Início Cultura «Neófito» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas

«Neófito» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas

Devemos aprender pelo menos 1 palavra por dia. Existem mais de 306.949 palavras portuguesas... «Neófito» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas.

Neófito
«Neófito» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas

Devemos aprender pelo menos 1 palavra por dia. Existem mais de 306.949 palavras portuguesas… «Neófito» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas.

A língua portuguesa é um património fantástico, repleto de pequenas curiosidades que a tornam ainda mais intrigante. De acordo com os especialistas na matéria, em pessoas com um nível médio de instrução, apenas 1500 palavras fazem parte do seu vocabulário ativo, ou seja, termos que são usados com frequência.

São poucas palavras, tendo em conta todas as que existem. Só no maior dicionário de português há 306.949 palavras, a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948). Mas ainda há mais palavras portuguesas. Há palavras novas que surgem e que só são posteriormente integradas nos dicionários. São muitas as palavras para aprendermos! Podemos não conseguir aprender todas, mas podemos aprender muitas! Por exemplo, podemos aprender uma por dia.

Neste artigo, estão 10 palavras e os seus respetivos significados. Todavia, para as integrar no seu vocabulário ativo, não basta ler e compreender o significado dos conceitos. É necessário aplicar as palavras aprendidas de forma frequente. Preparado para o desafio?


Leia também: 20 pleonasmos comuns que deve evitar


«Neófito» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas

Pompa

Termo que vem do grego pompé, «cortejo», pelo latim pompa-, «pompa; aparato». Pompa é nome feminino que significa aparato solene; sumptuosidade; magnificência; fausto; luxo; gala. Pompa é vaidade.

A expressão “com pompa e circunstância” significa de forma solene, de acordo com a etiqueta.

Insípido

Insípido é termo que vem do latim insipĭdu-, com o mesmo significado. É adjetivo que significa que não tem sabor; insosso. Em sentido figurado, insípido é desengraçado, monótono, pouco interessante.

Intrépido

Do latim intrepĭdu-, com o mesmo significado. Intrépido é adjetivo que significa que não é trépido. É destemido; ousado. Intrépido pode ainda ser firme; resoluto.

Candura

Termo que vem de “cândido”+”-ura”, com haplologia (supressão de uma sílaba quando, na mesma palavra, aparecem duas sílabas seguidas, iniciadas pela mesma consoante).

Candura é nome feminino que significa qualidade ou estado do que é cândido. É alvura.

No sentido figurado, candura é inocência, pureza. Ainda no sentido figurado, candura é ingenuidade; simplicidade.

Neófito

Termo que vem do grego néophytos, «plantado recentemente», pelo latim neophўtu-, «neófito». Neófito é nome masculino que, na religião, significa pessoa que vai receber o batismo ou que acabou de ser batizada. Ainda significa pessoa recém-convertida a uma religião. Também significa pessoa recém-admitida em estado ou ordem religiosa.

Em sentido figurado, neófito significa recém-admitida em associação, corporação, coletividade, etc. Ainda em sentido figurado, significa pessoa que aderiu recentemente a causa, doutrina, etc. Significa novato; principiante.

Probo

Termo que vem do latim probu-, com o mesmo significado. Probo é adjetivo que significa que tem probidade. É justo. Probo significa ainda honrado; honesto; íntegro; reto.

Fanico

Termo de origem obscura. Fanico é nome masculino que significa pedaço muito pequeno; migalha. É pequeno ganho ou lucro. Fanico, no sentido popular, é desmaio, chilique.

No sentido pejorativo, fanico é prostituição. Ainda no sentido pejorativo, “andar ao fanico” é fazer biscates; prostituir-se.

Ficar em fanicos é ficar em pedacinhos; ficar arrasado.


Leia também: «Carne guizada» é erro de português?


Crepúsculo

Termo que vem do latim crepuscŭlu-, «obscuridade; crepúsculo». Crepúsculo é nome masculino que significa claridade frouxa que persiste algum tempo depois do sol-posto; lusco-fusco. Significa ainda claridade idêntica que precede o raiar do dia.

Crepúsculo, em sentido figurado, significa declinação; decadência. Ainda em sentido figurado, crepúsculo significa ocaso. Quando se diz “estar no crepúsculo da vida”, queremos dizer estar na velhice.

Cutícula

Termo que vem do latim cuticŭla-, «pelezinha». Cutícula é nome feminino próprio da anatomia que significa epiderme; camada fina de pele endurecida que reveste ou circunda uma estrutura anatómica (tal como acontece no contorno das unhas); película.

Na botânica, cutícula é formação impermeável, cutinizada, que reveste órgãos vegetais.

Ilimitável

Termo que se forma de “in-”+”limitável”. Ilimitável é adjetivo de 2 géneros que significa que não pode ser limitado. Significa ainda algo a que não se pode pôr fim; imenso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.