As fritadeiras a ar têm tido grande sucesso entre o público. Mas será que se apresentam como a opção mais saudável? Nós explicamos. As Air Fryer são fritadeiras a ar. Portanto, apresentam-se uma solução para quem adora fritos, mas quer evitar esses alimentos mais gordurosos. Estas máquinas surgiram e rapidamente ficaram na moda.
As fritadeiras Air Fryer são equipamentos que fazem circular o ar e a gordura dos alimentos que ficam sobreaquecidos e cozinham. Estas máquinas recorrem a uma quantidade muito inferior de óleo, quando comparadas às fritadeiras tradicionais. Por isso, normalmente, os aparelhos Air Fryer são muito frequentemente associados a uma alimentação mais equilibrada, sendo vistos como um meio de confeção mais saudável. As máquinas Air Fryer têm tido grande sucesso entre o público. Quais são as vantagens e desvantagens deste aparelho?
Vantagens das Fritadeiras a ar ou Air Fryer
- Em comparação com o processo de fritura convencional, o teor de gordura é francamente inferior e, por consequência, o valor energético também.
- O recurso a este equipamento pode ser particularmente interessante para pessoas que fazem restrição energética para perderem peso.
- Uma fritadeira a óleo recorre a um banho de óleo a alta temperatura para fritar os alimentos, enquanto nos modelos Air Fryer basta colocar uma colher de óleo num recipiente. Desta forma, as fritadeiras a ar apresentam a vantagem de recorrer a muito menos óleo do que as tradicionais.
- As máquinas Air fryers permitem poupar tempo, óleo, calorias.
- As Air Fryers são modelos mais práticos de usar.
- A versatilidade destas máquinas permite até que se possam lavar e arrumar com facilidade.
Desvantagens das Fritadeiras a ar ou Air Fryer
– Também existem desvantagens, ao cozinhar com uma fritadeira a ar. Há o risco de formação de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e aminas heterocíclicas.
– Um modelo Air Fryer também não impede o risco de formação de acrilamida, substância que se encontra associada a um risco mais elevado de cancro. Estas substâncias também têm efeito deletério, por exemplo, a nível da fertilidade.
Comparação
Ambas as opções são válidas. Cozinhar com as fritadeiras tradicionais ou com as Air Fryers implica sempre riscos. Ambas têm vantagens e desvantagens, pelo que há que avaliar as condições de saúde individuais.
Mais importante que o modelo usado, é importante que se recorra a ele com uma frequência reduzida. É também importante perceber que há alimentos mais saudáveis e outros que são menos e que o seu consumo deve ser reduzido. O modo como o alimento é confecionado também é relevante. Perceber se o equipamento é usado ou não de forma correta.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor é uma autoridade na área. Esta associação assegura que as fritadeiras tradicionais são uma melhor opção, porque “as fritadeiras a ar fritam a temperaturas elevadas, contribuindo para uma maior formação de acrilamida, face às fritadeiras convencionais”. No entanto, também surgiram estudos recentes que defendem que as Air Fryer são o método que consegue reduzir a formação de acrilamida nos alimentos e não o contrário. Provavelmente, é necessário mais tempo e mais estudos para se ter a certeza sobre esta matéria.
Saiba mais:
- Air fryer ou fritadeira tradicional, qual a mais saudável?
- 9 erros na cozinha que até os mais experientes cometem
- 12 vantagens da Air Fryer nos fritos
Quais são os cuidados que se deve ter quando se frita os alimentos?
Existem alguns conselhos que se deve seguir para se conseguir minimizar a formação de acrilamida. Eis alguns deles:
– Devemos selecionar alimentos com baixo teor de açúcares redutores;
– Se usar batatas, elas devem ser conservadas a temperaturas superiores a 6ºC.
– É importante ter em conta que quanto mais reduzida for a temperatura de armazenamento, mais açúcares se formam no alimento;
– Deve guardar as batatas num espaço escuro, para evitar que germinem (“que grelem”);
– Deve retirar bem a casca da batata. Algumas batatas apresentam mais açúcares redutores junto à casca;
– Antes de levar as batatas a fritar, deve primeiro passar as batatas por água quente. Depois, deve secá-las bem, de forma a remover os açúcares;
– Deve evitar as temperaturas acima dos 175ºC.
– Se as batatas forem cozinhadas no forno, não se deve exceder os 220ºC.
– As batatas só devem ser fritas até adquirirem um tom dourado. Quando ficam num tom acastanhado, deixam de ser saudáveis e passam a ser prejudiciais.
– Devemos ler sempre as instruções do fabricante para perceber qual é a melhor forma de uso do modelo.
– Recorra sempre a quantidades mínimas de óleo ou, preferencialmente, de azeite.
– É também importante variar no método de confeção.
– Deve reduzir a ingestão de fritos e de doces (recomenda-se uma vez por semana).