Início Tradições Faça puré de batata cremoso como um Chef

Faça puré de batata cremoso como um Chef

O puré é um acompanhamento delicioso, mas nem todos sabem fazê-lo corretamente. Descubra como fazer puré de batata cremoso como um Chef.

puré de batata cremoso
Faça puré de batata cremoso como um Chef

Faça puré de batata cremoso como um Chef. Quem não gosta de um bom puré? Existem alguns truques que se revelam extremamente preciosos para se fazer um puré perfeito. O puré é um tipo de acompanhamento que casa bem com diversos alimentos. Com carnes vermelhas, carnes brancas e peixe.

O puré de batata é o mais popular, mas tornou-se comum explorar alternativas, embora umas sejam bem mais saborosas do que outras… Apesar do puré de batata ser um acompanhamento realizado bastantes vezes na maioria das casas portuguesas, a verdade é que este acompanhamento nem sempre é realizado da melhor forma, sendo por vezes apresentado com grumos, duro e pastoso, aguado ou insosso. Aprenda a confecioná-lo corretamente.

puré de batata cremoso
Faça puré de batata cremoso como um Chef

Como fazer puré de batata cremoso como um Chef

Sugestões para fazer um puré perfeito

As dicas aqui apresentadas são para puré de batata, mas o conhecimento adquirido pode ser aplicado a outros tipos de puré.


Leia também: Aprenda a assar frango no forno


Escolhas com critério

É indispensável saber escolher bem a batata. Existem diferentes tipos de batata. Algumas são mais indicadas para assar, outras para cozer, outras para fritar.

Para fazer um puré perfeito, deve escolher as batatas mais adequadas, que é a batata asterix, a batata rosada por fora e bem amarela por dentro. Esse tipo de batata revela-se mais indicado, pois é mais firme, dando origem a um puré com mais consistência.

puré de batata cremoso
Faça puré de batata cremoso como um Chef

Preparação

Deve fazer o puré com batatas pequenas para agilizar o processo de cozimento. Deve ainda preparar devidamente as batatas: elas devem ser descascadas, lavadas e cortadas em fatias finas (com espessura de um dedo).

Antes de as colocar a cozer, elas devem ser postas em água fria, por 5 minutos. Isso irá ajudar a que elas fiquem devidamente cozidas.

Acertar no sal

O sal não deve ser colocado depois do puré estar pronto, pois se não ficará salgado em certas partes e insosso noutras, sem uma distribuição uniforme. Muitos falham no sal, ficando o puré insosso ou salgado.

O sal deve ser colocado na água do cozimento das batatas, na proporção de uma colher de sopa de sal para cada quilo de batata a ser cozido. Não abuse da água. Basta que a água cubra as batatas.

puré de batata cremoso
Faça puré de batata cremoso como um Chef

As batatas é que mandam

Assim que as batatas estiverem no ponto, o cozimento deve ser interrompido.

Quando as batatas estiverem no ponto para serem esmagadas, desligue o fogão, teste pressionando com um garfo e, se quebrarem, estão prontas para serem transformadas em puré.

Eliminar a água

Depois de estarem devidamente cozidas, deve escorrer-se a água, colocar as batatas num escorredor e, posteriormente, secar as batatas em papel absorvente. Faça-o, antes de começar a esmagar as batatas. O excesso de água tornará o puré aguado.

puré de batata cremoso
Faça puré de batata cremoso como um Chef

Utensílios

Deve recorrer a utensílios adequados para espremer as batatas da forma adequada. Há, como sabe, espremedores de batatas que foram criados justamente para essa função, facilitando a tarefa e tornando-a mais rápida. É mais adequado do que esmagar com um garfo e fica no ponto. Esmague as batatas até deixar de haver grumos.

Cremosidade

Para cada quilo de batata esmagada, adicione meia chávena de chá com leite (morno) e meia colher de chá com manteiga (à temperatura ambiente), para o puré obter a consistência perfeita e ficar mais cremoso.

puré de batata cremoso
Faça puré de batata cremoso como um Chef

Temperos finais

Pode usar alguns temperos finais que dão um toque especial ao puré, nomeadamente manjericão e pimenta. Isto, só depois do puré estar pronto.

Gratinar

Outro truque que torna o puré de batatas memorável é gratiná-lo, quando ele estiver concluído. Pode levá-lo à parte superior do forno por 5 minutos ou usar um maçarico culinário.


Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas como um Chef


Adaptações

Estas dicas podem ser usadas para fazer outro tipo de purés (nomeadamente, de cenoura, de abóbora, de bróculos, entre outros).

Agora que sabe como fazer um puré de batata perfeito, use os seus conhecimentos e alie-os à sua criatividade. Explore a arte de fazer purés, apresentando à família propostas distintas.

puré de batata cremoso
Faça puré de batata cremoso como um Chef

Receita de puré de batata

Ingredientes

– 1 kg de batatas

– 250 ml leite

– 250g manteiga

– Noz moscada qb

– Sal qb

Modo de preparação

– Coza as batatas (com casca) em água temperada com sal. Se forem do mesmo tamanho, coza-as inteiras, pois possuem o mesmo tempo de cozedura. Se tiverem tamanhos diferentes, corte de forma a uniformizar o seu tamanho.

– O tempo de cocção será de 1h, mas pode atingir 1h30. O ponto de cozedura ideal é quando a batata não apresenta resistência ao palito.

– Depois das batatas estarem macias, junte o leite e a manteiga e ferva numa panela.

– Descasque as batatas rapidamente. Use um pano para segurá-las e não queimar as mãos.

– Esmague as batatas numa picadora Passe-Vite.

– Volte a colocar a batata na panela em lume baixo.

– Junte o leite fervido aos poucos e misture com vigor para obter um puré liso e cremoso.

– No final, junte sal e noz moscada a gosto.

Nota: Como esta receita é para um puré mais líquido e cremoso, deve alterar as quantidades, caso prefira um puré mais firme. Reduza para 150 ml de leite e para 150g de manteiga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.