Início Cultura Fuja destes 6 erros de português

Fuja destes 6 erros de português

Palavras da língua portuguesa começadas com a letra “D” e que são mal escritas com frequência. Fuja destes 6 erros de português...

Fuja destes 6 erros de português
Fuja destes 6 erros de português

Palavras da língua portuguesa começadas com a letra “D” e que são mal escritas com frequência. Fuja destes 6 erros de português…

Ao longo dos últimos meses, introduzimos uma série de artigos que visam dar a conhecer os erros mais comuns da língua portuguesa. Serão ao todo 26 artigos, cada um dos quais dedicado a cada uma das letras do alfabeto.

Assim, o sítio da Ncultura proporciona a todos os que acompanham as suas publicações uma série de artigos que visam fomentar um conhecimento mais aprofundado da língua portuguesa, assim como contribuir para a erradicação de alguns dos erros mais frequentes que encontramos no nosso quotidiano.


Leia também: 9 Palavras com erros de português que deve evitar


Todos estes artigos serão intitulados “erros de português com palavras começadas pela letra…”, seguindo-se a respetiva letra do alfabeto. Hoje, este artigo será destinado à letra “D”.

Fuja destes 6 erros de português

Disenteria

Termo que vem do grego dysentería, tendo como significado «doença intestinal»; pelo latim dysenterïa, «disenteria». Conceito ligado à medicina, que indica infeção dos intestinos que, em regra, produz dores abdominais, evacuações frequentes (por vezes com presença de sangue) e ulceração da mucosa.

  • Por vezes, este conceito é escrito de forma errada, usando-se construções como desinteria, disentria, desentria, entre outras “confusões”.

Despretensiosamente

Este advérbio significa com simplicidade, sem pretensão, e é sinónimo de singelamente.

  • Entre os erros mais comuns com esta palavra estão: dispretensiosamente, despretenciosamente, dispretenciosamente.

Definição

Termo que vem do latim definitiöne, indicação das caraterísticas especificas de algo ou alguém, explicação do significado de algo; ato ou efeito de definir. Pode significar também precisão na reprodução de um som ou nitidez de contornos de imagem.

  • Muitas são as vezes em que esta palavra é dita ou escrita da seguinte forma: “difinição”.

Deterioração

Palavra que vem do latim deteorioratïone, ato ou efeito de deteriorar ou deteriorar-se. Termo que significa estrago, ruína, dano, agravamento ou degeneração.

  • Entre os erros mais comuns para esta palavra estão: diterioração, deteorização, detriorização, diteoração, entre outras formas erradas.

Leia também: Erros de português frequentes e graves que muitos cometem


Descriminalização

Ato de excluir o caráter criminal de um facto (antes considerado crime).

  • Palavra que aparece escrita erradamente das seguintes formas: discriminalização, discrimenalização, discriminalisação.

Desmistificar

Desfazer o carácter misterioso ou místico de algo. Desmascarar, denunciar. Tirar do engano ou desenganar são conceitos próximos de desmistificar. Informar (acerca de um assunto em particular) como forma de eliminar ideias erradas, tidas anteriormente como certas.

  • Dismistificar é um erro comum. Existe também quem faça confusão com desmitificar (desfazer um mito, retirar o caráter mítico ou sagrado).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.