A pontuação é crucial para uma boa compreensão da língua. Tire todas as suas dúvidas e aprenda a usar corretamente o ponto final.
A língua portuguesa possui inúmeras regras. Em algumas dimensões da língua, existem regras e, também, exceções às regras. A grafia ou a representação escrita implica uma série de variáveis importantes (letras ou grafemas, alfabeto, notações léxicas, sinais gráficos, pontuação e sinais auxiliares de escrita,…) que têm de ser compreendidas para que se criem frases numa língua tão apaixonante quanto o português.
Existem, por isso, alguns sinais de pontuação (por exemplo, “!”, “?”, e “.”) que visam tornar a comunicação mais clara e expressiva. Entre os sinais de pontuação em língua portuguesa, está o ponto final. Fique a conhecer este sinal de pontuação, para que ele serve e como deve ser usado.
Leia também: Língua Portuguesa: o ponto de exclamação!
Língua Portuguesa: o ponto final (“.”)
Vejamos algumas frases e respetivos sinais de pontuação:
– Quem é o melhor jogador de futebol do mundo?
– O melhor clube do mundo é o Futebol Clube do Porto!
– Tenho que terminar este artigo com a maior brevidade possível.
– Foi, então, que ele disse: “Tens duas opções: ou trabalhas, ou estudas.”
– São deveres do aluno: respeitar o professor; respeitar os colegas; fazer os trabalhos de casa; participar na aula; ser feliz.
– Florbela, não faças asneiras!
Aqui, nestes exemplos, estão presentes alguns sinais de pontuação e sinais auxiliares de escrita que usamos na língua portuguesa. Os sinais gráficos que existem são: o ponto de interrogação (“?”); o ponto de exclamação (“!”); o ponto final (“.”); os dois pontos (“:”); o ponto e vírgula (“;”); a vírgula (“,”); as reticências (“…”) e o travessão (“–“).
A comunicação torna-se bem mais clara e expressiva com a pontuação. A pontuação melhora em diferentes vertentes a leitura de qualquer texto (na sua coesão e coerência; na ordem estilística; no ritmo do texto; na compreensão; na interpretação, etc.). Uma comunicação sem recorrer a sinais gráficos é caótica e em grande parte incompreensível.
Por isso, o conjunto de sinais gráficos é imprescindível e visa organizar as relações e a proporção das partes do discurso, permitindo uma gestão das pausas, sejam estas orais ou escritas.
O ponto final (“.”)
O ponto final é o sinal gráfico que marca a pausa absoluta, a pausa máxima da voz. Estando presente no final da toda a frase declarativa (e em algumas frases imperativas), seja ela simples ou complexa, afirmativa ou negativa. O ponto final contribui, assim, para delimitar as frases de um texto, apontando a conclusão do discurso.
Leia também: Dúvidas de Português: as reticências
Quando usar
– Pode ser empregue numa frase declarativa do género: “O caso e-toupeira é uma vergonha para o futebol nacional.”
– Pode também ser empregue numa frase imperativa como: “Venha comprar o nosso novo produto.”
– Pode também ser empregue numa frase imperativa negativa como: “Não compre o novo produto daquela marca.”
O ponto final usa-se ainda nas abreviaturas (como Dr.; ou V. Ex.ª) e ainda serve para assinalar a entrada de um novo elemento numa lista (sendo assim uma alternativa ao asterisco ou ao travessão).