Início Cultura Língua Portuguesa: o ponto final (“.”)

Língua Portuguesa: o ponto final (“.”)

A pontuação é crucial para uma boa compreensão da língua. Tire todas as suas dúvidas e aprenda a usar corretamente o ponto final.

ponto final
Língua Portuguesa: o ponto final (“.”)

A pontuação é crucial para uma boa compreensão da língua. Tire todas as suas dúvidas e aprenda a usar corretamente o ponto final.

A língua portuguesa possui inúmeras regras. Em algumas dimensões da língua, existem regras e, também, exceções às regras. A grafia ou a representação escrita implica uma série de variáveis importantes (letras ou grafemas, alfabeto, notações léxicas, sinais gráficos, pontuação e sinais auxiliares de escrita,…) que têm de ser compreendidas para que se criem frases numa língua tão apaixonante quanto o português.

Existem, por isso, alguns sinais de pontuação (por exemplo, “!”, “?”, e “.”) que visam tornar a comunicação mais clara e expressiva. Entre os sinais de pontuação em língua portuguesa, está o ponto final. Fique a conhecer este sinal de pontuação, para que ele serve e como deve ser usado.


Leia também: Língua Portuguesa: o ponto de exclamação!


Língua Portuguesa: o ponto final (“.”)

Vejamos algumas frases e respetivos sinais de pontuação:

– Quem é o melhor jogador de futebol do mundo?

– O melhor clube do mundo é o Futebol Clube do Porto!

– Tenho que terminar este artigo com a maior brevidade possível.

– Foi, então, que ele disse: “Tens duas opções: ou trabalhas, ou estudas.”

– São deveres do aluno: respeitar o professor; respeitar os colegas; fazer os trabalhos de casa; participar na aula; ser feliz.

– Florbela, não faças asneiras!

Aqui, nestes exemplos, estão presentes alguns sinais de pontuação e sinais auxiliares de escrita que usamos na língua portuguesa. Os sinais gráficos que existem são: o ponto de interrogação (“?”); o ponto de exclamação (“!”); o ponto final (“.”); os dois pontos (“:”); o ponto e vírgula (“;”); a vírgula (“,”); as reticências (“…”) e o travessão (“–“).

A comunicação torna-se bem mais clara e expressiva com a pontuação. A pontuação melhora em diferentes vertentes a leitura de qualquer texto (na sua coesão e coerência; na ordem estilística; no ritmo do texto; na compreensão; na interpretação, etc.). Uma comunicação sem recorrer a sinais gráficos é caótica e em grande parte incompreensível.

Por isso, o conjunto de sinais gráficos é imprescindível e visa organizar as relações e a proporção das partes do discurso, permitindo uma gestão das pausas, sejam estas orais ou escritas.

O ponto final (“.”)

O ponto final é o sinal gráfico que marca a pausa absoluta, a pausa máxima da voz. Estando presente no final da toda a frase declarativa (e em algumas frases imperativas), seja ela simples ou complexa, afirmativa ou negativa. O ponto final contribui, assim, para delimitar as frases de um texto, apontando a conclusão do discurso.


Leia também: Dúvidas de Português: as reticências


Quando usar

– Pode ser empregue numa frase declarativa do género: “O caso e-toupeira é uma vergonha para o futebol nacional.”

– Pode também ser empregue numa frase imperativa como: “Venha comprar o nosso novo produto.”

– Pode também ser empregue numa frase imperativa negativa como: “Não compre o novo produto daquela marca.”

O ponto final usa-se ainda nas abreviaturas (como Dr.; ou V. Ex.ª) e ainda serve para assinalar a entrada de um novo elemento numa lista (sendo assim uma alternativa ao asterisco ou ao travessão).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.