Início Cultura Língua Portuguesa: percentagem ou porcentagem?

Língua Portuguesa: percentagem ou porcentagem?

Existem inúmeros termos que surgem na internet escritos de diferentes formas. Esclareça as suas dúvidas de português: será percentagem ou porcentagem?

percentagem ou porcentagem
Língua Portuguesa: percentagem ou porcentagem?

Existem inúmeros termos que surgem na internet escritos de diferentes formas. Esclareça as suas dúvidas de português: será percentagem ou porcentagem?

Portugal e Brasil partilham um património valiosíssimo, a língua portuguesa (ambos integram a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que tem como outros estados membros Angola, Brasil, Cabo Verde,  Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.

Entre ambos os países muitas partilhas. Palavras iguais e palavras diferentes. O acordo ortográfico pretendeu aproximar ainda mais as duas nações. Contudo, existem conceitos que geram imensas dúvidas pois vemo-los escritos de forma distinta em diferentes plataformas. Entre essas palavras estão “Percentagem” e “Porcentagem”.

Por exemplo, “boas notícias: percentagem de testes positivos desce para níveis mínimos”. Ou então “Inter estabelece porcentagem de redução salarial, efeitos serão sentidos a partir de maio.” O universo da internet é vasto mas permite que haja uma maior proximidade entre dois povos que estão muito distantes mas que já foram um só.

Nas leituras que fazemos alguns conceitos fazem com necessitemos de esclarecer algumas dúvidas de português: será percentagem ou porcentagem?


Leia também: Dúvidas de Português: o ponto e vírgula


Será percentagem ou porcentagem?

A verdade é que pode escrever de ambas as formas, por isso não há erro. Ambas as  formas existem na Língua Portuguesa. Tanto um como o outro termo encontram-se  presentes em diferentes dicionários de língua portuguesa. Contudo, alguns destes exemplares marcam a palavra porcentagem como um brasileirismo.

Percentagem e porcentagem são formas distintas de escrever o mesmo conceito, são sinónimos e podem ambos ser usados. Estas expressões possuem o mesmo significado mas enquanto percentagem é mais comum em Portugal o termo porcentagem é mais usado no Brasil. Por muito próximos que ambos os povos sejam, por muitas partilhas que façam, continua (e continuará) a haver muitas diferenças, por muitos acordos ortográficos que se façam. O que não deixa de ser positivo.

Significado

Percentagem ou porcentagem

Significa fração centesimal de uma determinada grandeza. Termo referente à proporção em relação a cem. Número de partes em cada cem partes. Pode, por exemplo, ser uma quantia paga ou recebida na razão de uns tanto por cento; uma comissão. Pode falar-se em percentagem da população, de ordenado, e de inúmeros outros tópicos.

Diferenças

Em Portugal usa-se o termo percentagem que advém do termo inglês percentage. A palavra inglesa “percentage” deriva das palavras latinas per e centum, que estão também na origem dos termos portugueses por e cento. Enquanto no brasil o termo porcentagem tem origem da construção “por” + “cento”.


Leia também: Língua Portuguesa: o ponto de exclamação!


É assim formada por justaposição e sufixação da locução por cento. O mesmo acontece com outros termos, nomeadamente com os vocábulos “percentual” e “porcentual”. Ambos os países usam termos diferentes para o mesmo conceito, não deixando de estar ambos corretos e de ter o mesmo significado.

Preferência

Mesmo sendo comum o uso dos dois termos deve haver uma lógica e se se usa num texto percentagem não se deve alterar a meio por porcentagem. Também se se usa o termo percentagem deve dar-se preferência à forma correlata percentual. O mesmo deve ocorrer se se usa o termo porcentagem, usando-se forma correlata porcentual.

Acontece que no Brasil já é mais frequente usarem o termo percentual em vez de porcentual. Por isso mesmo, numa lógica de maior coesão textual e por alguns dicionários marcarem a palavra “porcentagem” como um brasileirismo,

deve dar-se preferência ao termo percentagem. Apesar de ambos os termos estarem  corretos, nos dicionários mais modernos, nomeadamente o Michaelis, o termo porcentagem remete para percentagem, o que denota uma clara preferência forma “percentagem”.

QUIZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.