Início Cultura 6 erros de português na cozinha

6 erros de português na cozinha

Evite estes erros que surgem frequentemente no mundo da gastronomia! Conheça 6 erros de português na cozinha.

erros de português na cozinha
6 erros de português na cozinha

Evite estes erros que surgem frequentemente no mundo da gastronomia! Conheça 6 erros de português na cozinha.

Quem não gosta de um bom prato de comida? Com cor, com perfume e muito saboroso? O universo da gastronomia tem vindo a obter um mediatismo bastante incomum. A atenção dada nos últimos anos aos programas culinários tem sido surpreendente, tornando muito atrativas as profissões relacionadas com este meio. Não falamos apenas que se procura tornar-se chef, pasteleiro, padeiro mas também todos aqueles que criaram blogues destinados a partilhar conteúdos sobre este mundo da das cozinhas. O problema é que existem palavras desta área da cozinha que proliferam por aí mas são erros comuns, constantemente replicados.

Quem nunca foi à internet procurar uma receita mas ao analisar a receita depara-se com erros de português? São comuns, não é mal das pessoas que as escreveram pois muitos desses erros generalizam-se, passando muitas vezes despercebidos.


Leia também: 10 erros de português embaraçosos


6 erros de português na cozinha

Framboesa

Erro frequentemente cometido: Frambuesa (havendo outros erros, tais como: “franbuesa”, “franbueza” e “frambueza”).

Significado: Esta palavra refere-se ao fruto de dimensões reduzidas que é proveniente do framboeseiro. É doce, e quando maduro é vermelho e muito saboroso.

Frase exemplo: O sabor deste gelado é framboesa, não é?

Orégãos

Erro frequentemente cometido: óregãos (oregãos é também uma palavra bastante usada, surgindo mesmo em algumas marcas).

Significado: Termo que advém do grego oríganon, “orégão”, pelo latim origānu-, com igual sentido. Este termo próprio da botânica é um nome masculino que se refere a uma planta eurasiática, da família das Labiadas.

Os orégãos (Origanum vulgare) têm porte herbáceo ou subarbustivo, tendo na sua constituição pequenas flores, que são reunidas em panículas axilares e folhas ovadas. Os orégãos são bastante aromáticos, sendo usados secos como tempero culinário.

Frase exemplo: Esta pizza ficaria bem melhor com orégãos, não acham?

Manjericão

Erro frequentemente cometido:  “mangericão”.

Significado: Esta termo serve como uma designação comum que é referente a diversas plantas herbáceas do género Ocimum, da família das Labiadas. De caule ereto e ramificado, com folhas ovadas e muito aromáticas, esta erva é usada frequentemente como condimento culinário.

Frase exemplo: Temos de comprar mais manjericão, não temos cá em casa.

Cidra

Erro frequentemente cometido: sidra.

Significado: Termo que advém do latim citrĕa-, “cidreira”,é o fruto da cidreira (citrus medica). Um fruto que é verde semelhante mais maior que um limão. O fruto cítrico que nasce na cidreira é de sabor azedo, de casca grossa, sendo usado frequentemente no fabrico de doces ou compotas. Este fruto é ainda conhecido como pomelo.

Frase exemplo: A cidra é um dos ingredientes base deste doce.

Sidra

Erro frequentemente cometido: cidra.

Significado: Termo que vem do hebraico schēchar, “bebida inebriante”, pelo latim sicĕra-, e pelo castelhano sidra, com o mesmo significado. Sidra é um termo que identifica uma bebida alcoólica de baixa graduação obtida pela fermentação do sumo de maçã; É um vinho de maçã. Esta bebida doce e alcoólica que é feita a partir da fermentação de maçãs é mais popular noutros países (nomeadamente em Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América) do que em Portugal, mas não deixa de ser reconhecida por cá.

Frase exemplo: Não há nada como beber sidra num dia quente de verão.


Leia também: Dúvidas de português: eufemismo, sabe o que é?  


Cidreira

Erro frequentemente cometido: sidreira.  

Significado: Cidreira (Citrus medica) é um termo próprio da botânica, identificando uma planta arbustiva da família das Rutáceas. A cidreira é uma árvore de pequeno porte, com ramos delgados, flores brancas que são aromáticas. Das folhas das cidreiras é extraído um óleo essencial que é tonificante. Os seus frutos são carnudos, possuem casca grossa e rugosa.

Ainda na botânica cidreira (Melissa officinalis) refere-se ainda a uma planta herbácea, da família das Labiadas, que possui caules eretos que podem atingir uma altura de 60 centímetros, possuindo flores brancas e folhas rugosas e ovaladas. Estas são fortemente aromáticas, sendo frequentemente utilizadas na preparação de infusões. Pelas suas propriedades as folhas são usadas para fins terapêuticos.

Frase exemplo:  Este chá de cidreira tem feito maravilhas à minha saúde.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.