Se procura um destino perfeito no Norte de Portugal, tem de visitar Mondim de Basto. O nosso país tem diversos destinos encantadores, seja para férias, seja para escapadinhas reparadoras que podem ser realizadas ao longo do ano. De norte a sul de Portugal, há locais que apresentam uma beleza natural deslumbrante ou que têm um conjunto de atrações que espelha a sua história.
Um desses destinos que assegura uma experiência marcante a todos os que o visitam é Mondim de Basto. Existem várias razões para visitar este local encantador. Conheça os tesouros de Mondim de Basto. Há mais para descobrir do que a Senhora da Graça!
Visitar Mondim de Basto, um destino perfeito no Norte de Portugal
Mondim de Basto é uma vila portuguesa encantadora que se encontra presente na sub-região do Ave. Esta vila integra-se no distrito de Vila Real, na região do Norte e é um destino perfeito para uma escapadinha memorável. A riqueza deste município é fascinante. O destaque de Mondim de Basto é o Santuário de Nossa Senhora da Graça. No entanto, há muitas razões para visitar este local.
O Parque Natural do Alvão apresenta uma riqueza natural formidável. Nele, encontra-se uma das maiores quedas de água do velho continente. Entre os atrativos de Mondim de Basto está a arquitetura religiosa e civil, nomeadamente as Igrejas, as Capelas, as Alminhas, Cruzeiro, Solares, Pedras de Armas e Casas Senhoriais.
O Parque Natural do Alvão apresenta uma riqueza natural invulgar. Por isso, este espaço é tão peculiar e especial que se tornou num grande alicerce do concelho.
O Parque Natural do Alvão tornou-se numa atração turística memorável que apresenta grande diversidade. A área do parque é devidamente protegida. Ela abarca uma área total de 7220 ha e abrange os concelhos de Vila Real e de Mondim de Basto.
As Fisgas de Ermelo são de visita obrigatória. Uma das melhores formas de explorar a riqueza natural deste local é fazendo o percurso pedestre PR3 Fisgas de Ermelo. Esta famosa atração está presente na área protegida do Parque Natural do Alvão.
Estas quedas de água são um símbolo da região. As Fisgas de Ermelo tornaram-se num ícone da beleza natural presente em Portugal. Estas quedas de água tornaram-se numa atração turística, num autêntico espetáculo, digno de ser visto.
A beleza selvagem das Fisgas de Ermelo é tão peculiar que há milhares de visitantes que vão àquela região todos os anos só para poderem assistir a uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de 400 metros!
As rochas quartzíticas encontram-se assentes numa história incrível com grande longevidade, cerca de 480 milhões de anos. O Rio Olo é um elemento que marca a paisagem de diferentes formas.
Ele furou por entre as rochas e foi dessa forma que surgiu aquela que será a cascata mais bela de Portugal Continental. Nos dias quentes de verão, dar um mergulho refrescante nas chamadas “piocas” revela-se uma experiência imperdível. Tratam-se de lagoas naturais cujas águas se apresentam tão cristalinas e puras que só se sai com a pele dos dedos toda enrugada.
O Santuário de Nossa Senhora da Graça é a referência habitual para realizar uma visita a Mondim de Basto. O Santuário de Nossa Senhora da Graça é um espaço mítico com grande relevância para os amantes do ciclismo e da Volta a Portugal. No entanto, esta construção encanta todos os que o visitam.
Esta espaço religioso encontra-se no cimo do Monte Farinha. O topo está a quase 1000 metros de altitude, ficando à distância de 13 quilómetros do centro da vila. A estrutura atual desta construção está datada do século XVIII. No entanto, anteriormente a esta ermida em granito proveniente da região, já se encontrava uma capela com o título de Senhora da Graça.
Informações úteis:
- Irmandade de Nossa Senhora da Graça Apartado 6, 4880-301 Mondim de Basto
- Horário de abertura do Santuário (verão):
- Aberto ao público todos os dias, entre as 09h00-12h30 e as 14h30-19h00.
- Missas dominicais às 14h30 (exceto dias de festas), do 1º domingo de maio ao último domingo de setembro.
Contactos: 255 381 404 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Leia também:
- 5 locais escondidos para descobrir na Serra da Estrela
- O Hospital Termal das Caldas da Rainha é o mais antigo do mundo
- 8 lugares que não pode perder na Serra da Estrela
Existem várias aldeias nas proximidades que merecem uma visita. A Aldeia de Travassos, por exemplo, que está integrada na Rede Nacional das “Aldeias de Portugal”. Esta povoação está presente numa localização privilegiada. Dada a proximidade da aldeia ao Parque Natural do Alvão, Travassos proporciona vários motivos que justificam uma visita.
Esta aldeia tem várias atrações, destacando-se as casas de granito, os espigueiros, o fontanário, as alminhas, o lavadouro público, elementos que envolvem os visitantes num ambiente de verdadeira ruralidade. Há ainda a destacar as Aldeias de Montanha, aldeias de granito e de colmo que se encontram suspensas em nuvens de algodão. As aldeias de xisto e de lousa apresentam-se encrostadas nas gargantas das montanhas.
Entre as aldeias que merecem uma visita estão: a Aldeia Ermelo; a Aldeia Pardelhas; a Aldeia de Varzigueto; a Aldeia Bobal.
Pode verificar aqui o Mapa de Mondim de Basto. Este mapa dá a conhecer melhor os atrativos que o município coloca à sua disposição.
Mondim de Bastos, fica na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.