Início Cultura «Futre» 10 palavras em português pouco usadas ou conhecidas

«Futre» 10 palavras em português pouco usadas ou conhecidas

Aprenda uma palavra por dia! Há 10 neste artigo que preparámos para si. Confira «Futre» 10 palavras em português pouco usadas ou conhecidas.

Futre
«Futre» 10 palavras em português pouco usadas ou conhecidas

Aprenda uma palavra por dia! Há 10 neste artigo que preparámos para si. Confira «Futre» 10 palavras em português pouco usadas ou conhecidas.

São inúmeras as palavras de português que existem. Na língua portuguesa, há mais de 306.949 palavras, que é o número de termos que está presente na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948). Este é o maior dicionário de português de sempre mas, desde a sua publicação, há mais palavras que surgiram.

Segundo os especialistas, no nosso vocabulário ativo, há cerca de 1500 palavras (sendo esta uma média que se refere a pessoas com um nível médio de instrução). Por isso, é importante fazer um esforço para alargar o nosso vocabulário ativo. Está preparado para o desafio?


Leia também: «O comer está na mesa» é um erro de português?


«Futre» 10 palavras em português pouco usadas ou conhecidas

Íntegro

Termo que vem do latim intĕgru-, «inteiro; intacto». Íntegro é adjetivo que significa inteiro; completo. Íntegro significa também, em sentido figurado, honrado; imparcial; reto.

Neutral

Termo que vem do latim neutrāle-, «neutro». Neutral é adjetivo de 2 géneros que significa que não se declara nem por um, nem por outro; imparcial; neutro.

Neutral no Direito e na Política significa que, ao abrigo de convenções internacionais, não participa em conflitos existentes entre outros.

Retilíneo

Termo que vem do latim científico rectilinĕu-, com o mesmo significado. Retilíneo é adjetivo que significa que tem a forma ou a direção da linha reta. Retilíneo significa que é formado por segmentos de reta. Retilíneo significa também relativo a linhas retas. Retilíneo tem ainda como significado, coerente, íntegro, honesto.

Retilíneo é nome masculino que na área da geometria significa ângulo plano que se obtém, intersetando o diedro por um plano perpendicular à sua aresta

Inflexível

Termo que vem do latim inflexibĭle-, com o mesmo significado. Inflexível é adjetivo de 2 géneros que significa que não é flexível. Inflexível também significa que não se dobra.

Em sentido figurado, inflexível é rígido; rigoroso. No mesmo sentido figurado, inflexível pode significar sereno; impassível.

Austero

Termo que vem do latim austēru-, «rude; áspero». Austero é adjetivo que significa que revela austeridade; rígido nos princípios, hábitos ou opiniões. Austero significa também que não é flexível; que é severo, rigoroso. Austero é o que revela circunspeção ou formalidade; sério, grave.

Austero significa também desagradável para os sentidos; áspero, ríspido. Austero significa igualmente que exige esforço; duro, penoso. Por fim, austero tem como significado sem enfeites ou ornamentos.

Sisudo

Termo que vem de “siso”+”-udo”. Sisudo é adjetivo que significa que tem siso ou sisudez. Sisudo significa prudente, sensato. Sisudo significa ainda circunspecto, sério. Sisudo também significa que tem semblante carregado ou sombrio, carrancudo.

Sisudo é também nome masculino que identifica indivíduo sério, grave. Alguém sisudo é indivíduo sensato, sério.

Circunspecto

Termo que vem do latim circumspectu-, com o mesmo significado. Particípio passado de circumspicĕre, «olhar em volta». Circunspecto é adjetivo que significa que olha em torno de si. Ser circunspecto é ser prudente; ponderado; acautelado.

Futre

Termo que vem do francês foutre, «desprezar; troçar de», do latim futuĕre, «ter relações com uma mulher». Futre é nome masculino que significa indivíduo desprezível; bandalho.

Futre significa também indivíduo esfarrapado; maltrapilho. Futre significa ainda sovina; indivíduo muito agarrado ao dinheiro.


Leia também: Língua Portuguesa: diz-se Obrigado ou Obrigada


Caducidade

Termo que vem de “caduco”+”-i-”+”-dade”. Caducidade é nome feminino que significa qualidade ou condição do que é caduco; decadência. Caducidade significa também velhice prematura. Caducidade significa ainda extinção de um direito, sem efeito retroativo, pela verificação de um facto a que a lei atribui esse efeito.

Quando se diz “caducidade da lei” queremos dizer situação que se verifica quando uma lei deixa de vigorar por força de qualquer circunstância inerente à própria lei, independentemente da publicação de uma nova lei

Aplasia

Termo que vem do grego a-, «sem» +plásis, «modelação» +-ia. Aplasia é nome feminino que significa desenvolvimento incompleto de um órgão ou parte dele; atrofia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.