Apreciado pela combinação de sabores marinhos e pela riqueza de ingredientes frescos. Este promete ser o melhor Arroz de Marisco que alguma vez provou!
O arroz de marisco é um petisco adorado por muitos portugueses. No presente artigo de Ncultura, ficará a conhecer uma receita que deixará todos deliciados. Realizar todos os passos da receita assegura uma refeição de comer e chorar por mais. Se quer surpreender a família com esta refeição maravilhosa, leia todas as indicações e não salte nenhuma etapa.
O melhor Arroz de Marisco que já provou
A origem
Segundo alguns especialistas, a origem deste prato está na praia da Vieira, na região da Marinha Grande. Certo é que é um tipo de refeição que sabe particularmente bem no verão, seja numa praia, num piquenique, num evento especial de fim de semana, na companhia de amigos e familiares.
Reconhecimento
Este prato é uma bandeira da gastronomia portuguesa. A prova de que o povo adora o prato tradicional está no facto de ter sido nomeado uma das 7 maravilhas da Gastronomia de Portugal.
Os ingredientes
Para fazer um bom arroz de marisco, é necessário ter bons ingredientes. Usá-los frescos. Como o nome indica, esta refeição é confecionado com vários tipos de marisco. Neste prato tradicional, pode usar o marisco indicado na receita ou outros. O importante é que se utilizem ingredientes que apresentem frescura. Na confeção deste prato, pode usar camarões, lagosta, ameijoas, sapateira, mexilhão, berbigão, entre outras opções.
O toque picante
Há muitas pessoas que adoram este prato quando ele apresenta um toque picante. Para dar essa dimensão ao prato, pode adicionar duas malaguetas. Desta forma, a refeição irá revelar-se uma tentação…
Diversidade
Ora, com tantos ingredientes diferentes, facilmente se podem encontrar combinações distintas de marisco. Por isso, há receitas muito diferentes de norte a sul do país. De região para região, há variações nas receitas que apresentam combinações distintas.
Naturalmente, os mariscos usados têm uma disponibilidade distinta e encontram-se a preços que variam.
Preferências pessoais
Desta forma, iremos apresentar uma receita que pode ser adaptada por si, consoante a sua preferência. Pode dar o seu cunho pessoal mediante o marisco que encontre perto de si. O importante é experimentar fazer este petisco em casa, porque depois pode sempre fazer adaptações.
Harmonização
O arroz de Marisco deve ser harmonizado com um vinho branco. Se optar por um vinho seco que apresente uma leveza frutada conseguirá assegurar o equilíbrio perfeito que se deseja. Devido ao picante do arroz de marisco, um vinho que apresente um pouco do doce permite uma harmonização excelente.
Aprenda também a cozinhar:
- Receita de cataplana de peixe e marisco
- 3 receitas de risoto de camarão. O melhor risoto!
- Bacalhau cremoso gratinado com delícias do mar. É mesmo bom!
Siga o canal Ncultura no WhatsApp aqui
Receita de arroz de marisco
Ingredientes
- 2 dentes de alho
- 2 malaguetas
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa
- 1 kg de camarões
- 700 g miolo de amêijoas
- 700 g de miolo de mexilhões
- 450 g de arroz
- 100 g de cebolas
- 100 g de tomate
- 40 g de pimento verde
- 3 L de caldo de marisco
- ½ dl de vinho branco
- 1 ½ dl de azeite
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, deve colocar um tacho ao lume.
- – Em seguida, deve juntar o azeite.
- – Depois, quando aquecer, junte os dentes de alho e a cebola bem picados.
- – Posteriormente, deve deixar refogar por alguns minutos.
- – Em seguida, deve adicionar os pimentos verdes em brunesa.
- – No imediato, acrescente uma folha de louro.
- – Então, deve adicionar o tomate em concassê.
- – Em seguida, deve deixar refogar durante alguns minutos.
- – Posteriormente, deve refrescar com o vinho branco.
- – Depois, deve deixar reduzir.
- – Posteriormente, deve adicionar as amêijoas e os mexilhões.
- – No imediato, acrescente ¾ dos camarões descascados.
- – Então, deve deixar suar um pouco.
- – Em seguida, deve adicionar o caldo de marisco.
- – Depois, deve deixar ferver.
- – Posteriormente, deve fazer o tempero com sal, a pimenta.
- – Então, para dar um toque picante, acrescente as malaguetas sem as sementes.
- – Em seguida, deve adicionar o arroz.
- – No imediato, junte os restantes camarões com a casca.
- – Deixe cozinhar até estar no ponto.
- – Depois, deve empratar e decorar com um ramo de salsa
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
As pessoas também perguntam
O que significa concassé?
Este termo vem do francês concasser, que significa “esmagar ou moer”. Por isso, o termo culinário significa corte grosseiro de um alimento. No entanto, geralmente, está ligado a vegetais ou frutas.
Aliás, o termo é frequentemente aplicado a tomates, onde tomate concassé consiste num tomate que foi lavado, descascado, onde as sementes foram removidas. Depois, é cortado em dimensões especificadas.
O que faz parte do marisco?
O marisco na gastronomia é conhecido como um fruto do mar, um produto invertebrado e comestível. Neste tipo de alimento, estão incluídos os crustáceos (nomeadamente, as lagostas, lagostins, camarões, caranguejos, entre outros), os moluscos (tais como: mexilhão, ostra, amêijoas, lula, polvo, entre outros) e até outro tipo de animais marinhos, como o ouriço do mar.
Qual a diferença entre peixe e marisco?
O marisco não apresenta esqueleto interno como acontece com os peixes. O corpo do marisco é macio e é protegido por uma concha ou casca dura. Por exemplo, crustáceos e moluscos são diferentes tipos de marisco. Cada um apresenta as suas próprias características.