, ajudando a recuperar de gripes e constipações.
Chá de limão com alho: um aliado poderoso contra a gripe
Ingredientes
- 4 dentes de alho
- 1 limão
- 1/2 copo de água
- q.b. mel opcional
Modo de Preparação
- Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- Primeiro, deve cortar o limão em quatro partes.
- Depois, deve descascar o alho e amassar bem.
- Em seguida, coloque o alho, o limão e a água numa panela.
- Posteriormente, leve ao lume.
- Em seguida, tape a panela.
- Depois, reduza a potência do lume logo que o preparado começar a ferver.
- Posteriormente, deixe que cozinhe por mais uns minutos.
- Em seguida, retire a panela do lume e amasse bem o limão.
- Antes de servir o chá, coe.
Dicas
Dados Nutricionais
Leia também:
- Chá de hortelã: benefícios e receitas a não perder!
- 18 benefícios do chá de camomila: como fazer e usar
- Chá de valeriana para que serve? Confira tudo o que precisa saber!
Os benefícios do alho
1 – Propriedades medicinais
O alho contém inúmeras propriedades medicinais. Este alimento é benéfico no combate ao colesterol. Por isso, o consumo de alho ajuda a evitar problemas cardiovasculares.
O alho também contém propriedades antifúngicas. Este alimento contém ainda propriedades anticancerígenas. Por exemplo, ajuda a proteger as células do cólon, inibindo o crescimento de células cancerígenas.
2 – Reforço do sistema imunitário
O alho pode ser muito útil durante as estações mais frias, do outono e do inverno. Um dos diversos benefícios do alho está na capacidade de aliviar os sintomas de gripe e constipação. Por isso, beber chá de alho permite combater esses sintomas.
Desta forma, o consumo deste preparado não só permite hidratar, como também melhora o organismo com as suas propriedades anti-inflamatórias.
3 – Riqueza em nutrientes
O alho é um alimento rico em nutrientes. Além disso, o alho tem um valor baixo em calorias. A presença de alicina é bastante benéfica. Esta substância contém propriedades anti-inflamatórias.
Por isso, este alimento atua como um antibiótico natural. O alho também apresenta riqueza vitamínica, especialmente em vitaminas A, B1, B2, B6, C e E.
4 – Prevenção na demência
O alho contém antioxidantes. Eles ajudam na prevenção de doenças como Parkinson e Alzheimer.
Apesar do Alzheimer não ter cura (pelo menos por enquanto), é possível controlar a sua evolução (ou retardar os seus efeitos) através do recurso a medicação e terapia. Ter uma alimentação saudável é um aspeto importante na prevenção deste tipo de doenças.
5 – Elimina metais pesados do organismo
O nosso organismo encontra-se sujeito a diversos tipos de agressões. Atualmente, e tendo em conta o meio envolvente, a presença de metais pesados é uma dessas agressões. A entrada destas substâncias nocivas no nosso organismo pode vir a desencadear diversas doenças, nomeadamente o cancro, mas também doenças autoimunes, alergias, entre outras.
Contudo, também aqui o alho tem uma função relevante. O alho apresenta uma função depurativa. Este alimento consegue eliminar estas mesmas substâncias.
6 – Combate a perda de massa óssea
Entre os benefícios do alho está a capacidade que este alimento tem para ajudar a combater a perda de massa óssea. A presença do enxofre ajuda ainda a garantir benefícios ao nível dos problemas articulares. Por isso, muitos recomendam que se adicione alho à confeção dos pratos.
7 – Queda de cabelo
A queda de cabelo é um acontecimento inerente à mudança de estações. Pode parecer estranho. No entanto, podemos beneficiar do alho até neste aspeto. Neste caso, o alho será utilizado na variante de óleo. Se tiver receio do cheiro que o alho possa deixar no cabelo, pode optar pelas cápsulas de óleo de alho.
8 – Aumenta a líbido nos homens
Apesar do alho apresentar um cheiro desagradável que prejudica a boca e as mãos, este alimento contém propriedades afrodisíacas. O problema da falta de libido é mais comum do que se pensa e o alho pode ser uma das soluções.
Ora, quem sofre de problemas de ereção tem no consumo de alho um precioso aliado. Este alimento pode ser muito útil.
Como o alho contém propriedades vasodilatadoras, ele pode ajudar de forma significativa. O alho proporciona uma circulação sanguínea mais eficaz. Por isso, ele contribui para a manutenção da ereção por mais tempo.