Início Viagem Maior ponte pedonal suspensa do mundo está quase acessível (Arouca)

Maior ponte pedonal suspensa do mundo está quase acessível (Arouca)

Já visitou os Passadiços do Paiva em Arouca? Prepare-se, agora, para a sua ponte pedonal! É a maior ponte pedonal suspensa do mundo e está quase acessível.

ponte pedonal suspensa
Maior ponte pedonal suspensa do mundo está quase acessível (Arouca) - Foto: ©André Afonso

É a maior ponte pedonal suspensa do mundo e está quase acessível. Os Passadiços do Paiva já foram premiados pelas mais variadas entidades, bem como pelos muitos turistas que os visitaram. Já este ano, receberam o prémio de Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo. Os World Travel Awards (os Óscares do turismo) reconheceram (pela 2ª vez) a beleza desta atração.

Agora, Arouca veio anunciar a sua nova atração turística: a maior ponte pedonal suspensa do mundo! Calma, ela ainda não está acessível, mas tudo indica que vá abrir ainda em 2020. Saiba o que esperar!

ponte pedonal suspensa
Maior ponte pedonal suspensa do mundo está quase acessível (Arouca)

Maior ponte pedonal suspensa do mundo em Arouca está quase acessível

No início do ano, a Câmara de Arouca afirmou que a estrutura já estava a ser erguida. Falamos de uma ponte imensa, com 516 metros de comprimento e uma altura de 175 metros do solo. O custo total da obra ronda os 2 milhões de euros.


Leia também: Passadiços do Paiva: o Paraíso em Arouca


A sua localização é nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Paiva. A estrutura está suspensa por cabos e o pavimento é de gradil metálico, com uma largura útil de 1,20 metros. Uma construção inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales das montanhas dos Andes.

Há alguns dias, surgiram imagens das duas margens do rio Paiva ligadas pela maior ponte pedonal suspensa do mundo. As imagens deste “fecho da ligação” foram divulgadas nas redes sociais. Embora ainda não esteja totalmente pronta, a sua entrada em funcionamento estará para breve, dependendo da evolução da pandemia de COVID-19.

ponte pedonal suspensa
Maior ponte pedonal suspensa do mundo está quase acessível (Arouca)

Como vai funcionar?

Para atravessar esta ponte, pode comprar dois tipos de bilhetes. Um que só inclui a travessia da ponte e outro que engloba também a visita aos Passadiços. Os preços ainda não são conhecidos, mas espera-se que sejam acessíveis, à semelhança dos praticados nos Passadiços. A Câmara local espera uma experiência turística marcante e memorável.

ponte pedonal suspensa
Maior ponte pedonal suspensa do mundo está quase acessível (Arouca)

Os Passadiços do Paiva

Para quem ainda não visitou ou não ouviu mesmo falar, os Passadiços do Paiva oferecem a possibilidade de percorrer cerca de 8 km de um trajeto repleto de paisagens belas e intocadas, marcadas por uma Natureza selvagem, que se estende pela margem esquerda do rio Paiva, numa área conhecida como a Garganta do Paiva.

Por lá, vêem-se as águas bravas, os cristais de quartzo e as muitas espécies em extinção em toda a Europa. Além disso, irá passar pelas praias fluviais do Areinho, do Vau e da Espiunca. Pelo caminho, há pontes suspensas, pequenos lagos de água nas rochas, sombras para descansar e a Natureza no seu estado mais puro.

O percurso segue do Areinho até à Espiunca, num percurso pedonal feito em estruturas de madeira de pinho, assentes em ferro cravado nas rochas.

Vídeo de: Visit Arouca

Informações úteis

Partida: Areinho/Espiunca

Distância: 8700m

Duração: 2h30

Dificuldade: alta

Desníveis: acentuados

Tipo: pequena rota

Âmbito: desportivo, cultural, ambiental e paisagístico

Época: todo o ano

Geossítios principais: Garganta do Paiva (G36); Cascata das Aguieiras (G35); Praia Fluvial do Vau (G30); Gola do Salto (G31); Falha de Espiunca (G32).

Vídeo de: CCDR-N Vídeos

Preços

Caso adquira os bilhetes online, pode contar com preços mais baixos e vantajosos. Os preços variam entre os 1€ e os 4€ e as crianças com menos de 10 anos não pagam.

Direções

Vindo do Norte (via A1): Saída Santa Maria da Feira > São João da Madeira > Vale de Cambra > Arouca > Areinho. Tempo estimado de viagem: 60 minutos

Vindo do Norte (via A32): Saída Carregosa/Pindelo > Vale de Cambra>Arouca > Areinho. Tempo estimado de viagem: 50 minutos

Vindo do Sul (via A1): Saída Estarreja>Oliveira de Azeméis>Vale de Cambra > Arouca > Areinho. Tempo estimado de viagem: 60 minutos

Vindo do Interior (via A25): Saída Porto A1 > Oliveira de Azeméis > Vale de Cambra > Arouca > Areinho. Tempo estimado de viagem: 65 minutos

Vindo de Cinfães/Castelo de Paiva/Castro Daire: Estrada Nacional 225 > Alvarenga > Areinho. Tempo estimado de viagem: 10 minutos


Leia também: 8 fantásticos Passadiços em Portugal para viajar nas férias


ponte pedonal suspensa
Maior ponte pedonal suspensa do mundo está quase acessível (Arouca) – Foto: Município de Arouca – Joel Oliveira Santos

Regras

– Caminhar em grupo;

– Só fazer o trilho durante o dia;

– Optar por vestuário e calçado adequado;

– Não estragar a fauna ou a flora local;

– Não levar aparelhos de música, carrinhos de bebé, animais;

– Não fumar, fazer fogueiras, acampar ou praticar desportos radicais;

– Cumprir as indicações locais;

– Levar água e um saco para o lixo;

– Colocar protetor solar;

– Beneficiar de uma visita interpretada com guia;

– Usar cafetarias e parques de estacionamento.

Créditos da foto de capa:

©André Afonso – https://pontesvida.wordpress.com/2020/05/07/68-1-ponte-pedonal-de-arouca-516-arouca/

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.