Início Cultura Língua Portuguesa: diz-se Mandado ou Mandato?

Língua Portuguesa: diz-se Mandado ou Mandato?

Palavras parónimas que convém distinguir. O que quer realmente dizer: será mandado ou mandato? Veja os nossos exemplos e explicações e acabe com as dúvidas.

Mandado ou Mandato
Língua Portuguesa: diz-se Mandado ou Mandato?

Língua Portuguesa: diz-se Mandado ou Mandato?

Palavras parónimas que convém distinguir. O que quer realmente dizer: será mandado ou mandato? Veja os nossos exemplos e explicações e acabe com as dúvidas.

Por vezes, vemos filmes ou notícias em que alguns termos são referidos de forma idêntica, embora usados em contextos distintos. Assim, deparamo-nos com palavras que surgem com frequência, mas que nem sempre são corretamente aplicadas, o que gera uma certa “confusão”.

Tal é causado pela falta de conhecimento de quem escreve e que não se apercebeu da gralha cometida, mas também de nós que, muitas vezes, não detetamos o erro. Assim, os erros acabam por se propagar e serem difundidos em diferentes órgãos de comunicação, contribuindo para um mau serviço à língua portuguesa.

O que são palavras parónimas?

Este termo advém do grego parónymos. Na gramática, o termo parónimo refere-se a palavras que possuem grafias parecidas e pronúncias idênticas, apesar de terem significados bem distintos. Entre as várias palavras parónimas, estão as palavras mandado e mandato. E, afinal, quando devemos dizer mandado ou mandato?

Vejamos como exemplo as seguintes frases:

– O agente tinha o mandado de captura e procedeu à detenção. / O agente tinha o mandato de captura e procedeu à detenção.

– O mandato é de quatro anos. / O mandado é de quatro anos.

– A casa do dirigente foi revistada pela polícia que tinha em sua posse um mandado de busca. / A casa do dirigente foi revistada pela polícia que tinha em sua posse um mandato de busca.

– É possível que o Presidente da Câmara não conclua o seu mandato. É possível que o Presidente da Câmara não conclua o seu mandado.

Ambas as palavras existem na língua portuguesa, possuindo significados distintos – apesar de partilharem a mesma raiz etimológica, já que ambas são provenientes do latim mandätu.

Por isso, é importante conhecer as palavras em pormenor, de forma a compreender como usar cada uma, de acordo com o seu contexto. Passemos, então, a esclarecer o significado das palavras:

Mandado ou Mandato
Língua Portuguesa: diz-se Mandado ou Mandato?

Mandado

Alguém que recebeu ou recebe ordens. Termo que vem do latim mandätu. Enquanto nome masculino é o ato ou efeito de mandar; ordem, recado.

No direito, é uma determinação escrita emanada de autoridade judicial ou administrativa. O mandado de captura representa uma ordem de prisão.

Mandado ou Mandato
Língua Portuguesa: diz-se Mandado ou Mandato?

Mandato

Termo que vem do latim mandätu. No direito, é o contrato pelo qual uma das partes se obriga a praticar um ou mais atos jurídicos por conta da outra; delegação. No direito, há também o mandato judicial que confere poderes de representação em juízo a um profissional do foro.

Na política, é o poder concedido por meio de votação a uma pessoa ou um partido para representar os seus interesses durante um período determinado. É o período de tempo durante o qual uma pessoa ou um partido detém os poderes próprios do cargo para que foram eleitos. Missão, encargo, sentença.

Agora que esclarecemos ambos os conceitos, estamos mais preparados para distinguir os termos, independentemente do cenário em que sejam colocados. Assim, conhecendo os significados destas palavras parónimas, podemos saber nas frases que se seguem (e noutras…) quais estão corretas.

  • O agente tinha o mandado de captura e procedeu à detenção. ✓ / O agente tinha o mandato de captura e procedeu à detenção. X
  • O mandato é de quatro anos. ✓ / O mandado é de quatro anos. X
  • A casa do dirigente foi revistada pela polícia que tinha em sua posse um mandado de busca. ✓ / A casa do dirigente foi revistada pela polícia que tinha em sua posse um mandato de busca. X
  • É possível que o Presidente da Câmara não conclua o seu mandato. ✓ / É possível que o Presidente da Câmara não conclua o seu mandado. X

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:

Língua Portuguesa: escreve-se Senão ou Se não?

Língua Portuguesa: 10 pleonasmos que deve evitar

Língua Portuguesa: escreve-se A fim ou Afim?

30 dos melhores Provérbios Portugueses

_

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.